Obra de Ibã e Mana Huni Kuin é tema de semana no MASP

Setembro 23, 2020

A escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa é a pintura Sem título, sem data, de Ibã e Mana Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU). Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 27/09.

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E podem ser trabalhos feitos sobre papel ou cartão–aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital.

Na segunda, 28/09, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.


Crédito: Eduardo Ortega

MAKHU é o movimento dos artistas Huni Kuin criado por Ibã em 2013 a partir da pesquisa com música tradicional, especialmente através de rituais de nixi pae, cantos sob os efeitos da ayahuasca. As imagens desses trabalhos são fruto de experiências visuais geradas por essa substância e carregam a simbologia da comunicação, da abertura dos caminhos e da cura. A multicolorida Sem título é marcada pelos caminhos da jiboia, animal encantado responsável pela produção das imagens nas mirações. O desenho tem um acúmulo de padronagens, que também fazem referência à cobra, presentes nos corpos dos humanos, dos animais (pássaros, antas e macacos) e dos vegetais representados. Especificamente neste trabalho, os rastros da jiboia são multidirecionais e atravessam todo o papel, criando vários enquadramentos sobre a composição.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 23/09, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Raphael Fonseca, crítico e curador de arte, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP.

Já na quinta, 24/09, às 18h, o artista Ibã Huni Kuin e Tomás Toledo, curador-chefe no MASP, conversam em uma live no Instagram do @masp. No encontro, elas irão dialogar sobre obras do artista na coleção do MASP, a trajetória de Ibã e o Movimento dos artistas Huni Kuin.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Para fazer download da imagem da semana, acesse o link.

Serviço
Ibã Huni Kuin e Mana Huni Kuin
Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
Sem título, sem data
Caneta hidrográfica sobre papel, 30 x 40 cm
Doação dos artistas no contexto da exposição Histórias da dança, 2020

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php