Obra Lindo lindo lindo, do artista José Antônio da Silva, é tema de semana no MASP

Outubro 06, 2020

Lindo lindo lindo (1976), de José Antônio da Silva (1909-1996), é a escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 11 de outubro.


Crédito: Eduardo Ortega

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E serão considerados trabalhos feitos sobre papel ou cartão–aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital.

Na segunda, dia 12 de outubro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

De origem rural, pintor autodidata e ativo em São José do Rio Preto, Antônio da Silva expôs pela primeira vez em 1946 na Casa da Cultura. Realizou, em 1948 e 1949, exposições individuais na Galeria Domus em São Paulo e passou a participar de várias Bienais entre 1951 e 1967, além de algumas exposições internacionais (Santiago do Chile, Havana, Pittsburgh etc). O MASP possui 7 obras do artista.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, dia 7 de outubro, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Fernando Oliva, curador no MASP, e Guilherme Giufrida, assistente curatorial, comunicação e marketing no museu.

Já na quinta, dia 8 de outubro, às 18h, a curadora Denise Mattar conversa com Oliva em live também no Instagram do @masp. A conversa será sobre a trajetória de Antônio da Silva e sua obra. Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como curadora independente, realizou mostras retrospectivas de artistas como Flávio de Carvalho (Prêmio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA) e Maria Tomaselli. Em 2017, curou a mostra A vida não basta, sobre Antônio da Silva, na Galeria Almeida e Dale. Em 2019, recebeu novamente o Prêmio APCA pela retrospectiva de Yutaka Toyota apresentada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu da Arte Brasileira FAAP e Museu Nacional (Brasília - DF).

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.

Sobre a obra

José Antônio da Silva
Lindo lindo lindo, 1976
Acervo MASP
Doação Breno Krasilchik, 2015
Foto Eduardo Ortega