Obra de Cézanne é tema da semana no MASP

Setembro 29, 2020

Rochedos em L'Estaque (1882-85), de Paul Cézanne (1839-1906), é a escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 4 de outubro.

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E serão considerados trabalhos feitos sobre papel ou cartão –aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital.

Na segunda, 5 de outubro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

O francês Cézanne viajou pela primeira vez a Paris em 1861, onde se aproximou dos impressionistas. Até a década de 1880, sua produção possuía traços românticos, inspirada pelo lirismo e pelas pinceladas inacabadas de Eugène Delacroix (1798-1863). Gradativamente, ganhou traços construtivos, como na pintura Rochedos em L'Estaque, em que cada elemento aparece de forma independente, como se a paisagem combinasse várias peças geométricas.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 30 de setembro, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.

Já na quinta, 1 de outubro, às 18h, Sofia Hennen, supervisora das áreas de conservação e restauro no museu, conversa com Olivia Ardui, curadora assistente no MASP. A live no Instagram do @masp será sobre o importante trabalho de conservação e restauro desenvolvido dentro do museu.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.

Para fazer download da imagem da semana, acesse o link.

A obra

Paul Cézanne
Rochedos em L'Estaque, 1882-85
Doação Edward Marvin, 1953
Foto: João Musa