No mês das crianças, tem programação ampliada no Itaú Cultural, com filmes, audiovisuais, espetáculos e oficinas

Outubro 11, 2021

No mês dedicado às crianças, o Itaú Cultural amplia e segue com sua programação virtual para este público e sua família, com teatro, cinema e oficinas. A Itaú Cultural Play coloca no ar, no dia 8 de outubro, três mostras de filmes infantis: Cine Curtinhas, Espaço Itaú de Cinema e Gemini 8. No dia 16, inclui a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, com 10 filmes inéditos, a serem vistos simultaneamente, no festival e na plataforma.

Por sua vez, no dia 12, o Palco Virtual, estreia o espetáculo Boquinha ... E assim surgiu o mundo, do Coletivo Preto, com texto de Lázaro Ramos. Dentro do mesmo projeto, até o dia 11, o público tem acesso à peça Canto das Águas, do Coletivo Quizumba. No IC para Crianças, os pequenos encontram uma playlist com 10 vídeos que resgatam os melhores audiovisuais do projeto Expedição Brasiliana.

Tem mais: a coletânea da Mostra Infâncias Plurais, apresenta novos curtas audiovisuais, completando no Dia da Criança, 12, a reunião dos 50 vídeos selecionados dentro do projeto homônimo, realizado no final do ano passado, cuja proposta foi inspirar produções culturais infanto-juvenis em pessoas de todo o país, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. Esta série é resultado da parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto Alana.

Itaú Cultural Play

A plataforma de streaming focada em produções nacionais coloca no ar, no dia 8, 26 filmes especialmente para o gosto das crianças, divididos em quatros mostras. Uma delas teve a seleção feita pelo Espaço Itaú de Cinema, com filmes como Menino maluquinho – o filme, de Helvécio Ratton, e Menino maluquinho 2 – a aventura, de Fernando Meirelles, baseados na obra do cartunista Ziraldo. Completam a lista os longas Cavalinho azul, de Eduardo Escorel, Garoto cósmico, de Alê Abreu, Pequenas histórias e Segredo dos diamantes, ambos também de Ratton, e Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg.

A outra é a mostra Gemini 8, composta por sete episódios sobre as aventuras de Marco, um garoto da Terra que está em um planeta distante. A mostra Cine curtinhas, composta de desenhos em curta-metragem – cujas edições anteriores à pandemia eram realizadas presencialmente – tem curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura do IC. Desta vez, os títulos são: Macacada, de Thomas Larson, Meu melhor amigo, de Laly Cataguases, Lala – O que tem no museu?, de Thomas Larson e Jon Russo, As aventuras de Pety, de Anahí Borges, DaliVinCasso, de Marcelo Castro e Marlon Amorin Tenório, Lipe, vovô e o monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus, Gabi, de Claudio Furton, Hornzz, de Lena Franzz, Quando a chuva vem?, de Jefferson Batista, Viagem na chuva, de Wesley Rodrigues, Nana & Nilo e o tempo de brincar, de Sandro Lopes.

De 16 a 31 de outubro, a Itaú Cultural Play também exibe uma seleção de filmes, todos inéditos, que fazem parte da Mostra de Cinema infantil de Florianópolis, que celebra 20 anos de história. As exibições acontecem no mesmo período.

Palco Virtual

No próprio Dia da Criança, o Coletivo Preto apresenta a versão online do espetáculo Boquinha... E assim surgiu o mundo. Escrita por Lázaro Ramos, a obra une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas.

A história se passa no sótão da casa do menino João Vicente – interpretado pelo ator Orlando Caldeira –, que encontra uma caixa com pesquisas feitas pelo seu avô escritor. Por meio delas, o garoto e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam por culturas como a cristã, as africanas, a chinesa e as dos indígenas brasileiros, passando pelos domínios da ciência, para entender como o mundo começou.

Até o dia 11, o público tem acesso à peça Cantos de Aiyê, do Coletivo Quizumba. É um grande encontro para celebrar e cantar Aiyê, a Terra. O espetáculo é estruturado em quatro contos, sobre os quatro elementos, tendo como base as narrativas da tradição oral africana a respeito da ligação destes povos com a natureza, uma relação cíclica cheia de respeito e reverência. Em o Canto das Águas, também no ar até essa data, os filhos de Ewá contam a história do dia em que se perderam na mata com a mãe e quase foram derrotados pela sede. Enquanto isso, Iemanjá, a rainha do mar, precisa proteger suas águas da poluição causada pelos homens e ganha dos céus um presente muito especial para ajudá-la.

Infâncias Plurais

No dia 12, estarão no ar todos os 50 vídeos selecionados dentro do projeto Infâncias Plurais, realizado pelo Itaú Cultural e Instituto Alana no final do ano passado, cuja proposta foi inspirar produções culturais infanto-juvenis em pessoas de todo o país, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. O resultado são vídeos curtos que buscam, de diversas perspectivas, ver o mundo a partir dos olhos das crianças, levando em conta suas diferentes realidades.

Eles foram sendo colocados em coletâneas semanais até completar os 50, no Dia das Crianças, no site do Itaú Cultural e no Portal Lunetas e lá permanecerão. Enquanto a mostra no Itaú Cultural é focada na fruição de coletâneas, formadas por vídeos que tenham uma conexão entre si, no Lunetas, cujas postagens semanais são às sextas-feiras, o público confere, além de uma outra seleção das produções exibidas, seu making-off, com entrevistas dos participantes contando sobre o processo.

Os audiovisuais que completam a série são: Tererê & Pipoca em Proibido jogar bola na praça, dos mineiros João Gabriel Rabello Silva e Flávio Henrique Ferreira; Jo ken po, de Flávia Costa Prazeres, Fábio dos Santos Ekman Simões, Julia de Albuquerque Paladino, todos de São Paulo; Corre menino, de Ana Paula Neis Dorst, do Mato Grosso; Céu da boca, de Miraíra Noal Manfroi, essa do Mato Grosso do Sul; Meu quintal é maior que o mundo, de Ana Bárbara Ramos, da Paraíba e Dodô, de Ramona Rodrigues de Sousa e Issel Oliveira Chaia, também sul-matogrossenses.

IC para Crianças

Ainda dentro do IC para Crianças, os pequenos encontram uma playlist com 10 vídeos que resgatam os melhores audiovisuais do projeto Expedição Brasiliana. Os materiais e histórias que podem ser revistos foram escolhidos pela equipe do Educativo do Itaú Cultural, como preparativo para a nova temporada da Expedição Brasiliana: A aventura recomeça, a ser lançada em novembro, com seis novos episódios.

A playlist tem vídeos sobre dança, com o bailarino e educador Felipe Cirilo, entre brincadeiras de mãos e jogos populares nos grandes centros urbanos. O professor e também bailarino Orun Santana puxa todos para a roda, para experienciarem ciranda, ritmo e dança com movimentos inspirados nas águas do mar. Mônica Abreu e Elissa Silva, educadoras do Itaú Cultural, estão à frente de audiovisuais que ensinam a confeccionar objetos de aventura, como binóculos, mostram como escrever cartas e compartilhar histórias; desenhar diferentes formas de um jeito divertido, entre outros.

As crianças podem também pintar com a ilustradora e aquarelista Marcia Misawa, que explora maneiras de criar arte e brincadeiras com materiais da cozinha. Para quem gosta de cantar, em outro vídeo, a cantora, percussionista e educadora musical, Mairah Rocha, ensina diferentes maneiras de explorar sons e brincar com música.

Paulista Cultural

As atividades infantis do Itaú Cultural integram a programação da Paulista Cultural, voltada para os pequenos em comemoração ao Dia das Crianças, neste 12 de outubro. A Paulista Cultural, iniciativa pioneira que celebra o potencial artístico e turístico da avenida Paulista, reúne sete instituições da avenida Paulista: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista.

Serviço

Programação para Crianças – Mês das Crianças

Itaú Cultural Play

Dia 8
Mostras: Cine Curtinhas, Gemni 8 e Espaço Itaú de Cinema

Dia 16
Mostra de cinema infantil de Florianópolis
Em: https://www.itauculturalplay.com.br/

Infâncias Plurais

Dia 12
www.itaucultural.org.br

Palco Virtual

Cantos das Águas
Até dia 11
Duração: 40 minutos 
Classificação: livre

Boquinha... E assim surgiu o mundo
Dia 12
Duração: 30 minutos 
Classificação: livre

IC para Crianças

Playlist de vídeos
Disponíveis em: www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural