Ópera Através dos Tempos começa no dia 15 de março

Março 15, 2021

Em mais de 400 anos de história, o universo da ópera conta com uma série de peças marcantes, reconhecidas até mesmo para o público não familiarizado com a música erudita. Em seis encontros virtuais semanais, sempre às segundas-feiras, às 20h, o projeto "Ópera Através dos Tempos" pretende apresentar alguns desses trechos mais apreciados, com comentários sobre os principais estilos de cada época, seus compositores, o contexto e enredo das principais óperas ao longo dos anos.

As transmissões, que vão ocorrer ao vivo pelo canal Direção Cultura, reúnem nove cantores experientes, que se revezarão ao longo dos seis encontros, com acompanhamento de redução de orquestra para piano. Fazendo um percurso histórico, o projeto vai passar pelos estilos barroco, clássico e romântico - do belcanto ao verismo - até o contemporâneo. O primeiro evento, no dia 15 de março, é dedicado ao período Barroco, situado entre os séculos XVII e XVIII, com destaque para Händel (1685 - 1759), compositor nascido na Alemanha, que passou pela Itália antes de se naturalizar cidadão britânico.

Acompanhando os músicos convidados, Chiquinho Costa é pianista com doutorado na área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e anos de prática em acompanhar cantores líricos em apresentações, ensaios e concursos de canto. Ele fará os comentários entre as apresentações junto com Pepes do Valle, que divide com ele a coordenação artística do projeto "Ópera Através dos Tempos" e é um destacado baixo-barítono do cenário lírico nacional, e Antoine Kolokathis, idealizador e produtor da iniciativa. Fundador da Direção Cultura Produções e especializado em ações de formação de público, através de projetos como Teatro nas Escolas, Oficinas de Animação, Clássicos em Cena e Oficinas Culturais, Antoine também é tenor, e será um dos cantores do programa dedicado a Verdi e Puccini, no dia 05 de abril.

Serviço:
Projeto "Ópera Através do Tempo"
De 15 de março a 20 de abril, sempre às segundas-feiras, às 20h
Em março: 15/03 (Programa Barroco), 22/03 (Programa Mozart) e 29/03 (Programa Bel Canto)
Em abril: 05/04 (Programa Verdi/Puccini), 12/04 (Programa Ópera Francesa e Alemã) e 20/04 (Programa Ópera nos séculos XX e XXI).
Transmissão: Youtube Direção Cultura e Facebook Direção Cultura
Mais informações: www.direcaocultura.com.br