Agosto 12, 2020
Enquanto a Temporada 2020 não é retomada com plateias na Sala São Paulo, a Osesp volta aos palcos para levar sua música a todo o público, com uma programação especial, feita com muito afeto pelos músicos e toda a equipe da Fundação Osesp.
Todas as sextas-feiras do mês de agosto, às 19h, e, eventualmente, aos sábados, às 16h30, uma série de concertos será transmitida ao vivo e online diretamente da Sala São Paulo, sem público na plateia, com parte da programação da Temporada 2020.

A primeira apresentação acontece no dia 14/08, sob regência de Cláudio Cruz, com um programa que tem como destaque a Sinfonia nº 4, de Beethoven, em celebração aos 250 anos de nascimento do compositor alemão, tema da Temporada 2020 da Osesp. O repertório inclui ainda a Sinfonia nº 8 – Inacabada, de Schubert.
Na semana seguinte, serão dois programas sob a regência de Emmanuele Baldini, trazendo os Concertos para Piano nº 3 e nº 4, de Beethoven, tendo como solista o pianista Eduardo Monteiro. No dia 21/08 (sexta), às 19h, o repertório inclui a Sinfonia nº 74, de Haydn; e no dia 22/08 (sábado), às 16h30, a Sinfonia nº 83 - A Galinha, de Haydn.
E no dia 28/08, o destaque é a estreia mundial da mini-ópera Cartas Portuguesas, de João Guilherme Ripper, baseada nas cartas de amor de Mariana Alcoforado, freira do convento de Beja, com Camila Titinger (soprano), direção cênica de Jorge Takla e regência de Roberto Tibiriçá. A composição inédita dá continuidade à parceria da Osesp com a Fundação Gulbenkian de Lisboa. Completa o programa a Sinfonia nº 36 – Linz, de Mozart.
Todos os concertos serão transmitidos gratuitamente pelas mídias sociais da Osesp:
YouTube (youtube.com/videososesp)
Facebook (facebook.com/osesp/)
Instagram (instagram.com/osesp_/)
A gravação ficará disponível nos canais digitais da Osesp, assim como os demais concertos dessa série.
A Osesp iniciou nos dias 01, 07 e 08/08, uma série de transmissões ao vivo, com a Orquestra reduzida, diretamente da Sala São Paulo, ainda sem público na plateia. Somados, esses três concertos já foram vistos mais de 50 mil vezes até o momento.
Para garantir a segurança e a preservação da saúde de todos os músicos e demais funcionários envolvidos nas transmissões, a Fundação Osesp estruturou um cuidadoso Protocolo de Segurança Sanitária, respeitando as normas de higiene e distanciamento necessários à contenção da propagação da Covid-19. O protocolo conta com a consultoria e o processo de certificação Safeguard do Bureau Veritas, empresa que é referência mundial, com mais de 190 anos de atividades e reconhecidos serviços de avaliação de conformidade e certificação utilizados por grandes organizações nacionais e internacionais.
A Osesp aguarda o momento adequado de reencontrar o público em sua casa, a Sala São Paulo, de acordo com a decisão da Prefeitura do Município de São Paulo de abertura das salas de espetáculos somente na fase verde do Plano São Paulo e com os parâmetros anteriores estabelecidos pelo Governo do Estado. Enquanto isso não acontece, essa série de transmissões busca levar um pouco da arte e da esperança compartilhadas durante esses encontros.
Assista vídeo com os bastidores da preparação dos concertos online aqui
SALA SÃO PAULO DIGITAL
A Sala São Paulo Digital tem oferecido uma diversificada programação online veiculada pelos canais de mídias sociais da Fundação Osesp, desde a suspensão das atividades presenciais, em 14 de março, por conta da pandemia. São gravações de concertos de temporadas passadas, apresentações dos músicos da Orquestra e do Coro em suas próprias casas, além de uma série de lives, em que músicos e convidados falam ao vivo sobre diversos temas ligados à música.
Programação
14/08 (sexta), às 19h
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
CLÁUDIO CRUZ regente
SCHUBERT Sinfonia nº 8 em si menor, D 759 – Inacabada
BEETHOVEN Sinfonia nº 4 em Si bemol maior, Op.60
21/08 (sexta), às 19h
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
EMMANUELE BALDINI regente e direção musical
EDUARDO MONTEIRO piano
HAYDN Sinfonia nº 74 em Mi bemol maior
BEETHOVEN Concerto nº 3 para Piano em dó menor, Op.37
22/08 (sábado), às 16h30
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
EMMANUELE BALDINI regente e direção musical
EDUARDO MONTEIRO piano
HAYDN Sinfonia nº 83 em sol menor - A Galinha
BEETHOVEN Concerto nº 4 para Piano em Sol maior, Op.58
28/08 (sexta), às 19h
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
ROBERTO TIBIRIÇÁ regente
CAMILA TITINGER soprano
JORGE TAKLA direção cênica
Raquel Paulin soprano
Luiza Willert soprano
Érika Muniz soprano
RIPPER Cartas Portuguesas [co-encomenda SP-LX Nova Música, estreia mundial]
MOZART Sinfonia nº 36 em Dó maior, KV 425 – Linz
Saiba mais sobre a obra de Beethoven na Revista Osesp, Edição 2020:
http://www.salasaopaulo.art.br/upload/documentos/RevistaOsesp/2020_revista-osesp.pdf
A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Fundação Osesp.
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php