Novidades agitam a semana do IC para Crianças

Outubro 20, 2020

O IC para Crianças continua com a programação composta de vivências musicais, quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, aulas de criação, às terças-feiras, e de dança, aos domingos, além da Expedição Brasiliana toda sexta-feira. Os vídeos entram no ar sempre a partir das 11h, tanto no site quanto no Youtube do Itaú Cultural. Segue abaixo a grade entre os dias 23 e 27 de outubro.

Expedição Brasiliana

A segunda temporada do projeto traz, no dia 23 de outubro, sexta-feira, o episódio Criando com Plantas Secas. As imagens de plantas e flores que aparecem no módulo O Brasil dos Naturalistas, dentro da Coleção Brasiliana, na qual a série é inspirada, além de apresentarem a exuberância da flora brasileira, abordam a morfologia da semente. A partir disso, os educadores do Itaú Cultural apresentam formas de estudar e criar com plantas, usando uma técnica de secagem e preservação. Com elas secas, é possível criar, por exemplo, uma página de catálogo, como num herbário, conciliando o fazer artístico com o científico.

Esta temporada da série explora outro aspecto fortemente presente na Coleção Brasiliana: a natureza. Ela reúne um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país, desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando diferentes histórias do Brasil.

Cada vídeo é acompanhado de material complementar, publicado no site do Itaú Cultural, que aprofunda e expande as temáticas apresentadas, além de três ilustrações que têm a ver com a temática do episódio. Ficam disponíveis, também, páginas para baixar, como, no caso deste episódio, o modelo de uma etiqueta para melhor catalogar as plantas utilizadas. Cada vídeo tem em média 15 minutos de duração, com transmissão em Libras e com legendas. Todo o conteúdo é produzido pelos educadores da organização.

Vivências Musicais

O diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira, Felipe Edmo, que é também fundador do grupo musical Trupe Trupé, no dia 26 de outubro, segunda-feira, assume as Vivências Musicais, que passam a ser quinzenais de agora em diante. No primeiro vídeo, ele explora brincadeiras tradicionais e propõe vivenciar a música de maneira dançante e com instrumentos inusitados.

Dança

A educadora e bailarina Viviane Fontes estreia no projeto no dia 25 de outubro, domingo. Nesta primeira aula, ela conta a história do Lago dos Cisnes e ensina o que é balé de repertório. Tendo como referência as asas do cisne, conduz uma pequena coreografia a partir dos braços.

Criação

A designer Estéfi Machado, no dia 27 de outubro, terça-feira, continua explorando o universo dos brinquedos, reutilizando materiais recicláveis. Dessa vez ela constrói arraias e peixes utilizando rolinho de papel higiênico, papel e barbante.

Sobre os professores

Estéfi Machado é designer, crafiteira, cenógrafa, fotógrafa e escritora. Há oito anos, criou um blog que compartilha ideias de brincadeiras entre adultos e crianças para inspirar os pais a se conectarem com seus filhos. É também autora de O Livro da Estéfi, publicado pela Cia das Letrinhas.

Filipe Edmo é diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Atou como professor de música, dança e teatro em diversas escolas e instituições pela capital paulista e grande São Paulo. Fundador da Trupe Trupé, grupo de música infantil, já compôs e gravou com diversos nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna e Palavra Cantada. Integrou a equipe do Instituto Brincante como artista e educador e fundou a Fervo Produções, uma produtora especializada na pesquisa e difusão das manifestações populares brasileiras. Junto a Paulo Tatit (Palavra Cantada) criou o projeto Siricutico, uma série de oficinas que em 2020 transformou-se em shows, vídeos e muitas músicas e brincadeiras inéditas de autoria da dupla.

Viviane Fontes é arte-educadora, atriz e bailarina. Através do teatro e da dança, constrói suas aulas inspirada por estes universos. Antes de mergulhar na licenciatura, trabalhou dançando em companhias e viajou por diversas cidades do Brasil conhecendo diferentes modalidades e estilos. Isso fez com que ela enxergasse a vontade das pessoas em se relacionar e respeitar as naturalidades corporais e suas expressões. Assim, uniu seu conhecimento técnico e as necessidades individuais, resultando no prazer pelo movimento. Tornar a dança uma experiência prazerosa é o principal foco de Viviane.

Itaú Cultural virtual

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Serviço

IC Para Crianças
No site e no YouTube
Com vídeos postados sempre às 11h

Dia 23 de outubro (sexta-feira)
Expedição Brasiliana
Com os educadores do Itaú Cultural
Classificação Indicativa: Livre

Dia 25 de outubro (domingo)
Aulas de Dança
Com Viviane Fontes
Classificação Indicativa: Livre

Dia 26 de outubro (segunda-feira)
Vivência musical
Com Filipe Edmo
Classificação Indicativa: Livre

Dia 27 de outubro (terça-feira)
Aulas de Criação
Com Estéfi Machado
Classificação Indicativa: Livre

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural