Obras de Conceição dos Bugres são tema de semana no MASP

Julho 06, 2021

Duas esculturas sem título, c. 1960-84, de Conceição dos Bugres, são a escolha do mês de julho para o desafio masp desenhos em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da obra e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 11/07. Na segunda, 12/07, o museu selecionará alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Os trabalhos integram a mostra "Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo", em cartaz no MASP até 30 de janeiro de 2022. Conceição dos Bugres foi uma artista ímpar e sua obra é um extraordinário ponto fora da curva na escultura brasileira. Ela atuou no Mato Grosso do Sul e se especializou na produção dos chamados "bugres", trabalhos geralmente esculpidos em madeira e cobertos por cera de abelha. Sua maneira de talhar é definida pela própria matéria original, de acordo com seus traços e contornos. Conceição, assim como muitos artistas da abstração geométrica, precisava de poucos cortes – ou linhas – para definir a forma de suas peças. Suas incisões, no entanto, no lugar de abstrair e geometrizar as formas tridimensionais, as humanizam. As duas esculturas escolhidas para o desafio dos desenhos foram recebidas em doação e estarão no museu com o fim da mostra – importante passo para uma visibilidade mais permanente do trabalho da artista.

Diálogos no acervo

Os trabalhos também serão tema do Diálogos no acervo na quarta, 07/07, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. A live será com Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos, MASP.

Já na quinta, 08/07, às 18h, os curadores da exposição, Amanda Carneiro, curadora assistente do museu, e Fernando Oliva, também curador na instituição, conversam sobre a mostra e sobre a trajetória pioneira da artista em uma live no Instagram do museu.

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php