Odair José e Dona Onete participam de live do Centro de Música do Sesc SP

Agosto 05, 2021

Quais são os passos da criação de uma música? Na série de lives "Caminhos da Composição", projeto do Centro de Música do Sesc São Paulo, compositoras e compositores brasileiros discutem e analisam suas trajetórias, passando por assuntos como formação, ensino, técnicas, processos criativos, diferentes realidades e mercados. O próximo encontro acontece no dia 6 de agosto, sexta-feira, às 20h e tem como convidados os cantores Odair José e Dona Onete. A mediação do bate-papo é feita pela jornalista Linda Ribeiro e a transmissão é realizada pelo canal do Centro de Música no Youtube. A live conta com recursos de acessibilidade (Libras) e interação com os convidados a partir do chat.

Odair José de Araújo (Morrinhos, Goiás, 1948) é cantor e compositor. Cresceu ouvindo modas de viola e boleros e se aproveitou das temáticas populares para compor. Prostituição, sexo, divórcio, religiosidade, drogas, controle de natalidade e homossexualidade são alguns dos assuntos descritos em seus trabalhos. Acumula ao longo dos seus 40 anos de carreira mais de 30 álbuns, entre trabalhos inéditos, gravações ao vivo e compilações. Sucessos como "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar" e "Pare de Tomar a Pílula" fizeram o artista ser um dos mais vendidos e também interpretados. Seu legado levou a gravação do álbum "Vou Tirar Você desse Lugar - Tributo a Odair José" (2015) que contou com a participação de cantores como Paulo Miklos, Zeca Baleiro, além das bandas Mundo Livre S/A e Pato Fu.

Ionete da Silveira Gama (Cachoeira do Arari, Pará, 1938), mais conhecida como Dona Onete, é compositora e cantora. Tratada como a "Rainha do Carimbó", a artista cativa o público pela originalidade de sua poesia, combinada com uma estética musical dançante. A sonoridade alterna o balanço do carimbó paraense e o ritmo dos boleros românticos. Seu primeiro álbum, "Feitiço Caboclo", foi lançado em 2012 e desde lá já acumula mais três trabalhos. Dona de sucessos como "No Meio do Pitiú" e "Banzeiro", a cantora recentemente lançou o single "Mexe-Mexe" em parceria com o músico Ricardo Imperatore.

Para mediar o bate-papo, chamou-se a jornalista Linda Ribeiro. Graduada em Letras e Comunicação Social, com Pós-graduação em Estudos Culturais da Amazônia, pela Universidade Federal do Pará, trabalha há 33 anos na Rede Cultura de Comunicação.

A série "Caminhos da Composição" já recebeu a artista Adriana Calcanhoto, que recentemente completou 30 anos de carreira, e os compositores Luiz Pardal e Pedro Augusto Silva Dias. As conversas podem ser vistas qualquer momento acessando o canal do Centro de Música no Youtube.

Centro de Música do Sesc São Paulo

Os Centros de Música do Sesc são espaços para fazer, ouvir, conhecer, aprender e pensar a música. Sua história remete a uma trajetória de mais de 40 anos de experiência na formação de artistas, de plateias, de educadores e no desenvolvimento de novas experiências em torno da pedagogia musical. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu propostas de ensino que privilegiam a prática coletiva, a convivência criativa, a experimentação e a democratização do acesso ao fazer musical. São três unidades na Grande São Paulo, com mais de 1300 vagas ofertadas ao público semestralmente, em atividades como cursos, oficinas, práticas de conjunto e vivências para diferentes idades e níveis de conhecimento musical.

Saiba mais: Centro de Música | Instagram | Twitter | Facebook | Youtube

Serviço

Caminhos da Composição
Com Odair Josée Dona Onete
Dia 6 de agosto, sexta-feira, às 20h
Transmissão no canal do Centro de Música do Sesc São Paulo no Youtube
A live conta com recursos de acessibilidades (Libras)
Livre
Grátis