O que a Física e a fotografia têm em comum?

Outubro 02, 2018

A luz se move a uma velocidade enorme (nada corre mais rápido no universo), além de poder ser de vários tipos - como ondas de rádio, ultravioleta, e visível - e diversas intensidades e cores. Ao explicar do que ela é feita, Albert Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física em 1921. Ela está também presente nas Artes: a fotografia, desde as primeiras experiências até a nossa era da fotografia digital, não poderia ter sido criada sem a luz. Na edição de outubro do Ciência em Diálogo, um físico e um fotógrafo discutem suas características e propriedades.
No dia 5 de outubro, sexta-feira, às 19h, o fotógrafo Millard Schisler (Johns Hopkins University) e o físico Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/Perimeter Institute) se encontram para conversar sobre a natureza da luz, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. A atividade é promovida pelo ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental), centro associado ao Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), e tem como principal objetivo aproximar o público geral dos temas relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento. Todos os meses, um físico e uma pessoa não ligada à ciência debatem sobre algum assunto no auditório do IMS.
O evento é gratuito, aberto ao público e conta com a moderação de Rogério Rosenfeld, professor livre docente do IFT da Unesp.

Ciência em Diálogo no IMS: Física e Arte
Luz, com o fotógrafo Millard Schisler (Johns Hopkins University) e o físico Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/Perimeter)
Quando: 5 de outubro, às 19h
Local: Instituto Moreira Salles - Av. Paulista 2.424, Consolação, São Paulo (SP)
Entrada gratuita - a distribuição de senhas começa 60 minutos antes do início do evento

Mais informações no site do ICTP-SAFIR/IFT-UNESP

Fonte: analuserio@ictp-saifr.org