Olhares Poéticos em Libras ganha versão digital no site do Itaú Cultural

Agosto 19, 2020

No dia 25 de agosto, terça-feira, vai ao ar, no site e no IGTV do Itaú Cultural, a primeira edição online do Olhares Poéticos em Libras. Este projeto, realizado presencialmente antes da emergência das medidas de suspensão social, pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da organização, sempre no terceiro sábado de cada mês, busca dar visibilidade para a cultura surda e sensibilizar o público, ouvinte e não ouvinte, em relação à Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras.

Quem conduz essa experiência é o educador Edinho Santos. Além de ser um dos idealizadores do projeto e surdo, ele é pedagogo, ativista, ator, poeta e participou do Slam SP (Campeonato Estadual de Poesia Falada), se classificando entre os cinco melhores e conquistando uma vaga para o Slam BR, em 2017. No formato presencial, ele apresentava três poesias para o público, interpretadas não apenas em Libras, como também utilizando o corpo em toda a sua expressividade, abrindo os horizontes de quem assistia ao unir sua performance artística à Língua Brasileira de Sinais. Elas contavam com interpretação para o português, exceto por uma que sempre ficava sem a tradução simultânea para provocar quem assistia.

O novo formato conta com vídeos de cerca de dois minutos, que irão ao ar mensalmente. Neles, Edinho performa uma poesia ao lado da também educadora do Itaú Cultural, Victória Oliveira, que traduz os poemas para o português e interage com ele, criando uma performance, em que estão presentes os corpos, os sinais, a expressividade e, por último, o som, de forma a criar camadas de percepção nos espectadores. Os vídeos também contam com legendas.

IC Virtual

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os educadores

Edinho Santos é pedagogo, ativista, ator e poeta. Em 2017 participou do Slam SP (Campeonato Estadual de Poesia Falada) se classificando entre os cinco melhores de São Paulo e conquistando uma vaga para o Slam BR. Como ator, participou do filme O Matador, da Netflix. Participa da organização dos eventos de cultura surda Vibração e Bloco Vibramão. É ativista negro surdo, um dos organizadores do Congresso Nacional Social de Inclusão de Negros Surdos. Atualmente, é educador do Itaú Cultural, onde compôs a idealização do Setembro Azul, e do Olhares Poéticos em Libras. Foi consultor do curso de extensão Culturas Surdas na Contemporaneidade, da organização. Como educador, integrou a equipe do Museu do Futebol e Museu Afro Brasil (MAM).

Victória Oliveira é musicista, poeta, compositora e articuladora cultural. Participa da organização da batalha de poesia chamada Slam da Norte. É autora de dois fanzines e idealizadora do projeto Olhares entre Linhas, de fotopoemas. Atualmente, é educadora do Itaú Cultural e já integrou a equipe do SESC SP nessa mesma função.

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural