Palácio dos Bandeirantes abre jardim para visitação no dia 22
Setembro 20, 2007

Marcando o início da Primavera, excepcionalmente no sábado, 22/09, o Palácio dos Bandeirantes abre seus portões para que a população possa conhecer o grande jardim que cerca a sede do governo paulista.

Inaugurado oficialmente em 1970, o Bandeirantes está plantado numa área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno e contém mais de 2 mil espécies, como o pau-brasil, a árvore símbolo do Brasil, e o ipê amarelo, a flor símbolo do Brasil. Há também espécies exóticas, como cerejeiras e cedro-do-líbano.

Além da diversidade de plantas, já foram identificadas aproximadamente 40 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat. Entre elas, pica-paus, amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil.

Exposições

Além da oportunidade de observar o jardim, o visitante poderá conferir a exposição “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”, que oferece aos visitantes um vibrante painel da São Paulo das primeiras décadas do século XX. Fazem parte da mostra, documentos e obras de artistas como Rebolo, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Ernesto De Fiori, Portinari, Paulo Rossi Osir, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Antonio Gonçalves Gomide, Clóvis Graciano, Aldo Bonadei e outros.

No Salão Barroco, instalado no primeiro andar, o visitante poderá ver um oratório baiano com pinturas da Paixão de Cristo, do século XVIII; a imagem de N. S. da Conceição Aparecida, atribuída ao Frei Agostinho de Jesus, do século XVII; a tela “Flagelação de Cristo”, de Mestre Athayde; anjos tocheiros do século XVIII; e Nossa Senhora do Trono, do século XV. As visitas aos jardins e às galerias com obras de arte são acompanhadas por monitores e podem ser marcadas por telefone.

Serviço
Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2
Telefone para agendamento: 2193.8282 / 8212
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Grátis

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo