Obras de Conceição dos Bugres são tema de semana no MASP

Julho 06, 2021

Duas esculturas sem título, c. 1960-84, de Conceição dos Bugres, são a escolha do mês de julho para o desafio masp desenhos em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da obra e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 11/07. Na segunda, 12/07, o museu selecionará alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Os trabalhos integram a mostra "Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo", em cartaz no MASP até 30 de janeiro de 2022. Conceição dos Bugres foi uma artista ímpar e sua obra é um extraordinário ponto fora da curva na escultura brasileira. Ela atuou no Mato Grosso do Sul e se especializou na produção dos chamados "bugres", trabalhos geralmente esculpidos em madeira e cobertos por cera de abelha. Sua maneira de talhar é definida pela própria matéria original, de acordo com seus traços e contornos. Conceição, assim como muitos artistas da abstração geométrica, precisava de poucos cortes – ou linhas – para definir a forma de suas peças. Suas incisões, no entanto, no lugar de abstrair e geometrizar as formas tridimensionais, as humanizam. As duas esculturas escolhidas para o desafio dos desenhos foram recebidas em doação e estarão no museu com o fim da mostra – importante passo para uma visibilidade mais permanente do trabalho da artista.

Diálogos no acervo

Os trabalhos também serão tema do Diálogos no acervo na quarta, 07/07, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. A live será com Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos, MASP.

Já na quinta, 08/07, às 18h, os curadores da exposição, Amanda Carneiro, curadora assistente do museu, e Fernando Oliva, também curador na instituição, conversam sobre a mostra e sobre a trajetória pioneira da artista em uma live no Instagram do museu.