Novembro 06, 2025
Em novembro e no início de dezembro, o Itaú Cultural realiza novas atividades para crianças e famílias. Nos sábados deste mês, a tradicional programação para esse público que acontece de manhã no Bulevar do Rádio — espaço ao ar livre ao lado do IC, na Rua Leôncio de Carvalho — é Histórias que encantam, na qual o núcleo Agbalá Conta apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras diferentes a cada final de semana. Em todos os domingos de novembro e nos dois primeiros domingos de dezembro, os educadores do IC ministram a oficina Dobras e Descobertas, que convida os visitantes a soltarem a imaginação com dobraduras em papel.
Por fim, em 16 de novembro (domingo), também pela manhã, o Bulevar do Rádio recebe a intervenção Pergunte a um(a) Cientista. Iniciativa do coletivo de divulgação científica Via Saber, ela leva cientistas de áreas específicas para responderem curiosidades do público. Como tudo no IC, a programação é gratuita. Não é necessário reservar ingressos para participar, basta chegar (sujeito a lotação).

No dia 29, Histórias que encantam termina com a contação As pulseiras de ouro de Oyá. Baseada na deusa iorubá Oyá, ou Iansã, como é conhecida no Brasil, a história é autoral e retrata a entidade quando criança. Morando em uma aldeia próxima ao rio Níger, a menina pretinha como o céu da noite estrelada sonha com a liberdade e, com isso, transforma-se no vento.
Em todas as sessões de Histórias que encantam, Giselda é acompanhada de trilha sonora, com Carol Nascimento no violão, Wellington Ngunga na percussão e ambos na voz (no dia 22 apenas Wellington participa).
Mais atividades
Completando a agenda do final de semana, nos domingos de novembro e nos dois primeiros de dezembro, dias 7 e 14, às 11h, o Itaú Cultural realiza a oficina Dobras e Descobertas. Na atividade, os educadores do IC convidam o público que passa pela instituição a criar dobraduras e compor imagens com papéis de diferentes tamanhos, cores e texturas. Nos dias 9 e 16 de novembro, a oficina acontece no térreo, e a partir de 23 de novembro, no Bulevar do Rádio. São 20 vagas e basta chegar para participar.
No dia 16 de novembro (domingo), das 11h às 13h, o Bulevar do Rádio recebe outra vivência para crianças e famílias, a intervenção Pergunte a um(a) Cientista. Iniciativa do coletivo de divulgação científica Via Saber, ela leva três cientistas de áreas específicas para responderem curiosidades do público. O tema desta edição em parceria com a Fundação Itaú é Ciência e Artes. Os profissionais ficarão sentados em mesas com cadeiras disponíveis ao público, prontos para conversar com quem se interessar, promovendo uma troca leve, educativa e envolvente.
Por fim, a Sala Vermelha, no piso 3 do Itaú Cultural, continua a receber a nova temporada da peça infantojuvenil A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, da Cia Fabulinhando. Em cartaz sempre aos domingos, às 16h, até 30 de novembro, o espetáculo acompanha o encontro de três irmãos, vividos por Jhoao Junnior, Maria Alencar e Elaine Silva, que retornam da cidade grande para o quintal de sua avó, no sertão nordestino, em busca da botija de ouro sobre a qual ela sempre falava quando eles eram pequenos.
Inspirado na tradição oral da região, o enredo resgata mitos como o da Caipora e da Princesa da Serra, embalados por trilha sonora ao vivo e cenografia repleta de elementos da cultura popular nordestina. A direção é de Jhoao e Maria. A programação é gratuita, basta reservar o ingresso a partir da terça-feira da semana da apresentação, às 12h, na plataforma INTI – com acesso pelo site.
Sobre
Agbalá Conta é um núcleo de pesquisa e criação de narrativas pretas, fundado em 2010 por Giselda Perê com o objetivo de dar visibilidade às histórias das nossas ancestralidades pretas. Agbalá Conta é uma cabaça mágica que guarda todas as histórias das nossas ancestralidades pretas. Quando encantada ela se abre e revela histórias que valorizam nossas identidades e nossas histórias de origem, devolvendo a dignidade, a humanidade, a sabedoria, e as belezas contidas em nossas heranças ancestrais.
SERVIÇO
Histórias que encantam, com o núcleo Agbalá Conta
8, 15, 22 e 29 de novembro (sábado), às 11h30
Uma contação diferente a cada dia, respectivamente:
Quantas Áfricas têm na África?
Brinquedos e histórias de cantar e encantar
Do livro para a boca
As pulseiras de ouro de Oyá
No Bulevar do Rádio (espaço ao ar livre ao lado do Itaú Cultural, na Rua Leôncio de Carvalho)
Classificação indicativa: livre
Duração: 45 min
Entrada gratuita, basta chegar. Sujeito a lotação.
Dobras e descobertas, com os educadores do IC
9, 16, 23 e 30 de novembro, e 7 e 14 de dezembro (domingo), das 11h às 13h
No térreo do Itaú Cultural em 9 e 16 de novembro e no Bulevar do Rádio a partir de 23 de novembro
Classificação indicativa: livre
20 vagas
Entrada gratuita, basta chegar. Sujeito a lotação.
Intervenção Pergunte a um(a) Cientista
16 de novembro (domingo), das 11h às 13h
No Bulevar do Rádio (espaço ao ar livre ao lado do Itaú Cultural, na Rua Leôncio de Carvalho)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita, basta chegar.
A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro
Espetáculo com a Cia Fabulinhando
Nova temporada até 30 de novembro de 2025 (domingo), às 16h
Na Sala Vermelha, piso 3 do Itaú Cultural
Classificação indicativa: livre
Duração: aprox. 60 minutos
Capacidade: 70 lugares
Ingressos gratuitos, reservados a partir da terça-feira da semana da apresentação, às 12h, pelo site do IC
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Assessoria de Imprensa - ConteúdoInk
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php
MIS Experience apresenta Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos.
Uma celebração inédita e imersiva de um dos livros mais lidos do mundo chega a São Paulo em 18 dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+apresenta+exposicao+pequeno+principe+anos.php