Novo professor estreia nas aulas de criação na grade do IC para Crianças, do Itaú Cultural

Novembro 12, 2020

O IC para Crianças segue nesta semana com a programação composta de aulas de criação, às terças-feiras, de dança, aos domingos, da Expedição Brasiliana toda sexta-feira, e de vivências musicais, quinzenalmente, sempre às segundas-feiras. Elas voltam na próxima semana com diversas novidades sonoras. Os vídeos entram no ar sempre a partir das 11h, tanto no site quanto no Youtube do Itaú Cultural. Segue abaixo a grade entre os dias 13 e 17 de novembro.

Expedição Brasiliana

No dia 13 de outubro, sexta-feira, os educadores do Itaú Cultural apresentam para o público o sétimo episódio da segunda temporada de Expedição Brasiliana, chamado Deixando marcas: Criando Fósseis.

Diversas maneiras de criação de fósseis, usando massa de modelar, biscuit e massinha feita em casa com farinha de trigo, por exemplo, serão exploradas neste vídeo. Esta temporada da série explora outro aspecto fortemente presente na Coleção Brasiliana: a natureza. Ela reúne um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país, desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando diferentes histórias do Brasil.

Cada vídeo é acompanhado de material complementar, publicado no site do Itaú Cultural, que aprofunda e expande as temáticas apresentadas, além de três ilustrações que têm a ver com a temática do episódio. Ficam disponíveis, também, páginas para baixar, como, no caso deste episódio, uma tabela com espaço para o desenho dos seres criados e anotações. Cada vídeo tem em média 15 minutos de duração, com transmissão em Libras e com legendas. Todo o conteúdo é produzido pelos educadores da organização.

Dança

A educadora e bailarina Viviane Fontes, no dia 15 de novembro, domingo, ensina sobre a forma narrativa das histórias de ballet de repertório e alguns passos básicos introdutórios da técnica clássica. Tendo como referência o conto da Bela Adormecida, ela propõe um clima de sonho e uma coreografia desafiadora.

Criação

No dia 17 de novembro, terça-feira, sob o comando do artista visual Gustavo de Magalhães, as aulas de criação terão como fio condutor as diferentes possibilidades de se trabalhar o movimento a partir de dobras, cortes e colagens com papel. Em sua primeira participação ele ensina a criar um livro objeto com quatro cenários diferentes, utilizando como temática as estações do ano. Dessa forma, uma árvore, por exemplo pode ser usada de maneira distinta em cada página através do uso de diferentes paletas de cores.

Sobre os professores

Gustavo de Magalhães é artista visual e sempre gostou de brincar com papel. Trabalhou por mais de 15 anos produzindo peças e bonecos para a publicidade e o cinema. Atualmente, à frente da Oficina Cana-de-Açúcar, desenvolve trabalho autoral em livros de artista e livros pop-up.

Viviane Fontes é arte-educadora, atriz e bailarina. Através do teatro e da dança, constrói suas aulas inspirada por estes universos. Antes de mergulhar na licenciatura, trabalhou dançando em companhias e viajou por diversas cidades do Brasil conhecendo diferentes modalidades e estilos. Isso fez com que ela enxergasse a vontade das pessoas em se relacionar e respeitar as naturalidades corporais e suas expressões. Assim, uniu seu conhecimento técnico e as necessidades individuais, resultando no prazer pelo movimento. Tornar a dança uma experiência prazerosa é o principal foco de Viviane.

Serviço

IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Com vídeos postados sempre às 11h

Dia 13 de novembro (sexta-feira)
Expedição Brasiliana
Com os educadores do Itaú Cultural
Classificação Indicativa: Livre

Dia 15 de novembro (domingo)
Aulas de Dança
Com Viviane Fontes
Classificação Indicativa: Livre

Dia 17 de novembro (terça-feira)
Aulas de Criação
Com Estéfi Machado
Classificação Indicativa: Livre

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural