Passeio Ecológico junto às Abelhas Sem Ferrão em São Paulo

Maio 29, 2019

Meliponini é uma tribo de abelhas da família Apidae, mesmo grupo que inclui também as abelhas melíferas mais conhecidas do gênero Apis, as abelhas das orquídeas da tribo Euglossini, as abelhas carpinteiras da sub-família Xylocopinae e as mamangabas da tribo Bombini. As meliponinis são conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão, o que não é uma denominação totalmente adequada uma vez que elas na verdade possuem ferrão, embora ele seja atrofiado e não possa ser utilizado como arma defensiva. As estimativas dão conta de que existam entre 500 e 800 espécies nesta tribo espalhadas pelas zonas tropicais e sub-tropicais do planeta.

As abelhas nativas ou abelhas sem ferrão (ASF) já viviam no Brasil muito antes das espécies estrangeiras aportarem por aqui. Também conhecida como “melíponas”, elas povoam diversos biomas do território brasileiro com mais de 300 espécies, se alimentam do pólen que tiram das flores e formam seus ninhos em buracos ocos de troncos das árvores. Através da sua criação, é possível produzir vários tipos de mel e ainda contribuir para a conservação das diferentes espécies. A atividade auxilia no equilíbrio biológico dos biomas e na preservação de espécies vegetais.

Além disso, as ASF são muito dependentes da preservação da mata em que estão, e uma colônia pode até morrer se for retirada da árvore em que está instalada. Por isso, a vida de nossas abelhas está ameaçada pelo desmatamento. Uma das alternativas para a conservação das espécies nativas está na meliponicultura, que garante a criação racional de abelhas sem ferrão. Estados como o Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre outros do Nordeste brasileiro, possuem polos bem sucedidos de meliponicultura. Entre as espécies locais exploradas, encontramos a tiúba, a jandaíra e a uruçu. A jataí, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari também são comuns.

O passeio ecológico promove trilhas em mata nativa, e conta com identificação de ninhos naturais, atividades e palestras sobre conservação e meliponicultura, visita ao meliponário do parque e muito mais. Não Perca! Acontece todo primeiro domingo do mês, das 9h às 12h, no coração da Cidade de São Paulo, no Parque CienTec.

SERVIÇO:

Passeio Ecológico junto às Abelhas Sem Ferrão em São Paulo

Quando: Todo primeiro domingo do mês

Horário:Das 9h às 12h

Local:Parque CienTec

Fontes: Wikipedia e Ecoa.