Novembro 25, 2020
O Itaú Cultural estreia no dia 26 de novembro, quinta-feira, às 15h, em seu site, a nova série realizada pela instituição: O Artista por Trás da Cena, dedicada ao trabalho de profissionais com colaborações fundamentais para o resultado que chega ao público como produto final.
Nesta primeira temporada, a ser exibida semanalmente em seis episódios, o apresentador Guilherme Bonfanti, light designer com longa trajetória ao lado de grupos como o Teatro da Vertigem, traz o olhar e experiências de iluminadores, cenógrafos e figurinistas de diferentes partes do país, os quais abordam tanto o seu trabalho quanto as formas como têm atuado em meio à pandemia. O primeiro convidado é o iluminador Marcelo Flecha, fundador e diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, sediada em São Luís, no Maranhão.
Depois de irem ao ar, todos os episódios da série permanecem disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube. Todos os programas disponibilizam legendas em português.
Na conversa de estreia da série, gravada online com Guilherme Bonfanti durante o período da pandemia, Flecha fala sobre a sua larga experiência na realização de espetáculos por toda a região Nordeste, da qual destaca a importância de conceber artefatos cênicos que sejam adaptáveis para os mais diversos tipos de palco.
Com uma atuação que abrange também pesquisa, direção e cenografia, ele destaca que, como iluminador, busca formas de fazer da luz um instrumento de dramaturgia. Ele comenta, ainda, que o que mais fez durante o período de isolamento social foi questionar o formato do teatro presencial na pós-pandemia, tendo como ponto de partida as ações tomadas por artistas das artes cênicas para poder sobreviver durante esse período.
Trajetória
Diretor, dramaturgo, pesquisador, cenógrafo, iluminador e escritor, Marcelo Flecha é diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, da qual é fundador. Dirigiu mais de 30 espetáculos, entre eles todo o repertório da companhia. Vencedor de cinco prêmios de melhor direção, seus espetáculos circularam por mais de 100 cidades em todos os estados do país, e foram selecionados para os principais projetos de circulação do país.
Dirigindo montagens de grupos de teatro nordestinos, já ganhou seis vezes o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. É autor do livro Cinco Tempos em Cinco Textos: Dramaturgia Reunida, que reúne sua produção dramatúrgica entre 2003 e 2009. Foi produtor do Festival de Teatro Sul-Maranhense, da Semana Imperatrizense de Teatro e diretor artístico da Feira do Livro de São Luís, onde ocupou o cargo de diretor técnico do Teatro Arthur Azevedo durante uma década.
É criador, ainda, de Quadro de Antagônicos (2018), método de treinamento para o ator, e de Transposição de Gêneros (2017) – ambos pelo Sesc Dramaturgias –, instrumento de confecção de dramaturgia. Os sistemas foram objeto de pesquisa, dissertações, artigos, memoriais e publicações, e suas atividades formativas realizadas em 29 cidades de 14 estados brasileiros.
Próximos
A primeira temporada da série traz novos episódios em todas as quintas-feiras de dezembro. No dia 3, entra no ar a conversa com a também iluminadora Iara Souza, que fala das experiências de trabalhos em palcos variados em Belém, trata da expansão das possibilidades de criação na área e comenta seu interesse pelo improviso.
O designer e diretor de arte pernambucano Guilherme Luigi é o convidado do dia 10, e conversa sobre o trabalho de cenografia realizado em parceria com artistas conterrâneos, a exemplo do grupo de teatro Magiluth, cuja mais recente parceria, a peça Apenas o Fim do Mundo (2019), foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Cenografia. A figurinista paulistana Simone Mina participa do programa no dia 17, e trata, entre outros assuntos, da importância da compreensão do subtexto da dramaturgia junto com diretores e atores, para a interação entre a roupa e o texto.
O episódio do dia 24 de dezembro é com o carioca Renato Machado, que tem uma trajetória de quase 30 anos com iluminação e comenta como, ao criar seus projetos, pensa em todos os processos necessários para os mais diferentes tipos de espetáculos de teatro, dança ou música. A primeira temporada da série se encerra no dia 31, com a iluminadora pernambucana Luciana Raposo, que fala sobre como constrói um trabalho artesanal e afetivo, a partir da proximidade com todas as equipes e do acompanhamento das montagens desde os primeiros ensaios.
Programação
TEMPORADA 1
26 de novembro
Marcelo Flecha
3 de dezembro
Iara Souza
10 de dezembro
Guilherme Luigi
17 de dezembro
Simone Mina
24 de dezembro
Renato Machado
31 de dezembro
Luciana Raposo
Serviço
O Artista por Trás da Cena
Estreia dia 26 de novembro (quinta-feira), a partir das 15h
Online em www.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php
Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php
MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php
Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php
Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php
No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php
Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php