Março 15, 2021
Em mais de 400 anos de história, o universo da ópera conta com uma série de peças marcantes, reconhecidas até mesmo para o público não familiarizado com a música erudita. Em seis encontros virtuais semanais, sempre às segundas-feiras, às 20h, o projeto "Ópera Através dos Tempos" pretende apresentar alguns desses trechos mais apreciados, com comentários sobre os principais estilos de cada época, seus compositores, o contexto e enredo das principais óperas ao longo dos anos.
As transmissões, que vão ocorrer ao vivo pelo canal Direção Cultura, reúnem nove cantores experientes, que se revezarão ao longo dos seis encontros, com acompanhamento de redução de orquestra para piano. Fazendo um percurso histórico, o projeto vai passar pelos estilos barroco, clássico e romântico - do belcanto ao verismo - até o contemporâneo. O primeiro evento, no dia 15 de março, é dedicado ao período Barroco, situado entre os séculos XVII e XVIII, com destaque para Händel (1685 - 1759), compositor nascido na Alemanha, que passou pela Itália antes de se naturalizar cidadão britânico.
Acompanhando os músicos convidados, Chiquinho Costa é pianista com doutorado na área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e anos de prática em acompanhar cantores líricos em apresentações, ensaios e concursos de canto. Ele fará os comentários entre as apresentações junto com Pepes do Valle, que divide com ele a coordenação artística do projeto "Ópera Através dos Tempos" e é um destacado baixo-barítono do cenário lírico nacional, e Antoine Kolokathis, idealizador e produtor da iniciativa. Fundador da Direção Cultura Produções e especializado em ações de formação de público, através de projetos como Teatro nas Escolas, Oficinas de Animação, Clássicos em Cena e Oficinas Culturais, Antoine também é tenor, e será um dos cantores do programa dedicado a Verdi e Puccini, no dia 05 de abril.

Serviço:
Projeto "Ópera Através do Tempo"
De 15 de março a 20 de abril, sempre às segundas-feiras, às 20h
Em março: 15/03 (Programa Barroco), 22/03 (Programa Mozart) e 29/03 (Programa Bel Canto)
Em abril: 05/04 (Programa Verdi/Puccini), 12/04 (Programa Ópera Francesa e Alemã) e 20/04 (Programa Ópera nos séculos XX e XXI).
Transmissão: Youtube Direção Cultura e Facebook Direção Cultura
Mais informações: www.direcaocultura.com.br
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php