Obra de Ibã e Mana Huni Kuin é tema de semana no MASP

Setembro 23, 2020

A escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa é a pintura Sem título, sem data, de Ibã e Mana Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU). Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 27/09.

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E podem ser trabalhos feitos sobre papel ou cartão–aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital.

Na segunda, 28/09, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.


Crédito: Eduardo Ortega

MAKHU é o movimento dos artistas Huni Kuin criado por Ibã em 2013 a partir da pesquisa com música tradicional, especialmente através de rituais de nixi pae, cantos sob os efeitos da ayahuasca. As imagens desses trabalhos são fruto de experiências visuais geradas por essa substância e carregam a simbologia da comunicação, da abertura dos caminhos e da cura. A multicolorida Sem título é marcada pelos caminhos da jiboia, animal encantado responsável pela produção das imagens nas mirações. O desenho tem um acúmulo de padronagens, que também fazem referência à cobra, presentes nos corpos dos humanos, dos animais (pássaros, antas e macacos) e dos vegetais representados. Especificamente neste trabalho, os rastros da jiboia são multidirecionais e atravessam todo o papel, criando vários enquadramentos sobre a composição.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 23/09, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Raphael Fonseca, crítico e curador de arte, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP.

Já na quinta, 24/09, às 18h, o artista Ibã Huni Kuin e Tomás Toledo, curador-chefe no MASP, conversam em uma live no Instagram do @masp. No encontro, elas irão dialogar sobre obras do artista na coleção do MASP, a trajetória de Ibã e o Movimento dos artistas Huni Kuin.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Para fazer download da imagem da semana, acesse o link.

Serviço
Ibã Huni Kuin e Mana Huni Kuin
Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU)
Sem título, sem data
Caneta hidrográfica sobre papel, 30 x 40 cm
Doação dos artistas no contexto da exposição Histórias da dança, 2020