Oficina e exposição marcam mês de aniversário do Catavento Cultural

Março 06, 2018

Em seu mês de aniversário, o Museu Catavento, espaço cultural da ciência da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, receberá programação que conta com ações para destacar a importância do desenho de observação para a ciência e as potencialidades dessa prática para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento investigativo.

De 10 de março a 22 de abril, aos sábados e domingos, a atividade especial é para as famílias. Na oficina "Desenhando o Catavento", inspirada no projeto "Desenhança", do Museu da Arte Sacra de São Paulo, os participantes aprenderão técnicas de observação. Além disso, irão explorar o museu registrando tudo em um "SketchBook", caderno utilizado pelos desenhistas de observação.

A cada fim de semana será trabalhado como tema uma das grandes áreas da instituição: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, como uma forma de ampliar o olhar sobre o local e as exposições. No fim das oficinas, os desenhos serão digitalizados e posteriormente expostos para valorizar e dar visibilidade às diversas formas de ver e descrever o Catavento, além de promover interação e troca de experiências para as famílias.

No dia 24 de março, será inaugurada a nova exposição temporária, com obras feiras no 118º Encontro Urban Sketchers. A mostra “Desenhando o Catavento” oferecerá uma imersão nas subjetividades e técnicas dos desenhistas, destacando e ampliando a percepção sobre o museu enquanto espaço de lazer e aprendizado. Também haverá um espaço para abrigar os desenhos feitos durante as oficinas, valorizando o olhar do visitante e estimulando a continuidade da prática de observação seja em museus ou em outros espaços urbanos.

Serviço
Mês de Aniversário Catavento Cultural
Data: De 10 de março até 22 de abril
Local: Catavento Cultural
Av. Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II – Brás
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h
Valor de entrada: R$ 10,00
Informações sobre horários e valores da Oficina: 3315-0051

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/oficina-e-exposicao-marcam-mes-de-aniversario-do-catavento-cultural/