O Instituto Tomie Ohtake recebe um dos maiores líderes indígenas do Brasil

Outubro 02, 2019

Ailton Krenak (Vale do rio Doce (MG), 1954), um dos maiores líderes indígenas do Brasil, conversa com o público sobre a situação dos Krenaks, que vivem como “refugiados em seu próprio território”, nas margens do rio Doce, depois do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana – Minas Gerais, em 2015.

Ailton foi autor de gesto marcante captado pela imprensa, por ocasião das discussões da Assembleia Constituinte, em 1987: pintou o rosto de preto com pasta de jenipapo enquanto discursava no plenário do Congresso Nacional, em sinal de luto pelo retrocesso na tramitação dos direitos indígenas. Participou da fundação da União das Nações Indígenas (UNI) e do movimento Aliança dos Povos da Floresta, que reunia povos indígenas e seringueiros em torno da proposta de criação das reservas extrativistas, visando proteção da floresta e da população nativa que nela vive. Nos últimos anos, retornou a Minas Gerais para ficar próximo de seu povo. Ainda participa, no entanto, da Ong Núcleo de Cultura Indígena. Escreveu, entre outros, os livros “O Eterno Retorno do Encontro” e “A Outra Margem do Ocidente”, publicado pela Cia. Das Letras, 1999.

Christian Cravo, com 27 anos de carreira, é atualmente um dos nomes mais respeitados da fotografia contemporânea brasileira. Tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, com exposições individuais em espaços consagrados em todo o mundo. Entre seus trabalhos estão os livros ‘Irredentos’ (2000), ‘Roma noire, ville métisse’ (2005), ‘Nos Jardins do Éden’ (2010), ‘Exú Iluminado’ (2012), ‘CHRISTIAN CRAVO’ (2014), editado pela prestigiada editora Cosac & Naify, e ‘MARIANA’ (2016). Recebeu prêmios do Museu de Arte Moderna da Bahia; do Mother Jones International Fund for Documentary Photography; da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela melhor exposição fotográfica de 2015, além do Simon Guggenheim para sua pesquisa sobre a água e a fé, em 2001.

Serviço:

Conversa com Ailton Krenak (com a presença de Christian Cravo)

Data:Dia 04 de outubro, às 19h

Local: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP

Entrada gratuita, sujeita à lotação