Nova série do Itaú Cultural coloca em primeiro plano profissionais que atuam nos bastidores da arte

Novembro 25, 2020

O Itaú Cultural estreia no dia 26 de novembro, quinta-feira, às 15h, em seu site, a nova série realizada pela instituição: O Artista por Trás da Cena, dedicada ao trabalho de profissionais com colaborações fundamentais para o resultado que chega ao público como produto final.

Nesta primeira temporada, a ser exibida semanalmente em seis episódios, o apresentador Guilherme Bonfanti, light designer com longa trajetória ao lado de grupos como o Teatro da Vertigem, traz o olhar e experiências de iluminadores, cenógrafos e figurinistas de diferentes partes do país, os quais abordam tanto o seu trabalho quanto as formas como têm atuado em meio à pandemia. O primeiro convidado é o iluminador Marcelo Flecha, fundador e diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, sediada em São Luís, no Maranhão.

Depois de irem ao ar, todos os episódios da série permanecem disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube. Todos os programas disponibilizam legendas em português.

Na conversa de estreia da série, gravada online com Guilherme Bonfanti durante o período da pandemia, Flecha fala sobre a sua larga experiência na realização de espetáculos por toda a região Nordeste, da qual destaca a importância de conceber artefatos cênicos que sejam adaptáveis para os mais diversos tipos de palco.

Com uma atuação que abrange também pesquisa, direção e cenografia, ele destaca que, como iluminador, busca formas de fazer da luz um instrumento de dramaturgia. Ele comenta, ainda, que o que mais fez durante o período de isolamento social foi questionar o formato do teatro presencial na pós-pandemia, tendo como ponto de partida as ações tomadas por artistas das artes cênicas para poder sobreviver durante esse período.

Trajetória

Diretor, dramaturgo, pesquisador, cenógrafo, iluminador e escritor, Marcelo Flecha é diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, da qual é fundador. Dirigiu mais de 30 espetáculos, entre eles todo o repertório da companhia. Vencedor de cinco prêmios de melhor direção, seus espetáculos circularam por mais de 100 cidades em todos os estados do país, e foram selecionados para os principais projetos de circulação do país.

Dirigindo montagens de grupos de teatro nordestinos, já ganhou seis vezes o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. É autor do livro Cinco Tempos em Cinco Textos: Dramaturgia Reunida, que reúne sua produção dramatúrgica entre 2003 e 2009. Foi produtor do Festival de Teatro Sul-Maranhense, da Semana Imperatrizense de Teatro e diretor artístico da Feira do Livro de São Luís, onde ocupou o cargo de diretor técnico do Teatro Arthur Azevedo durante uma década.

É criador, ainda, de Quadro de Antagônicos (2018), método de treinamento para o ator, e de Transposição de Gêneros (2017) – ambos pelo Sesc Dramaturgias –, instrumento de confecção de dramaturgia. Os sistemas foram objeto de pesquisa, dissertações, artigos, memoriais e publicações, e suas atividades formativas realizadas em 29 cidades de 14 estados brasileiros.

Próximos

A primeira temporada da série traz novos episódios em todas as quintas-feiras de dezembro. No dia 3, entra no ar a conversa com a também iluminadora Iara Souza, que fala das experiências de trabalhos em palcos variados em Belém, trata da expansão das possibilidades de criação na área e comenta seu interesse pelo improviso.

O designer e diretor de arte pernambucano Guilherme Luigi é o convidado do dia 10, e conversa sobre o trabalho de cenografia realizado em parceria com artistas conterrâneos, a exemplo do grupo de teatro Magiluth, cuja mais recente parceria, a peça Apenas o Fim do Mundo (2019), foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Cenografia. A figurinista paulistana Simone Mina participa do programa no dia 17, e trata, entre outros assuntos, da importância da compreensão do subtexto da dramaturgia junto com diretores e atores, para a interação entre a roupa e o texto.

O episódio do dia 24 de dezembro é com o carioca Renato Machado, que tem uma trajetória de quase 30 anos com iluminação e comenta como, ao criar seus projetos, pensa em todos os processos necessários para os mais diferentes tipos de espetáculos de teatro, dança ou música. A primeira temporada da série se encerra no dia 31, com a iluminadora pernambucana Luciana Raposo, que fala sobre como constrói um trabalho artesanal e afetivo, a partir da proximidade com todas as equipes e do acompanhamento das montagens desde os primeiros ensaios.

Programação

TEMPORADA 1

26 de novembro
Marcelo Flecha

3 de dezembro
Iara Souza

10 de dezembro
Guilherme Luigi

17 de dezembro
Simone Mina

24 de dezembro
Renato Machado

31 de dezembro
Luciana Raposo

Serviço

O Artista por Trás da Cena
Estreia dia 26 de novembro (quinta-feira), a partir das 15h
Online em www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural