Outubro 20, 2020
O IC para Crianças continua com a programação composta de vivências musicais, quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, aulas de criação, às terças-feiras, e de dança, aos domingos, além da Expedição Brasiliana toda sexta-feira. Os vídeos entram no ar sempre a partir das 11h, tanto no site quanto no Youtube do Itaú Cultural. Segue abaixo a grade entre os dias 23 e 27 de outubro.
Expedição Brasiliana
A segunda temporada do projeto traz, no dia 23 de outubro, sexta-feira, o episódio Criando com Plantas Secas. As imagens de plantas e flores que aparecem no módulo O Brasil dos Naturalistas, dentro da Coleção Brasiliana, na qual a série é inspirada, além de apresentarem a exuberância da flora brasileira, abordam a morfologia da semente. A partir disso, os educadores do Itaú Cultural apresentam formas de estudar e criar com plantas, usando uma técnica de secagem e preservação. Com elas secas, é possível criar, por exemplo, uma página de catálogo, como num herbário, conciliando o fazer artístico com o científico.
Esta temporada da série explora outro aspecto fortemente presente na Coleção Brasiliana: a natureza. Ela reúne um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país, desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando diferentes histórias do Brasil.
Cada vídeo é acompanhado de material complementar, publicado no site do Itaú Cultural, que aprofunda e expande as temáticas apresentadas, além de três ilustrações que têm a ver com a temática do episódio. Ficam disponíveis, também, páginas para baixar, como, no caso deste episódio, o modelo de uma etiqueta para melhor catalogar as plantas utilizadas. Cada vídeo tem em média 15 minutos de duração, com transmissão em Libras e com legendas. Todo o conteúdo é produzido pelos educadores da organização.
Vivências Musicais
O diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira, Felipe Edmo, que é também fundador do grupo musical Trupe Trupé, no dia 26 de outubro, segunda-feira, assume as Vivências Musicais, que passam a ser quinzenais de agora em diante. No primeiro vídeo, ele explora brincadeiras tradicionais e propõe vivenciar a música de maneira dançante e com instrumentos inusitados.
Dança
A educadora e bailarina Viviane Fontes estreia no projeto no dia 25 de outubro, domingo. Nesta primeira aula, ela conta a história do Lago dos Cisnes e ensina o que é balé de repertório. Tendo como referência as asas do cisne, conduz uma pequena coreografia a partir dos braços.
Criação
A designer Estéfi Machado, no dia 27 de outubro, terça-feira, continua explorando o universo dos brinquedos, reutilizando materiais recicláveis. Dessa vez ela constrói arraias e peixes utilizando rolinho de papel higiênico, papel e barbante.
Sobre os professores
Estéfi Machado é designer, crafiteira, cenógrafa, fotógrafa e escritora. Há oito anos, criou um blog que compartilha ideias de brincadeiras entre adultos e crianças para inspirar os pais a se conectarem com seus filhos. É também autora de O Livro da Estéfi, publicado pela Cia das Letrinhas.
Filipe Edmo é diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Atou como professor de música, dança e teatro em diversas escolas e instituições pela capital paulista e grande São Paulo. Fundador da Trupe Trupé, grupo de música infantil, já compôs e gravou com diversos nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna e Palavra Cantada. Integrou a equipe do Instituto Brincante como artista e educador e fundou a Fervo Produções, uma produtora especializada na pesquisa e difusão das manifestações populares brasileiras. Junto a Paulo Tatit (Palavra Cantada) criou o projeto Siricutico, uma série de oficinas que em 2020 transformou-se em shows, vídeos e muitas músicas e brincadeiras inéditas de autoria da dupla.
Viviane Fontes é arte-educadora, atriz e bailarina. Através do teatro e da dança, constrói suas aulas inspirada por estes universos. Antes de mergulhar na licenciatura, trabalhou dançando em companhias e viajou por diversas cidades do Brasil conhecendo diferentes modalidades e estilos. Isso fez com que ela enxergasse a vontade das pessoas em se relacionar e respeitar as naturalidades corporais e suas expressões. Assim, uniu seu conhecimento técnico e as necessidades individuais, resultando no prazer pelo movimento. Tornar a dança uma experiência prazerosa é o principal foco de Viviane.
Itaú Cultural virtual
Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.
Serviço
IC Para Crianças
No site e no YouTube
Com vídeos postados sempre às 11h
Dia 23 de outubro (sexta-feira)
Expedição Brasiliana
Com os educadores do Itaú Cultural
Classificação Indicativa: Livre
Dia 25 de outubro (domingo)
Aulas de Dança
Com Viviane Fontes
Classificação Indicativa: Livre
Dia 26 de outubro (segunda-feira)
Vivência musical
Com Filipe Edmo
Classificação Indicativa: Livre
Dia 27 de outubro (terça-feira)
Aulas de Criação
Com Estéfi Machado
Classificação Indicativa: Livre
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php