Oficina criativa Expressões do Feminino incentiva mulheres a trabalhar suas emoções por meio da arte

Outubro 16, 2018

A Ayne Casa de Cultura - espaço recém-inaugurado com o objetivo de oferecer acolhimento e apoio, por meio de uma série de atividades dedicadas às mulheres - realiza, no dia 20 de outubro, das 10h às 13h, uma vivência em que o público feminino será incentivado a expressar seus sentimentos por meio da escrita e das artes visuais. Trata-se da Oficina Expressões do Feminino, que terá à frente a jornalista e escritora Raphaela de Campos Mello e a ilustradora Alê Passarim. As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo e-mail ayne@ayne.com.br, com limite de 10 vagas.
O ponto de partida para a criação da oficina é o livro “A Vida Roda – poesias colhidas na trilha do feminino”, que reúne poemas escritos por Raphaela e inspirados na convivência e nos depoimentos de integrantes do projeto Círculo de Mulheres. Após esta reunião de poemas que virou livro, a escritora decidiu então estender sua obra na realização de uma oficina criativa.
A atividade será dividida em duas etapas. Na primeira, comandada pela idealizadora da oficina, alguns poemas presentes no livro estarão pendurados em varais e cada participante poderá escolher aquele com o qual mais se identificar. Em seguida, as mulheres escreverão seus próprios poemas e poderão explicar o motivo da escolha, além de expressar umas às outras os seus sentimentos e memórias em relação aos textos. “As mulheres escolherão os poemas que tocarem seus corações”, explica Raphaela.
Caso a participante tenha dificuldade em criar o seu próprio poema ou expressar o seu sentimento no papel de forma poética, serão distribuídos também textos de autoras como Adélia Prado, Viviane Mosé, Eliane Brum, Margaret Atwood, entre outras, em que serão detalhados seus processos criativos e a maneira com que “surgem” os poemas.
“A proposta consiste em encontrar, no mais íntimo, o espaço do sentir que antecede a expressão pela palavra. E, então, dar vazão à escrita e à partilha, de maneira que cada mulher possa ouvir sua própria voz”, explica Raphaela. “Inspiradas pela sensibilização, elas poderão até mesmo expressar o que estão sentindo no próprio corpo”, completa.
Já na segunda parte da oficina, as artes visuais tomam conta dos trabalhos, tendo à frente a ilustradora Alê Passarim. Assim como na atividade anterior em que as participantes expressarão seus sentimentos em poemas, nesta sequência elas utilizarão aquarelas para transformar em arte o que está em seus corações, transportando o conteúdo para o papel por meio de desenhos livres. Vale ressaltar que todo o material será fornecido gratuitamente pela Ayne Casa de Cultura. “Com aceitação e amorosidade, vamos abrir espaço dentro de cada participante para que a livre expressão possa acontecer. E isso só é possível quando o desenho se manifesta a partir da observação do ‘desenhador’. Dessa perspectiva, a arte aflora com verdade, vida, pulsação. Sem a necessidade de seguir traços pré-concebidos”, analisa Passarim.

AYNE CASA DE CULTURA
A Ayne Casa de Cultura – nome inspirado em Ainé, deusa celta do amor e da fertilidade – foi criada com o objetivo de oferecer um espaço de acolhimento e apoio, realizando uma séria de atividades dedicadas às mulheres.
Com foco em dar ferramentas para este recomeço, a Ayne Casa de Cultura coloca à disposição do público feminino – ou de qualquer gênero que se identifique com estas questões – uma série de atividades como encontros de grupo, workshops, palestras, cursos, práticas e experiências. Para tanto, a casa disponibiliza serviços de extrema importância como assessoria jurídica e financeira, que esclarecem sobre os direitos, reparação de danos e restauração de relações, além de apoio psicológico com a realização de encontros com grupos de mulheres que vivenciaram alguma questão traumática. “Nossa intensão é ser um local de referência e confiança para o fortalecimento das mulheres”, ressalta Simone Lima, fundadora da casa, que se inspirou em sua experiência pessoal de superação para criar o lugar.


SERVIÇO: OFICINA EXPRESSÕES DO FEMININO
Dia: 20 de outubro, sábado
Horário: das 10h às 13h
Vagas: 10
Inscrições: R$ 70,00 – pelo e-mail ayne@ayne.com.br

Ayne Casa de Cultura
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 401, Água Branca - São Paulo – SP
Contato: (11) 2533-2652 - ayne@ayne.com.br

Fonte: sylvio@sylvionovelli.net