Obra de Rubem Valentim é tema da semana no MASP

Julho 16, 2020

Composição 12 (1962), do pintor, escultor e gravador brasileiro Rubem Valentim (1922-1991), é a obra da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 19 de julho.

Na segunda, 20 de julho, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Em 2018, ano em que a programação do MASP foi guiada pelo eixo temático das "Histórias afro-atlânticas", o museu apresentou "Rubem Valentim: construções afro-atlânticas", que reunia 92 trabalhos com objetivo de rever a produção do artista. Valentim foi responsável por promover potentes articulações entre os elementos da tradição ocidental e as raízes africanas presentes na cultura brasileira. A mostra teve curadoria de Fernando Oliva, curador do MASP.

Na quinta, 16 de julho, o MASP promove uma live com Renata Bittencourt e Fernando Oliva, às 18h, em que os dois conversam sobre a obra de Valentim.

Bittencourt desenvolveu pesquisas de mestrado e doutorado sobre a representação do negro na pintura brasileira na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou no Instituto Itaú Cultural e na gestão de políticas públicas de cultura. Foi contemplada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e pela Fulbright. Já dirigiu o Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram/MinC) e o Instituto Inhotim. Atualmente, é coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles. Em 2018, ela escreveu o ensaio "Rubem Valentim e o ethos afro-atlântico" para o catálogo da mostra "Rubem Valentim: construções afro-atlânticas".

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Para fazer download da obra, clique aqui.

Rubem Valentim
Composição 12, 1962
Acervo MASP
Doação Ana Dale, Antonio Almeida e Carlos Dale Junior, 2017