O espetáculo Stabat Mater é o tema do Encontro com Espectadores em dezembro no Itaú Cultural

Novembro 27, 2019

O Itaú Cultural realiza mais um Encontro com Espectadores no dia 1 de dezembro (domingo), às 15h, com foco no espetáculo Stabat Mater. As convidadas desta edição, última em 2019, são a atriz, diretora e autora da peça, Janaina Leite, e a dramaturga e assistente de direção Lara Duarte para uma conversa sobre a peça, em cartaz até 11 de dezembro, no Teatro de Contêiner Mungunzá. A crítica teatral Maria Eugênia de Menezes, uma das fundadoras do Teatrojornal, como o qual o instituto firma parceria para este evento, e colaboradora do jornal O Estado de S.Paulo.

Em Stabat Mater, Janaina propõe o formato de uma palestra-performance sobre a história da Virgem Maria, ao longo dos séculos, a partir de texto da filósofa e psicanalista búlgara Julia Kristeva. A montagem busca as origens de um arranjo histórico entre o feminino e o masculino – refletido, por exemplo, no jogo de carrasco e da vítima ou de sua antecipação pelo gozo e a dor –, que o trabalho procura desarmar. De algum modo, com esta peça a atriz justifica a ausência de sua mãe no espetáculo anterior Conversas com meu Pai. Não por acaso, ela, Amália Fontes Leites, entra em cena na montagem, em cujo elenco também está o ator pornô Príapo.

O Encontro com Espectadores é realizado todos os meses no Itaú Cultural. Com a proposta de reunir críticos, artistas e o público em torno de um espetáculo em cartaz na cidade, a iniciativa começou a ser realizada pelo coletivo de críticos do Teatrojornal, a partir do desejo de intensificar a mediação entre arte e público. Desde 2018, a ação passou a ter como endereço o Itaú Cultural, na Avenida Paulista, em parceria com o instituto.

Serviço

Encontro com Espectadores

Data: 1 de dezembro (domingo), às 15h

Sobre o espetáculo Stabat Mater

Com: Janaina Leite e Lara Duarte

Mediação de Maria Eugênia de Menezes

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos