No dia 3 de agosto, o IMS (Instituto Moreira Salles) convida o físico Luis Raul Abramo e a antropóloga Betty Mindlin para uma conversa sobre física e arte

Julho 24, 2018

A concepção do Universo é um dos mitos mais fundamentais de qualquer povo ou sociedade. Cada um dos trezentos povos indígenas brasileiros tem uma explicação para a origem do mundo, das águas, do ambiente, da humanidade, dos astros, do sexo, da mulher, da morte — de tudo que existe no Universo. A ideia de uma origem, forma e movimento do cosmos (e no cosmos) na cultura Ocidental também está presente nas sociedades modernas, tendo influenciado a própria gênese das novas teorias científicas, de Newton a Einstein. O diálogo entre a especialista em estudos da cultura indígena com foco em mitos e outras tradições, Betty Mindlin, e o pesquisador nas áreas de cosmologia e astrofísica, Luis Abramo, se propõe a buscar os aspectos comuns entre esses povos e refletir sobre como a cultura influencia a ciência, e vice-versa.
Em parceria com o South American Institute for Fundamental Research do International Centre for Theoretical Physics (ICTP-SAIFR), abrigado no Instituto de Física Teórica da Unesp, o 'Ciência em Diálogo: Física e Arte' é uma série mensal de debates que unem um físico e um artista, crítico ou pesquisador de artes para dialogar sobre temas comuns a ambas as áreas, sob diferentes abordagens. A mediação fica por conta de Rogerio Rosenfeld, físico, vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-Unesp (Instituto de Física Teórica da Unesp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física.
A atividade é gratuita e os lugares são limitados. A distribuição de senhas ocorrerá 60 minutos antes do início do debate e cada pessoa só poderá retirar uma.

Ciência em Diálogo no IMS - Física e Arte: Gênese

Data: 3 de agosto de 2018, das 19:00 às 20:30
Local: Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 - Consolação, São Paulo, SP)
Título: Gênese, com Luiz Raul Abramo (IF-USP) e Betty Mindlin (IEA-USP)

Fonte: jandira@ictp-saifr.org