Obra de Cézanne é tema da semana no MASP

Setembro 29, 2020

Rochedos em L'Estaque (1882-85), de Paul Cézanne (1839-1906), é a escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 4 de outubro.

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E serão considerados trabalhos feitos sobre papel ou cartão –aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital.

Na segunda, 5 de outubro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

O francês Cézanne viajou pela primeira vez a Paris em 1861, onde se aproximou dos impressionistas. Até a década de 1880, sua produção possuía traços românticos, inspirada pelo lirismo e pelas pinceladas inacabadas de Eugène Delacroix (1798-1863). Gradativamente, ganhou traços construtivos, como na pintura Rochedos em L'Estaque, em que cada elemento aparece de forma independente, como se a paisagem combinasse várias peças geométricas.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 30 de setembro, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.

Já na quinta, 1 de outubro, às 18h, Sofia Hennen, supervisora das áreas de conservação e restauro no museu, conversa com Olivia Ardui, curadora assistente no MASP. A live no Instagram do @masp será sobre o importante trabalho de conservação e restauro desenvolvido dentro do museu.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.

Para fazer download da imagem da semana, acesse o link.

A obra

Paul Cézanne
Rochedos em L'Estaque, 1882-85
Doação Edward Marvin, 1953
Foto: João Musa

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php