20a Semana Gandhi, em defesa da cultura de Paz e Não Violência, traz ao Brasil o líder indiano Shri Ravindra Varma
Eventos, com entrada franca, acontecem de 2 a 6 de outubro no MAM e na Palas Athena

Para lembrar os ideais de paz e não violência de Mahatma Gandhi (1869 - 1948), a Associação Palas Athena, centro de estudos filosóficos; o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Consulado Geral da Índia, realizam a 20ª Semana Gandhi, de 02 (data de nascimento do pacifista) a 06 de outubro. O principal convidado para as comemorações é o indiano Shri Ravindra Varma, presidente da Gandhi Peace Foundation, de Nova Delhi, que atuou ao lado de Gandhi no confronto não violento que levou seu país à independência do Reino Unido, em 1947. Ravindra Varma vai falar sobre "A Vigência do Pensamento de Gandhi no Mundo".

A Semana Gandhi é realizada ininterruptamente desde de 1981 pela Associação Palas Athena. Neste ano, o evento vai reunir palestras – entre elas com o médico Drauzio Varella - oficinas, painéis e um grande encontro unindo paz e voluntariado: "A paz pede parceiros". As atividades, todas com entrada franca, acontecem no auditório Lina Bo Bardi do MAM e na Associação Palas Athena.

PROGRAMAÇÃO

Dia 02, terça-feira, 19h30, auditório Lina Bo Bardi do MAM. 200 lugaresMúsica: Apresentação da cantora Meeta Ravindra - A cantora indiana irá apresentar a canção predileta de Gandhi, Raghupati Raghav Rajaram Patit Pavan Sitaram, entoada por ele diariamente a cada pôr do sol. Acompanham a cantora os músicos Sagar Karahe e Rosani de Castro.Palestra: "A Vigência do Pensamento de Gandhi no Mundo" - Para falar sobre "A Vigência do Pensamento de Gandhi no Mundo", foi convidado o presidente da Gandhi Peace Foundation, Shri Ravindra Varma. A fundação tem sede em Nova Delhi, na Índia. A abertura da palestra será feita pelo cônsul geral da Índia, Deefak Bhojwani. 

Dia 03, quarta-feira, às 19h30, auditório Lina Bo Bardi do MAM. 200 lugaresFórum: "Trauma, um desafio para a Sociedade" - O fórum ficará a cargo de Drauzio Varella, médico e autor da obra Estação Carandiru, e de Dario Birolini, diretor do Comitê de Trauma do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 

Dia 04, quinta-feira, às 19h30, auditório Lina Bo Bardi do MAM. 200 lugaresDança: Em apresentação solo, a bailarina Silvana Duarte irá mostrar ao público uma coreografia da dança clássica indiana.Palestra: "Em que consiste uma cultura de Paz" - Nesta palestra, o representante da UNESCO no Brasil, Jorge Werthein, falará sobre os conceitos de uma cultura voltada para a paz.

Dia 05, sexta-feira, às 19h30, auditório Lina Bo Bardi do MAM. 200 lugaresPalestra "Gandhi, desenvolvimento e segurança" - Os palestrantes serão Guilherme Assis de Almeida, professor de Direito e Filosofia do Direito, e Fátima Aparecida Santos de Souza, 2º prêmio do primeiro Concurso Gandhi e a Não-Violência.

 Dia 06, sábado, às 18h, no auditório da Associação Palas Athena. 100 lugaresPainel "Atualidade de Gandhi" - O painel será coordenado por Maluh Barciotte, bióloga e educadora; Cyntia Malaguti, arquiteta e educadora, e Laura Gorresio Roizman, bióloga e educadora.

 Dia 06, sábado, das 9h às 18h, no Centro Educacional e Esportivo do TatuapéEvento de encerramento: "A paz pede parceiros" - No último dia da 20a Semana Gandhi, a Associação Palas Athena promove o evento "A paz pede parceiros", que vai acontecer durante todo o dia no Centro Educacional e Esportivo do Tatuapé, com o objetivo de unir a comunidade para ações coletivas em torno da paz. O evento será aberto ao público de todas idades e com entrada franca. Serão 17 atividades entre música, dança, artes corporais, jogos cooperativos, reciclagem de lixo, passeio e debates, distribuídas em nove espaços do parque e tendo como princípios a cooperação, partilha e simplicidade voluntária.

PERFIL MAHATMA GANDHI

Mohandas Karamchand Gandhi, líder do movimento nacionalista indiano e conhecido como Mahatma (grande alma) foi um dos nomes mais importantes deste século. Seus métodos e filosofias do confronto não violento ou desobediência civil não apenas levaram seu país à independência do Reino Unido, em 1947, como também influenciaram movimentos políticos de todo o mundo nas décadas seguintes.

Gandhi nasceu em Porbandar, Índia, em 2 de outubro de 1869. Estudou Direito em Londres e depois de formado trabalhou em Bombaim e na África do Sul. Retornou à Índia em 1915, quando se envolveu com organizações trabalhistas. A partir do massacre de Amritsar (1919), Gandhi decidiu-se pelo protesto político direto. Foi a figura dominante no Congresso Nacional Indiano, no qual lançou uma política de não-cooperação com os britânicos em 1920-22. Continuou sua técnica de desobediência civil, organizando marchas de protesto e fazendo greves de fome. Foi assassinado em Nova Delhi, no dia 30 de janeiro de 1948, por um fanático hindu. Seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas no Rio Ganges.

20º SEMANA GANDHI - De 2 a 6 de outubro de 2001

Realização: Associação Palas Athena, Museu de Arte Moderna e Consulado Geral da Índia

Associação Palas Athena, rua Leôncio de Carvalho, 99 – Paraíso, São Paulo – SP

(0xx11) 3266-6188 / site: 

MAM: auditório Lina Bo Bardi, Parque do Ibirapuera s/n, Portão 3 / 5549.9688, R. 3

"A paz pede parceiros": Centro Educacional e Esportivo do Tatuapé

Rua Apucarana, 230 ou Rua Monte Serrat, 230

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta reportagem

Publicado no Sampa Online ( www.sampaonline.com.br ), o portal da Zona Sul de São Paulo