Orquestra Jovem do Estado prepara programação especial dedicada a Beethoven

Agosto 21, 2020

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, preparou uma programação especial dedicada aos 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Foram produzidos vídeos especiais para a série #PartiuBeethoven realizados pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo, que estão sendo veiculados, durante o mês de agosto, pelas redes sociais da EMESP Tom Jobim (Instagram, Facebook e YouTube). O público vai saber mais sobre a biografia e a obra do compositor, além de curiosidades que cercam a vida desse ícone da música erudita mundial. Confira aqui alguns vídeos que já foram veiculados.

E no dia 30 de agosto, domingo, às 16h, acontece a estreia do concerto da Orquestra Jovem do Estado em homenagem ao compositor. Para a ocasião, foi escolhida uma das obras de maior impacto de Beethoven: a Sinfonia nº 5. A peça começou a ser escrita em 1804, época em que o compositor já apresentava problemas de perda da audição. A estreia foi em 22 de dezembro de 1808, no Theater an der Wien, em Viena, sob a regência do próprio Beethoven. A Sinfonia nº 5 acabou se tornando uma das composições mais populares e difundidas em todo repertório da música ocidental.

Além da interpretação dos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, o concerto terá breves introduções explicativas, com detalhes sobre a composição, com o intuito de promover uma escuta diferente da música, aproximando o público das grandes obras do repertório sinfônico.

Antes da estreia do concerto, às 15h30, Irineu Franco Perpetuo, o maestro Cláudio Cruz e alguns bolsistas da Orquestra Jovem do Estado participam de uma live pelo Youtube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp).


Crédito: Heloisa Bortz

Serviço
Orquestra Jovem do Estado
Diretor musical e regente titular: Cláudio Cruz
Ludwig Van Beethoven (1770-1827)
Sinfonia n.5 em dó menor, Op.67
I. Allegro con brio
II. Andante con moto
III. Allegro (attacca)
IV. Allegro
Data: 30 de agosto (domingo)
Horário: às 16h
YouTube EMESP Tom Jobim https://www.youtube.com/user/TJEMESP