Pedro Sampaio e o retorno de Silvetty Montilla como apresentadora oficial estão entre as atrações da Parada LGBT+ 2025

Junho 20, 2025

Os trios da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), começam a ser anunciados. A celebração acontece no dia 22 de junho, domingo, a partir das 10h, na Avenida Paulista, e expressa o compromisso com o debate urgente sobre a realidade das pessoas LGBT+ idosas no Brasil por meio do tema Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro. Entre os destaques, está o trio da Sephora, que contará com apresentação do cantor Pedro Sampaio e convidados.

Com o tema de 2025, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo convida toda a comunidade a refletir, honrar e cuidar das gerações que vieram antes, pois o futuro é construído sobre os alicerces da memória e da resistência. Além da Parada a ong realizará outros eventos na semana que precede a Parada, como o 6º Encontro Brasileiro de Organizações de Parada (16 a 18/06), a 24ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ (19/06) e a 5ª Corrida do Orgulho LGBT+ (21/06), além de outros eventos com instituições parceiras para dar visibilidade ao tema deste ano, como a transmissão ao vivo da ParadaSP pelo YouTube em parceria com a DiaTV no dia 22/06.

"Envelhecer é uma conquista, mas, para muitas pessoas LGBT+, ainda é um desafio marcado pelo abandono, pelo silenciamento e pela ausência de políticas públicas", comenta Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP. "Esse ano a Parada será um ato de referência a quem veio antes de nós. Se a juventude hoje consegue usufruir de direitos ganhos, foi por conta das pessoas que lutaram antes de chegarmos", complementa o presidente.

Cláudia Garcia, vice-presidenta da ParadaSP, começou seu trabalho de militância LGBT+ em 1980 e dá um recado às novas gerações: "É um orgulho para mim ver a juventude LGBT+ se expressando hoje em dia, algo que não pudemos fazer no passado. Prestem atenção na história e no que a gente passou. Não se sintam vitoriosos, porque a guerra nunca acaba e só venceremos quando houver leis no nosso país que criminalizem a LGBTfobia".

Sobre medidas de inclusão e acessibilidade, a ParadaSP reforça que contará com intérpretes de Libras em suas principais atividades, além da promoção de acessibilidade comunicacional e de espaços acessíveis, com rampas e pistas adaptadas. Haverá também áreas reservadas para pessoas com deficiência, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que todos possam desfrutar da Parada com o maior conforto possível. Além disso, pontos de acolhimento oferecerão áreas de descanso e banheiros adaptados, com voluntários disponíveis para dar suporte.

Materiais impressos acessíveis e com linguagem acessível também são formulados, considerando a globalidade de deficiências, sejam elas motoras, visuais, auditivas, intelectuais ou sensoriais. As atividades e os treinamentos contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Na área da sustentabilidade, a Parada dará um salto em relação à última edição, quando 17% dos resíduos descartados foram encaminhados para centros de reciclagem. Neste ano, a meta é reciclar 300 toneladas de lixo, atingindo 50% do total de resíduos gerados. A ParadaSP também convida o público a refletir sobre melhores práticas de descarte e promoverá campanhas educativas com orientações sobre a separação correta do lixo, entre outras ações cotidianas que fazem a diferença para o planeta.

Entre as novidades deste ano incluem galhardetes em postes na Avenida Paulista, bem maiores e mais visíveis do que nas edições anteriores, enfeitando a avenida e contando histórias de resistência, memória e futuro. Haverá também um bandeirão pelo fim da escala 6x1, além de um Trio para as Famílias LGBT+, Trio de Abertura dedicado a pessoas LGBT+ com mais de 60 anos e Trios específicos para a visibilidade Lésbica, Gay, Transsexual e Bissexual e outras expressões de sexualidade e gênero.

Outra campanha em curso é o Levante Seu Leque, um convite para que o público desfile seus leques na Avenida Paulista. Neste ano, será retomada a parceria com a DiaTV, que transmitirá a ParadaSP ao vivo, pelo Youtube, para que todas pessoas interessadas possam acompanhá-la.

Assim como em 2024, a Parada deste ano terá um trajeto diferente: devido às obras no final da Avenida Paulista, na virada para a Rua da Consolação, os trios percorrerão o lado ímpar da avenida, e o público será orientado a seguir o evento pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra.

Confira a ordem dos trios:

TRIO 01 – Abertura: Memória e Resistência
Pessoas com mais de 50 anos. Apresentadoras oficiais: Silvetty Montilla e Helena Black.
TRIO 02 – Trio Famílias LGBT+
TRIO 03 – Trio Prefeitura I
TRIO 04 – Trio Prefeitura II
TRIO 05 – Trio Prefeitura III
TRIO 06 – Trio ONGs HIV/AIDS
TRIO 07 – Trio Pessoas Aliadas
TRIO 08 – Trio Patrocinador: Sephora
Pedro Sampaio e convidados
TRIO 09 – Trio Gay
TRIO 10 – Trio Patrocinadores e Apoios
TRIO 11 – Trio Bi+
TRIO 12 – Trio Patrocinadores e Apoios
TRIO 13 – Trio Lésbicas
TRIO 14 – Trio Patrocinador: L'Oréal Groupe
TRIO 15 – Trio Travesti/Trans
TRIO 16 – Trio Patrocinador: Amstel
TRIO 17 – Trio Encerramento

Sobre a ParadaSP

A ParadaSP, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1999. Detém a marca Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece desde 1997 na Avenida Paulista. Parte desses participantes fundou a ParadaSP, que, desde então, cresceu com a ajuda de voluntários. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tornou-se a maior do mundo, amplificando as vozes da comunidade LGBT+ e possibilitando que a ParadaSP realizasse outros eventos militantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Pevi 56

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php