Agosto 20, 2020
"Dércio Marques: história e vida pelo olhar dos seus companheiros de estrada" é o título do documentário especial produzido pelo Canal Diversão & Arte, sob a direção de Dinho Santoz, sobre este que foi um dos artistas mais importantes para a preservação das práticas e da cultura popular brasileira nos últimos anos. O documentário está disponível para acesso gratuito no YouTube ou no Portal Canal Diversão e Arte
Nascido em 1947 em Uberaba, este mineiro andarilho viajou do litoral ao sertão, de sul a norte do país, atravessou fronteiras, sempre construindo pontes entre pessoas e criando uma grande rede em prol da cultura brasileira. Esta rede permaneceu viva mesmo depois de Dércio ter falecido em 2012, em decorrência de um câncer.
Dono de uma obra vasta, com mais de 12 discos gravados, sendo o primeiro em 1977 (Terra Vento Caminho), Dércio foi o responsável por apresentar ao Brasil o trovador e menestrel Elomar Figueira Mello. Dércio também está na própria criação de um circuito de música latino-americana nos idos anos de 1970 no Brasil, sendo ainda hoje muito estimado por grupos como Tarancón, Chaski e Terramérica. Lançou Diana Pequeno, e é também idolatrado por personalidades como Carlinhos Brown, Rolando Boldrin, Chico Cesar, entre outros. Sua história se confunde com a própria história da música brasileira.
Este documentário de 37 minutos conta com a participação especial de artistas como Daniela Lasalvia, Poli Brandini, Edson Natale, Katya Teixeira e Cao Alves, do jornalista e produtor cultural Rodrigo Hornhardt, da produtora Suzelita Meirelles e da apresentadora Bia Ramsthaler, produtora de várias obras musicais de Dércio. Além dos depoimentos captados no decorrer do ano de 2018, há ainda uma série de participações de Dércio em programas de Rolando Boldrin (inclusive um trecho da última homenagem de Boldrin a ele, no programa Sr Brasil da TV Cultura) e fotos inéditas de coleção particular.
Dada a sua importância para a história da música brasileira, Dércio também é tema de pesquisas para dissertações e teses em universidades de diversas partes do mundo, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal da Bahia e a L´Université Paris Nanterre.
Durante o mês de agosto serão muitas homenagens rendidas a este grande artista em razão de seu aniversário, comemorado em 19 de agosto. Há eventos e programas especiais em diversas localidades brasileiras e o Canal Diversão & Arte não poderia silenciar em data tão significativa para a cultura.

Sobre o Canal Diversão e Arte
Coletivo de Comunicação Cultural com quatro anos de atividades de comunicação, produção e divulgação do conteúdo cultural brasileiro: um espaço de encontro de artistas que ressoam suas vozes e seus projetos, uma vitrine para o público de atividades culturais, um registro para a história. Já são mais de 400 conteúdos audiovisuais publicados.
Serviço
Dércio Marques: história e vida pelo olhar dos seus companheiros de estrada
Documentário
Direção: Dinho Santoz
Transmissão: https://youtube.com/CanalDiversãoArte e https://canaldiversaoearte.com.br/
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php