Agosto 05, 2021
Quais são os passos da criação de uma música? Na série de lives "Caminhos da Composição", projeto do Centro de Música do Sesc São Paulo, compositoras e compositores brasileiros discutem e analisam suas trajetórias, passando por assuntos como formação, ensino, técnicas, processos criativos, diferentes realidades e mercados. O próximo encontro acontece no dia 6 de agosto, sexta-feira, às 20h e tem como convidados os cantores Odair José e Dona Onete. A mediação do bate-papo é feita pela jornalista Linda Ribeiro e a transmissão é realizada pelo canal do Centro de Música no Youtube. A live conta com recursos de acessibilidade (Libras) e interação com os convidados a partir do chat.
Odair José de Araújo (Morrinhos, Goiás, 1948) é cantor e compositor. Cresceu ouvindo modas de viola e boleros e se aproveitou das temáticas populares para compor. Prostituição, sexo, divórcio, religiosidade, drogas, controle de natalidade e homossexualidade são alguns dos assuntos descritos em seus trabalhos. Acumula ao longo dos seus 40 anos de carreira mais de 30 álbuns, entre trabalhos inéditos, gravações ao vivo e compilações. Sucessos como "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar" e "Pare de Tomar a Pílula" fizeram o artista ser um dos mais vendidos e também interpretados. Seu legado levou a gravação do álbum "Vou Tirar Você desse Lugar - Tributo a Odair José" (2015) que contou com a participação de cantores como Paulo Miklos, Zeca Baleiro, além das bandas Mundo Livre S/A e Pato Fu.
Ionete da Silveira Gama (Cachoeira do Arari, Pará, 1938), mais conhecida como Dona Onete, é compositora e cantora. Tratada como a "Rainha do Carimbó", a artista cativa o público pela originalidade de sua poesia, combinada com uma estética musical dançante. A sonoridade alterna o balanço do carimbó paraense e o ritmo dos boleros românticos. Seu primeiro álbum, "Feitiço Caboclo", foi lançado em 2012 e desde lá já acumula mais três trabalhos. Dona de sucessos como "No Meio do Pitiú" e "Banzeiro", a cantora recentemente lançou o single "Mexe-Mexe" em parceria com o músico Ricardo Imperatore.
Para mediar o bate-papo, chamou-se a jornalista Linda Ribeiro. Graduada em Letras e Comunicação Social, com Pós-graduação em Estudos Culturais da Amazônia, pela Universidade Federal do Pará, trabalha há 33 anos na Rede Cultura de Comunicação.
A série "Caminhos da Composição" já recebeu a artista Adriana Calcanhoto, que recentemente completou 30 anos de carreira, e os compositores Luiz Pardal e Pedro Augusto Silva Dias. As conversas podem ser vistas qualquer momento acessando o canal do Centro de Música no Youtube.
Centro de Música do Sesc São Paulo
Os Centros de Música do Sesc são espaços para fazer, ouvir, conhecer, aprender e pensar a música. Sua história remete a uma trajetória de mais de 40 anos de experiência na formação de artistas, de plateias, de educadores e no desenvolvimento de novas experiências em torno da pedagogia musical. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu propostas de ensino que privilegiam a prática coletiva, a convivência criativa, a experimentação e a democratização do acesso ao fazer musical. São três unidades na Grande São Paulo, com mais de 1300 vagas ofertadas ao público semestralmente, em atividades como cursos, oficinas, práticas de conjunto e vivências para diferentes idades e níveis de conhecimento musical.
Saiba mais: Centro de Música | Instagram | Twitter | Facebook | Youtube
Serviço
Caminhos da Composição
Com Odair Josée Dona Onete
Dia 6 de agosto, sexta-feira, às 20h
Transmissão no canal do Centro de Música do Sesc São Paulo no Youtube
A live conta com recursos de acessibilidades (Libras)
Livre
Grátis
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php
MIS Experience apresenta Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos.
Uma celebração inédita e imersiva de um dos livros mais lidos do mundo chega a São Paulo em 18 dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+apresenta+exposicao+pequeno+principe+anos.php