Oficina de clipes: produção, direção, fotografia e edição

Novembro 27, 2019

Nessa oficina serão abordadas técnicas de desenvolvimento de roteiro com base na música, direção de ator, figurino e maquiagem, escolha de locação e direção de arte.

Já na Produção, conceitos de formação de equipe, planejamento (pré-produção da gravação), gerenciamento de equipe, lista de equipamentos e orçamentos.

Na Fotografia serão abordadas noções de enquadramento e montagem de luz. Formatos, diferenciais de câmeras de cinema, lentes. Introdução de equipamentos muito utilizados hoje no mercado como Steadycam e Drone.

Finalizando com a Edição, com introdução ao programa Adobe Premiere, seleção de cenas, finalização.

O projeto é um princípio que procura elaborar através da formação técnica audiovisual o aluno/espectador, ampliando sua percepção e atuação sobre o meio e a existência, e aprimorando tanto seu poder de comunicação como a possibilidade de também passar a ser incorporado ao filme. Desde 2010, os clipes que passavam TV aberta, já haviam encontrado seu novo espaço: o YouTube.

O site diz ter atingindo a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil, com um adicional de 35 milhões nos últimos dois anos. Nesse espaço, não há linha editorial e foi isso que diferentes gêneros foram descobrindo aos poucos: um mercado audiovisual de nicho tão forte quanto uma emissora de TV. Agora é tudo multiplataforma, a identidade do artista é formada com o visual, a presença, o conceito, a história, não só o que ele canta.

Os artistas mais populares do país nos últimos anos lançaram mais videoclipes de que álbuns, por exemplo. Porém, apesar do grande acesso, a distância ainda é muito grande para quem assiste poucas pessoas sabem como funciona a produção e pré-produção de um videoclipe. A proposta das oficinas é capacitar jovens de todas as mais diversas faixas etárias ao conhecimento técnico, teórico e prático na produção de um web clipe, inclusive focando também nos instrumentos que eles próprios têm em mãos, por exemplo celulares.

Serviço

Curso: Oficina de Clipes com Gabi Jacob

Início: 02/12/2019

Duração: 5 encontros, às segundas, quartas, das 9h às 13h

Carga horária: 24 horas

Investimento: R$ 449,00

Inscrições.