No IC para Crianças, as vivências de música ganham uma nova proposta, aliada aos elementos da natureza

Setembro 14, 2020

O projeto IC para Crianças, desenvolvido durante o período de recolhimento social para atender a demanda das crianças em casa, segue com uma grade cheia que contempla aulas de dança, às quartas-feiras e domingos; de criação, às terças-feiras e quintas-feiras; de teatro, aos sábados; e vivências de música, às segundas-feiras, nesta semana com a entrada de Renato Gama, compositor, cantor, produtor artístico-cultural e musicoterapeuta. Todas elas podem ser acessadas semanalmente, nos dias indicados para cada uma delas, sempre a partir das 11h, no site e página de YouTube da organização, respectivamente, www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural.

Na segunda-feira, dia 14/09, o compositor, cantor, produtor artístico-cultural e musicoterapeuta Renato Gama inicia sua trajetória no projeto e propõe a cada semana relacionar um diferente elemento da natureza com os sons produzidos por instrumentos improvisados em casa, partindo do princípio de que todas as pessoas podem produzir música e arte. Neste primeiro vídeo, ele explora o elemento terra. Com uma bacia de plástico e alguns feijões instiga a produção de sons diversos e ainda conta um pouco sobre os alimentos e de onde eles vêm.

No dia seguinte, terça-feira, 15/09, é a vez da aula de criação, com o artista e educador Lucas Lopes, que agrega novos materiais ao livro que tem construído com o pessoal de casa. Para estender as roupas no varal, ele utiliza a linha, mas, para o caso de uma eventual chuva, ensina também a usar o livro em posição vertical, com as páginas abertas, criando a possibilidade de ser visto a partir de novos ângulos, ganhando assim tridimensionalidade. No dia 17/09, quinta-feira, a artista Cris Miguel faz uma dupla de bonecas de lã, chamada Pijo e Penda, que são tradicionais da Bulgária. Neste país elas representam a chegada da primavera. Na oficina, além de fazer as bonecas, ela conta mais sobre essa cultura.

Na quarta-feira, dia 16/09, o professor e bailarino Orun, encerrando as aulas de danças populares, traz a energia do carnaval de Pernambuco com a tradição reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade, o frevo. Ele ensina alguns passos básicos como o ponta de pé e calcanhar e o ferrolho.

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Sobre os professores

Renato Gama é compositor, cantor, produtor artístico-cultural e musicoterapeuta. Formado como musicoterapeuta pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), atuou nos projetos Sonoras da Masculinidade para Infância e Paternidade Preta, Musicoterapia Para Todes, Narrativas Sonoro Musicais, Cantando Lembranças, Compondo Histórias, em parceria com Priscila Mulin, e vivências em musicoterapia, aplicadas principalmente em unidades do Sesc São Paulo. Foi educador artístico-cultural de centros sociais como Eremim, Instituto Casulo, Estação das Artes, entre outros. Suas canções originam de composições próprias, de poetas jovens e outros já consagrados como, Conceição Evaristo, Paulo Rafael, Sergio Vaz, Allan da Rosa, Danilo Monteiro e Daisy Serena.

Lucas Lopes vive e trabalha em São Paulo. Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de sua produção autoral, trabalha com criação e direção de arte para grupos de teatro, circo e dança. Em sua produção autoral além de pinturas e pequenas esculturas, já ilustrou livros, revistas, álbuns musicais, encartes de espetáculos, painéis e intervenções com pintura para espaços expositivos e bibliotecas. Em paralelo, trabalha como artista-professor na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), orienta também cursos e oficinas criativas em projetos e ateliês pela cidade.

Cris Miguel é bonequeira, autora e contadora de histórias, instrumentista, cantora e dançarina. Estudou música na Faculdade de Artes do Paraná. Desde 1997 integra o grupo de músicas étnicas Mawaca, que desenvolve uma pesquisa com músicas de vários povos. É fundadora da Companhia Ópera na Mala e autora e atriz do programa Baú de Histórias, da TV Ratimbum e TV Cultura. É ainda atriz e roteirista do programa Caderninho Verde, da TV Cultura. Em 2020 vem desenvolvendo programas de histórias para crianças da rede pública de ensino através da empresa Letra e Ponto. Ao lado de Danilo Tomic é fundadora do espaço cultural Casa Passarinho, em São Paulo, onde administram cursos de bonecos e música. Atualmente, tem em seu repertório 13 espetáculos de histórias, bonecos e música se apresentando em teatros, bibliotecas, escolas e Sescs do Brasil e exterior.

Orun Santana é professor, artista, bailarino, capoeirista, pesquisador em dança popular e cultura afro de Recife. É formado pelo Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, pelos Mestre Meia-noite e Vilma Carijós. Brincador da cultura popular, faz das vivências com as danças e brinquedos um lugar de pesquisa corporal e investigações artísticas para a cena. Passou pelo Grupo Grial, Compassos Cia. de Danças e atualmente é diretor artístico da Cia. de Dança Daruê Malungo, componente do elenco do Baile do Menino Deus e realiza o espetáculo solo intitulado Meia Noite. Durante a quarentena de 2020 realiza o projeto Dança pra criança.

Serviço
IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Com vídeos são postados sempre às 11h
Vivências de música
Renato Gama – dia 14 de setembro (segunda-feira)
Aulas de criação
Lucas Lopes – dia 15 de setembro (terça-feira)
Cris Miguel – dia 17 de setembro (quinta-feira)
Aulas de dança
Orun – dia 16 de setembro (quarta-feira)