"Oxente fest" chega a São Paulo neste fim de semana

Agosto 07, 2019

No próximo fim de semana, 10 e 11 de agosto, São Paulo recebe a “Oxente Fest” um evento que busca valorizar o nordestino através da arte, da música e da gastronomia. Uma homenagem ao Dia do Nordestino, comemorado em 2 de agosto.

A festa acontece no Parque da Água Branca, das 9h às 19h e traz apresentações de músicas e danças típicas, literatura de cordel, artesanato da região e comidas típicas, um verdadeiro intercâmbio cultural.

Grandes nomes da música e da cultura nordestina se apresentarão no palco, entre eles: Wesley dos teclados, Buzão do Forró, Beto, Rei da Luxúria, Zezinho Barros, Gonzaguinha filho do Baião e caravana do Nerivan Silva.

Uma área infantil também será montada com várias atrações para a garotada. São brinquedos infláveis, cama elástica, tiro ao alvo e muito mais, um programa para toda a família.

O evento é organizado pelo COPANE, Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo em parceria com a ANESP, Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo e o Governo do Estado.

Sobre o Dia do Nordestino

O Dia do Nordestino foi criado pela lei 8.441, de 23 de Novembro de 1993, e é comemorado no dia 2 de agosto em homenagem a Luiz Gonzaga, considerado o “Rei do Baião”. Autor de mais de 500 músicas, o musico, sanfoneiro, cantor e compositor pernambucano gravou 56 discos e foi o responsável pela popularização de ritmos nordestinos em músicas consagradas, como Asa Branca, de 1947, uma parceria com Humberto Teixeira.

O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número de nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, em 2015, existem 5.6 milhões de migrantes, perfazendo um total de 12,66% da população do estado.

SERVIÇO

Oxente Fest

Dias: 10 e 11 de agosto, sábado e domingo

Horário: das 9h às 19h

Local: Parque da Água Branca (av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca)

Entrada Franca