Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Obra de Ibã e Mana Huni Kuin é tema de semana no MASP

Setembro 23, 2020

A escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa é a pintura Sem título, sem data, de Ibã e Mana Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU). Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 27/09.

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E podem ser trabalhos feitos sobre papel ou cartão–aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital.

Na segunda, 28/09, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.


Crédito: Eduardo Ortega

MAKHU é o movimento dos artistas Huni Kuin criado por Ibã em 2013 a partir da pesquisa com música tradicional, especialmente através de rituais de nixi pae, cantos sob os efeitos da ayahuasca. As imagens desses trabalhos são fruto de experiências visuais geradas por essa substância e carregam a simbologia da comunicação, da abertura dos caminhos e da cura. A multicolorida Sem título é marcada pelos caminhos da jiboia, animal encantado responsável pela produção das imagens nas mirações. O desenho tem um acúmulo de padronagens, que também fazem referência à cobra, presentes nos corpos dos humanos, dos animais (pássaros, antas e macacos) e dos vegetais representados. Especificamente neste trabalho, os rastros da jiboia são multidirecionais e atravessam todo o papel, criando vários enquadramentos sobre a composição.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 23/09, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Raphael Fonseca, crítico e curador de arte, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP.

Já na quinta, 24/09, às 18h, o artista Ibã Huni Kuin e Tomás Toledo, curador-chefe no MASP, conversam em uma live no Instagram do @masp. No encontro, elas irão dialogar sobre obras do artista na coleção do MASP, a trajetória de Ibã e o Movimento dos artistas Huni Kuin.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Para fazer download da imagem da semana, acesse o link.

Serviço
Ibã Huni Kuin e Mana Huni Kuin
Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
Sem título, sem data
Caneta hidrográfica sobre papel, 30 x 40 cm
Doação dos artistas no contexto da exposição Histórias da dança, 2020

Outras notícias

Festival de cinema exibe 15 longas e 26 curtas até domingo.
O festival chega aos seus últimos dias disponibilizando para o público brasileiro diversas mostras, festa e noite de premiação virtuais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/Inffinito+Film+Festival.php

Alho roxo por menos de Um Real? Saiba o que você está comprando.
Saiba quais os perigos de comprar alho chinês, e como diferencia-lo do alho nacional
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alho+roxo+chines+perigos.php

Itaú Cultural transmite online o IV Fórum Mostra e filmes premiados nas últimas edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O site da instituição traz mostra online com cinco filmes já premiados pelo festival.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+transmite+online+o+iv+forum+mostra+e+filmes+premiados+nas+ultimas+edicoes+da+mostra+internacional+de+cinema+de+sao+paulo.php

Alessandra Leão retoma web série Acesa com mestres da cultura popular e live no Instagram
Os episódios serão lançados toda quarta-feira, no canal do YouTube da artista, de 21 de outubro a 4 de novembro. A live acontecerá no Instagram, no dia 22 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alessandra+leao+retoma+web+serie+acesa+com+mestres+da+cultura+popular+e+live+no+instagram.php

Novidades agitam a semana do IC para Crianças
A programação acontece de 23 a 27 de outubro e os vídeos vão ao ar sempre às 11h, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novidades+agitam+a+semana+do+ic+para+criancas.php

Espetáculos, performances, estreias e temáticas diversas compõem o segundo bloco de outubro do Festival Arte como Respiro – Cênicas
A programação acontece de 21 a 25 de outubro, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculos+performances+estreias+e+tematicas+diversas+compoem+o+segundo+bloco+de+outubro+do+festival+arte+como+respiro+cenicas.php

CPT_SESC lança coleções digitais inéditas de seus acervos de encenações
Em outubro, será disponibilizada A Hora e Vez de Augusto Matraga e em novembro, Xica da Silva, que podem ser acessadas na plataforma Sesc Digital.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cpt_sesc+lanca+colecoes+digitais+ineditas+de+seus+acervos+de+encenacoes.php