Observatório Itaú Cultural promove seminário sobre conflitos na América Latina

Março 14, 2017

Nos dias 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), o Itaú Cultural promove o Seminário Memórias, Resistências e Políticas Culturais na América Latina. Sempre a partir das 15h, são realizadas mesas de debate com foco nas temáticas Memórias, Resistências, Migrações e Exclusão. O objetivo é discutir as tensões presentes no continente e no cotidiano dos indivíduos, entre a identificação de um povo em constante construção, a imigração e sua perspectiva política, catástrofes ambientais, conflitos culturais, políticos e étnicos, entre outros. Os debates terão transmissão ao vivo pelo site do Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/.

O simpósio reúne pesquisadores, gestores culturais, artistas e ativistas do continente latino-americano em quatro debates cujos temas abordam os assuntos sob diferentes pontos de vista. Todas as conversas são permeadas por observações e conclusões de especialistas e depoimentos testemunhais de pessoas que viveram em situações de conflito em países que formam a América Latina. Confira toda a programação abaixo:

16 de março
Mesa 1 - Memórias, Políticas e Resistências: experiências na América Latina
Com mediação da doutora em museologia Maria Ignez Mantovani, os participantes, as museólogas Katia Felipini e Rayén Gutiérrez, o sociólogo Guillermo Nugent e a historiadora Sonia Troitiño, falam sobre o papel dos museus na política e nas estratégias de resistência.

Mesa 2 - Movimentos e migrações na América Latina
Debate sobre a imigração sob as perspectivas da economia política, do teatro, da discriminação racial e das questões de gênero com o psicólogo Márcio Farias, o filósofo José Fernando Fernandes, a advogada Ingrid Liliana Delgado e mediação da doutora em Estudos Americanos Maria Paulina Sotto Labbé. O objetivo desta mesa é compreender a dinâmica sobre alguns pontos de vista, como a imigração contemporânea e economia política, verificando tendências estruturais do fenômeno social da migração sob o apoio do capital, bem como aspectos conjunturais.

17 de março
Mesa 3 - Arte, Exclusão e Memórias
O bailarino Álvaro Restrepo, o pedagogo Erick Perez Molinares, a educadora Marilia Xavier Cury, a líder do grupo Kaingang Dirce Jorge Lipu Pereira, o administrador Franco Reinaudo e o escritor João Silvério Trevisan dialogam sobre a arte e memória como formas de resistência e reparação em comunidades atingidas pela discriminação étnica ou de gênero e pela violência, com a professora de História Zilda Iokoi como moderadora.

Mesa 4 - Natureza e Memórias
Encerrando o seminário, a mesa discute sobre catástrofes e conflitos político-econômicos que transformam o meio ambiente e as vidas ligadas a ele. Mediados pela socióloga Lúcia Lippi, a especialista em economia ecológica e ecologia política Leah Temper, a historiadora de arte Rosa Trakalo, o advogado Santos de la Cruz Carrillo e o fotógrafo Pierre Michel Jean falam sobre o tema e apresentam suas memórias.

Serviço:

Seminário Memórias, Resistências e Políticas Culturais na América Latina
Dias 16 e 17 de março
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: duas horas antes do evento | com direito a um acompanhante
Público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa
Interpretação em Libras em todas as mesas