Oficinas Culturais incentivam diversas práticas artísticas em setembro

Setembro 08, 2020

A escrita cênica, dança e autocuidado, desenvolvimento de documentário, etapas de formação de arranjadores musicais e a produção afro-brasileira de retratos em diferentes suportes dão um panorama da diversidade presente na agenda das Oficinas Culturais. O programa é da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, e todas as atividades são gratuitas. A seguir, os destaques da programação virtual de setembro.

Dramaturgia

A Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza a oficina de dramaturgia comunitária entre os dias 7 e 18 de setembro, segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 13h. Com coordenação do arte educador, dramaturgo e diretor William Costa Lima, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, a breve formação dará suportes para a turma participante construir uma dramaturgia coletiva a partir de estudo e pesquisa da escrita cênica. A inscrição deve ser feita por aqui.

Já a Nave Gris Cia Cênica irá mediar Dramaturgias em danças contemporâneas negras – Gira de debate, por onde serão debatidas as particularidades dramatúrgicas das danças fundamentadas nas culturas negras e ameríndias. Por meio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, o encontro online será no dia 12 de setembro, sábado, a partir das 16h, e conta com a participação da diretora artística Carmem Luz, do bailarino Kleber Lourenço e da artista e pesquisadora Renata Lima. A inscrição está aberta pelo site.

Esta é uma ação (per)formativa da Nave Gris Cia Cênica e faz parte do projeto "Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão - circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira", contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Audiovisual

Além de atuar na cidade de São Paulo, antes do isolamento social o Programa Oficinas Culturais realizava as diversas formações culturais e artísticas pelo interior, região metropolitana e litoral do estado paulista. Com a adaptação das atividades para o meio virtual, essa iniciativa tem alcançado agentes culturais de todas as regiões do país.

A oficina Documentários domésticos, nos dias 14, 16 e 18 de setembro, segunda, quarta e sexta-feira, 14h às 16h, terá a coordenação de Lucas Gervilla, artista visual e especialista em comunicação e multimeios. A inscrição deve ser feita pelo link.

Essa oficina irá apresentar métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, independente do tipo de dispositivo de vídeo, celulares, webcam, câmeras semiprofissionais, DSLR's, entre outros. Técnicas de filmagem e produção sem sair de casa, por meio de equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiverem à mão. Princípios básicos da edição e montagem completam a formação. Ao aprender esses recursos, cada participante enviará um vídeo curto e os materiais que serão reunidos em mini-documentário orientado por Gervilla.

Arranjador musical

A oficina Profissão arranjador – um panorama histórico, cultural e técnico da importância deste profissional na produção musical será aplicada nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro, segundas e terças, a partir das 14h, com coordenação de Maurício Lima, arranjador musical. A inscrição fica aberta aqui.

Realizada em formato teórico/expositivo e empírico, a oficina propõe discutir as origens e características da formação do profissional arranjador, apontar e analisar particularidades culturais, técnicas e profissionais deste ofício no mercado cultural e artístico. No intuito de apoiar a formação crítica, serão estudados os perfis e trajetórias de arranjadores brasileiros e norte-americanos considerados referências na área.

Dança

Com a proposta de reservar encontros para perceber o próprio corpo como morada e apurar o autoconhecimento, a diretora artística e coreógrafa Claudia Palma apresentará a prática corporal Eutonia: Atravessamentos da pele – a dança e o autocuidado. Nos dias 21, 23 e 25 de setembro, segundas, quartas e sextas-feiras, entre 17h30 e 19h30, os inscritos poderão desenvolver e ampliar a percepção e consciência de si por meio do corpo.

Despertando para sensações, a fim de alcançarem a regulação, flexibilização e resistência corporal, o objetivo também é propor uma pesquisa de criação de movimentos. A inscrição ficará aberta por este link.

Artes visuais

Em Processos criativos e elaborativos da retratística afro-brasileira, a curadora e educadora Luciara Ribeiro irá propor a análise da produção visual afro-brasileira dedicada ao retrato em diversos suportes, entre eles, a pintura, o vídeo e a fotografia. Os encontros serão entre 28 e 30 de setembro, segunda a quarta-feira, das 14h às 16h. A inscrição deve ser feita aqui.

Ao escolher o retrato como objeto de estudo, a atividade possibilita refletir sobre narrativas individuais e coletivas, da imaginação e da memória, além de perceber essa arte como ferramenta de registro do tempo, de identidades e de contextos sociais. Outra abordagem presenta na oficina serão os processos criativos de artistas e pesquisadores afro-brasileiros com trabalhos feitos em retratos.

Quer ficar por dentro de toda a programação de Oficinas Culturais? Acesse http://poiesis.org.br/maiscultura.

Serviço

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Oficina de dramaturgia comunitária
Coordenação: William Costa Lima.
7, 9, 11, 14, 16 e 18/09 – segundas, quartas e sextas-feiras – 11h às 13h
Faixa etária: 15 anos | Seleção: carta de interesse| Vagas: 12
Inscrições: até 01/09 - https://bit.ly/327wcrd
Plataforma: Google Meet.

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | E-mail: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador para pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiro acessível para cadeirantes
Programação gratuita
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, todas as atividades do programa Oficinas Culturais estão sendo realizadas de forma virtual. Confira em http://poiesis.org.br/maiscultura/ e www.oficinasculturais.org.br.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Bate-papo | Dramaturgias em danças contemporâneas negras – Gira de debate
Com Carmen Luz, Kleber Lourenço e Renata Lima
Mediação: Nave Gris Cia Cênica (Kanzelumuka e Murilo De Paula)
12/09 – sábado - 16h às 18h30
Faixa etária: 16 anos | Vagas: 75
Inscrições: 1/9 a 11/9 - http://navegris.com.br/
Plataforma: Google Meet.

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
Programação gratuita
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual. Confira em http://poiesis.org.br/maiscultura/ e www.oficinasculturais.org.br.

Programa de formação

Oficina | Documentários domésticos
Coordenação: Lucas Gervilla.
14, 16, 18/9 - segunda, quarta e sexta-feira - 14h às 16h
Faixa etária: 16 anos | Vagas: 30
Inscrições: até 31/08 - https://forms.gle/hpDxdd5bQHcoEA28A
Plataforma: Google Meet.

Oficina | Profissão arranjador – um panorama histórico, cultural e técnico da importância deste profissional na produção musical
Coordenação: Maurício Lima.
21, 22, 28 e 29/09 - segundas e terças - 14h às 16h
Faixa etária: 16 anos | Vagas: 50
Inscrições: 24/08 a 03/09 - https://forms.gle/f1qFchvDbR6QjrCt7
Plataforma de exibição: Google Meet.

Prática | Eutonia: Atravessamentos da pele – a dança e o autocuidado
Coordenação: Claudia Palma.
21, 23 e 25/09 - segunda, quarta e sexta-feira - 17h30 às 19h30.
Faixa etária: 16 anos | Vagas: 100
Inscrições: até 1/09 - https://forms.gle/7KZWCQg6ofVdJ4GC7
Plataforma de exibição: Zoom.

Oficina | Processos criativos e elaborativos da retratística afro-brasileira
Coordenação: Luciara Ribeiro.
Data e horário: 28, 29 e 30/09 - segunda a quarta-feira - 14h às 16h
Faixa etária: 16 anos | Vagas: 50
Inscrições: 04 a 14/09 - https://forms.gle/n2stQq9etRS43VkA8
Plataforma de exibição: Google Meet.

Sobre o programa Oficinas Culturais

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.