Oficina Cultural Oswald de Andrade abre inscrições para cursos e workshops gratuitos

Abril 10, 2019

Que tal aproveitar os workshops, palestras e cursos gratuitos que a Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece no mês de abril? Bailarinos, artistas plásticos, escritores, músicos, atores e profissionais da moda estão convidados para participar de diversas atividades que envolvem suas áreas de atuação. Toda programação precisa de inscrições, que podem ser feitas pelo site da Oficina – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Você sabe o que são os vissungos? São cantos de origem centro-africana, que foram trazidos para o Brasil pelos escravizados em Minas Gerais. A obra de Jerzy Grotowski (1933-1999), famoso diretor teatral polaco e figura central do teatro experimental do século 20, tem muita influência desses cantos, que foram um instrumento especial de atuação nos seus trabalhos. No dia 16, terça-feira, das 19h às 21h30, Luciano Mendes de Jesus, que é artista professor e pesquisador do tema, tocará a palestra De Grotowski aos Vissungos de Minas de Gerais – o Percurso de uma Aventura Artística, voltada para maiores de 18 anos. São oferecidas 30 vagas, e as inscrições podem ser feitas entre os dias 8 e 15.

Já no dia 23, terça-feira, das 10h às 13h, a artista Thaís Beltrame ministrará a oficina Introdução à Ilustração de Livros, destinada a maiores de 18 anos. A atividade pretende introduzir e familiarizar o participante com as etapas do processo de ilustração de um livro infantil, a partir de demonstrações teóricas e exercícios práticos. A ideia é proporcionar tempo de ateliê para aprofundamento, reflexão, realização e finalização de projetos em ilustração, aplicando sua linguagem gráfica e poética a um texto literário. Para participar é necessário inscrever-se e apresentar carta de interesse, entre os dias 8 e 17. São disponibilizadas 12 vagas.

Sabia que moda e política tem tudo a ver? Brunno Almeida Maia, que é pesquisador em Filosofia pela UNIFESP, além de professor na FAAP e no Centro Universitário Belas Artes, coordenará o curso O que será do amanhã? – Moda, Revolução e Política, que será entre os dias 25 de abril e 9 de maio, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. As aulas teóricas investigarão a relação existente entre a moda, os processos revolucionários e a ação política ao longo dos séculos 18 ao 19. Com um guarda-roupa de filósofos, sociólogos, historiadores e escritores – como Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky, Peter Stallybrass, Michel Pastoreau, Karl Marx, Hannah Arendt, Roland Barthes, Georg Simmel, Marcel Proust, Virginia Woolf, Marina Colasanti, Stefan Zweig, Norbert Elias, Zygmunt Bauman –, a atividade entrelaçará essas perspectivas teóricas clássicas, com movimentos de vanguardas e acontecimentos no interior da história da moda – esses que causaram, a partir da modernidade, rupturas no próprio sistema da moda e na vida social, política e econômica. O curso é destinado para maiores de 18 anos, que devem inscrever-se entre os dias 8 e 20, com apresentação de carta de interesse. No dia 22, a Oficina divulgará os selecionados para as 30 vagas existentes.

Quem gosta de escrever não pode perder a oficina Literatura de estrada – Escrita Criativa sobre Lugares e Memória Afetiva, organizada pela Coletiva Mamoreira, que se formou em 2018 com o objetivo de unir forças para fomentar a publicação de escritoras independentes. No dia 27, sábado, das 14h às 17h, os participantes serão convidados a refletir sobre a relação do ser humano com o espaço, que é uma das coisas que mais move a memória afetiva. São dos lugares que brotam as emoções, os aromas, as lembranças que um dia virão a ser inspiração para criação de novas histórias, poemas e contos. A proposta é estimular a criação literária, usando os cenários como impulsionadores da escrita criativa. As inscrições para a atividade, que é oferecida para maiores de 18 anos, serão entre os dias 8 e 26. Há 20 vagas disponíveis.

Confira a programação completa:


Palestra: De Grotowski aos Vissungos de Minas de Gerais – o Percurso de uma Aventura Artística

Terça-feira, 16/4 – 19h às 21h

Faixa etária: acima de 18 anos

Inscrições: 8 a 15/4

Vagas: 30

Oficina: Autobiografia – um Caminho Criativo para a Direção de Arte

Terças, quartas e quintas-feiras, de 16/4 a 7/5 – 18h às 21h

Faixa etária: acima de 18 anos

Inscrições: 8 a 17/4

Vagas:20

Oficina: Pergunte ao Texto – para Ler a Dramaturgia Contemporânea

Quartas-feiras, de 17/4 a 29/5 – 9h30 às 13h

Seleção: análise de currículo e carta de interesse

Faixa etária: acima de 18 anos

Inscrições: até 13/4

Vagas: 15

Workshop: Canto de Tradição, Corpo sem Tempo – Estudo para pessoas com identidades femininas

Segunda a sexta-feira, de 22 a 26/4 – 14h às 18h

Seleção: análise de currículo e carta de interesse

Faixa etária: acima de 16 anos

Inscrições: 8 a 15/4

Vagas:25 (20 participantes e 5 observadores)

Oficina: Introdução à Ilustração de Livros

Terças-feiras, de 23/4 a 4/6 – 10h às 13h

Seleção: análise de carta de interesse

Faixa etária: acima de 18 anos

Inscrições: 8 a 17/4

Vagas: 12

Oficina: Escuta Gráfica – Ateliê de Serigrafia a partir de Derivas

Quartas-feiras, de 24/4 a 26/6 – 10h às 13h (exceto dias 1º e 15/5)

Faixa etária: acima de 14 anos

Inscrições: 8 a 18/4

Vagas: 12

Curso: O que será do amanhã? – Moda, Revolução e Política

Terças e quintas-feiras, de 25/4 a 9/5 – 18h30 às 21h30

Seleção: análise de carta de interesse

Faixa etária: acima de 18 anos

Inscrições: 8 a 20/4

Vagas: 30

Oficina: Literatura de estrada – Escrita Criativa sobre Lugares e Memória Afetiva

Sábado, 27/4 – 14h às 17h

Faixa etária: acima de 18 anos

Inscrições: 8 a 26/4

Vagas: 20