Agosto 20, 2020
"Dércio Marques: história e vida pelo olhar dos seus companheiros de estrada" é o título do documentário especial produzido pelo Canal Diversão & Arte, sob a direção de Dinho Santoz, sobre este que foi um dos artistas mais importantes para a preservação das práticas e da cultura popular brasileira nos últimos anos. O documentário está disponível para acesso gratuito no YouTube ou no Portal Canal Diversão e Arte
Nascido em 1947 em Uberaba, este mineiro andarilho viajou do litoral ao sertão, de sul a norte do país, atravessou fronteiras, sempre construindo pontes entre pessoas e criando uma grande rede em prol da cultura brasileira. Esta rede permaneceu viva mesmo depois de Dércio ter falecido em 2012, em decorrência de um câncer.
Dono de uma obra vasta, com mais de 12 discos gravados, sendo o primeiro em 1977 (Terra Vento Caminho), Dércio foi o responsável por apresentar ao Brasil o trovador e menestrel Elomar Figueira Mello. Dércio também está na própria criação de um circuito de música latino-americana nos idos anos de 1970 no Brasil, sendo ainda hoje muito estimado por grupos como Tarancón, Chaski e Terramérica. Lançou Diana Pequeno, e é também idolatrado por personalidades como Carlinhos Brown, Rolando Boldrin, Chico Cesar, entre outros. Sua história se confunde com a própria história da música brasileira.
Este documentário de 37 minutos conta com a participação especial de artistas como Daniela Lasalvia, Poli Brandini, Edson Natale, Katya Teixeira e Cao Alves, do jornalista e produtor cultural Rodrigo Hornhardt, da produtora Suzelita Meirelles e da apresentadora Bia Ramsthaler, produtora de várias obras musicais de Dércio. Além dos depoimentos captados no decorrer do ano de 2018, há ainda uma série de participações de Dércio em programas de Rolando Boldrin (inclusive um trecho da última homenagem de Boldrin a ele, no programa Sr Brasil da TV Cultura) e fotos inéditas de coleção particular.
Dada a sua importância para a história da música brasileira, Dércio também é tema de pesquisas para dissertações e teses em universidades de diversas partes do mundo, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal da Bahia e a L´Université Paris Nanterre.
Durante o mês de agosto serão muitas homenagens rendidas a este grande artista em razão de seu aniversário, comemorado em 19 de agosto. Há eventos e programas especiais em diversas localidades brasileiras e o Canal Diversão & Arte não poderia silenciar em data tão significativa para a cultura.

Sobre o Canal Diversão e Arte
Coletivo de Comunicação Cultural com quatro anos de atividades de comunicação, produção e divulgação do conteúdo cultural brasileiro: um espaço de encontro de artistas que ressoam suas vozes e seus projetos, uma vitrine para o público de atividades culturais, um registro para a história. Já são mais de 400 conteúdos audiovisuais publicados.
Serviço
Dércio Marques: história e vida pelo olhar dos seus companheiros de estrada
Documentário
Direção: Dinho Santoz
Transmissão: https://youtube.com/CanalDiversãoArte e https://canaldiversaoearte.com.br/
Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php