Novembro 21, 2016
Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro, Rudinei Borges realiza oficina sobre criação de textos dramatúrgicos a partir de imersão em metodologia específica da história oral de vida, com elaboração de projeto, entrevistas, textualização e transcriação. A oficina é gratuita e será realizada no Espaço Cia. do Pássaro, que fica próximo ao Metrô Anhangabaú. Serão oito vagas, abertas a todos os interessados e ao final um certificado de conclusão será entregue aos participantes.
Durante a oficina, Rudinei compartilhará perspectivas teóricas e práticas de intersecções entre dramaturgia e história oral de vida, motivado por inúmeras vivências, pesquisa e peças de teatro publicadas e encenadas por diversos coletivos teatrais.
O dramaturgo, poeta e ficcionista possui em sua trajetória uma série de experiências marcantes como em Pimental, vila ribeirinha do alto rio Tapajós, no oeste do Pará, onde ouviu dos moradores mais antigos histórias de resistência e luta contra a construção de um complexo de hidrelétricas que, se fosse de fato instalado, inundaria e desapareceria com a pequena vila de Pimental. Da história oral de vida dos ribeirinhos e de lembranças autobiográficas, Rudinei Borges escreveu em 2016 a peça Dezuó, breviário das águas, uma alusão ficcional à luta dos povos amazônicos contra as barragens que destroem um modo de vida de estreita relação com a floresta e os rios.
Serviço
Oficina de Dramaturgia e História de Vida - Com Rudinei Borges
Público - alvo: Dramaturgos, escritores, atores, performers, educadores, historiadores, professores, jornalistas e estudantes de teatro
Inscrição: Enviar currículo para o e-mail: dramaturgia.memoria@gmail.com até 25.11
Quando: 29 e 30 de novembro a 01 de dezembro - Das 19h às 22h
Local: Espaço Cia. do Pássaro - Álvaro de Carvalho. 177. Centro. Metrô Anhangabaú
Dúvidas: [11] 3151-4664
Serão concedidos certificados aos participantes que frequentarem todos os encontros