Maio 15, 2025
Estimular a leitura e criar um espaço lúdico para que as crianças e suas famílias interajam são o mote para realizar uma nova programação do Itaú Cultural, Brincando com Palavras: Jogos e Livros. A atividade acontece todos os domingos até 27 de julho – sempre das 11h às 13h, com entrada até 12h30, e sem inscrição prévia ou reserva de ingressos; é só chegar. Nestes dias, em que a Avenida Paulista está fechada para os carros e aberta para passeios dos transeuntes, a equipe de Mediação Cultural e Relacionamento oferece propostas lúdicas e criativas a fim de proporcionar um momento de trocas e de contato com a arte e a cultura.
Brincando com Palavras: Jogos e Livros também tem interpretação em Libras e é realizada no Piso Térreo, logo na entrada do Itaú Cultural. Ali estão dispostos livros de leitura fácil e atraente para os pequenos e jogos de tabuleiro para descobrir letras ou sílabas e construir palavras, ou construir rimas, entre outros. Desta forma, as crianças brincam com as palavras ao mesmo tempo em que exploram o universo da arte e da cultura brasileiras no ambiente da literatura e da imaginação.
Como tudo no Itaú Cultural, a programação é gratuita. Para participar, basta chegar no local no horário. A atividade comporta até 20 pessoas, sujeito à lotação.

Teatro infantil
Dando continuidade à programação para a família, o IC recebe, nas tardes de domingo, a peça A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, da Cia Fabulinhando. O espetáculo acontece na Sala Vermelha às 16h, com exceção de 25 de maio, quando ele integra a Virada Cultural com dois horários, às 15h e às 17h.
Em cartaz até 27 de julho, A Botija acompanha o encontro de três irmãos, vividos por Jhoao Junnior, Maria Alencar Rosa e Elaine Silva, que retornam da cidade grande para o quintal de sua avó, no sertão nordestino, em busca da botija de ouro sobre a qual ela sempre falava quando eles eram pequenos. Inspirado na tradição oral da região, o enredo resgata mitos como o da Caipora e da Princesa da Serra, embalados por trilha sonora ao vivo e cenografia repleta de elementos da cultura popular nordestina. A direção é de Jhoao e Maria.
Brincar, descobrir e cantar
Além dessas atrações, o público pode visitar, no térreo do IC, a Ocupação Palavra Cantada, a primeira da série Ocupação dedicada ao universo infantil. Aberta até 3 de agosto, a exposição celebra os mais de 30 anos da dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, ícones da música brasileira para crianças. Em uma ambientação que simula uma casa típica de bairro, com cômodos e móveis coloridos, a mostra convida o público a descobrir, brincar e cantar – incluindo um karaokê debaixo do chuveiro e a famosa toca do rato, personagem de uma das canções mais conhecidas da dupla.
Tudo está ao alcance dos olhos das crianças – os objetos expostos, assim como os textos de parede, foram colocados em uma altura mais baixa especialmente para que elas possam usufruir do conteúdo. A mostra apresenta fotografias, vídeos, instrumentos, croquis, capas e textos guardados no acervo pessoal de Sandra e de Tatit.
A Ocupação Palavra Cantada tem curadoria da dupla, junto da equipe do Itaú Cultural. O projeto expográfico é de Renato Bolelli Rebouças. A realização da mostra e o plano de acessibilidade também são do IC.
O percurso pelo espaço expositivo é realizado em blocos de 50 minutos, em grupos de 40 pessoas por vez – 15 delas, com reserva prévia de ingresso no site da instituição, e 25 para o público espontâneo (veja o serviço completo abaixo).
Serviço
Brincando com palavras: jogos e livros
Domingo, das 11h às 13h (com entrada até 12h30), até 27 de julho
Local: térreo do IC
Classificação indicativa: livre (crianças devem permanecer acompanhadas de seus responsáveis)
Duração: aprox. 120 minutos
Capacidade: 20 vagas. Sujeito à lotação.
Entrada gratuita, basta chegar
Espetáculo A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro
Até 27 de julho de 2025 (domingo), às 16h
Com exceção de 25 de maio, quando acontece às 15h e às 17h como parte da programação da Virada Cultural
Local: Sala Vermelha, piso 3 do Itaú Cultural
Classificação indicativa: livre
Duração: aprox. 60 minutos
Capacidade: 70 lugares
Ingressos gratuitos, reservados na terça-feira da semana da apresentação pelo site do IC
Ocupação Palavra Cantada
Até 3 de agosto de 2025
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita, com reserva de ingressos e visita espontânea (veja mais detalhes abaixo)
Como visitar a Ocupação Palavra Cantada?
Pensando em acomodar da melhor maneira todos que queiram visitar a Ocupação Palavra Cantada, o público poderá acessar gratuitamente o espaço expositivo de duas maneiras:
1. Reserva antecipada de ingresso:
- Serão disponibilizados quinze (15) ingressos por sessão (50 minutos) via plataforma INTI, liberados semanalmente às 12h das terças-feiras, a partir de 29 de abril;
- Cada pessoa, por meio do seu CPF, poderá reservar quatro (4) ingressos por sessão; o visitante poderá reservar duas (2) sessões por dia.
2. Visita espontânea:
- Vinte e cinco (25) vagas para público espontâneo (sem agendamento prévio), de acordo com a capacidade máxima do local;
- Caso o espaço esteja com lotação máxima, o visitante receberá uma senha para aguardar o próximo horário livre. Enquanto espera, o público poderá circular pelas demais exposições do Itaú Cultural.
Horários de visita: cada sessão durará 50 minutos, iniciando às 11h10.
Capacidade máxima de público: 40 pessoas simultaneamente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wpp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Assessoria de Imprensa - Larissa Corrêa
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php