Nirvana Marinho ministra minicurso sobre histórias e memórias da dança

Julho 11, 2016

Quais são nossas referências culturais, históricas e de memória artística que nos aproximam da dança? Como conhecer a dança contemporânea a partir de diversos ou mesmo qualquer ponto de partida de sua história? No minicurso "Acervos de dança e suas cartografias, históricas e afetivas", que acontece nos dias 14 e 15 de julho, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, a artista e curadora de dança Nirvana Marinho toma como ponto de partida a experiência do projeto "Cartografia de ficções" (2014) e do "Acervo Mariposa" (2007-2012) - programa cultural de gestão do acervo de vídeos de dança. A metodologia conta com aula expositiva, dinâmicas da memória sobre a dança, sobre as imagens da dança, sobre as ficções da arte, além da criação de mapas mentais para desenhos de ficções dos participantes.

O objetivo é construir elos na história da dança e não somente compreendê-la, mas, de certa forma, apropriar-se das possíveis histórias das que fazemos parte. Neste sentido, há o reconhecimento de que tem sim uma linha direta e linear das influências deste ou daquele coreógrafo. Contudo, é possível também identificar não somente uma, mas diversas linhas possíveis, afetivas a partir do modo com o qual nos afetamos com a arte e com a história.

Parte-se do princípio que as referências estão interligadas em várias possíveis direções, tratados como cartografias ou ainda como ficções cartografadas. A partir da década de 90, certo imaginário em dança é estabelecido por diversos pontos de conexão: há conexões entre Anne Teresa de Keesmaeker, Willian Forsythe, Xavier le Roy e Jeróme Bel, ou os brasileiros Lia Rodrigues e Marcelo Evelin, ou outros mais jovens como Wagner Schwartz ou ainda coletivos marcantes na história recente de dança no Brasil como Núcleo do Dirceu ou o ex-Coletivo Couve Flor e seus artistas atuantes.

O curso é destinado a estudantes e profissionais de linguagens artísticas interessados na prática historiográfica e em estudos da memória e da dança. Sugere-se algum conhecimento em dança.

Serviço
"Acervos de dança e suas cartografias, históricas e afetivas"
Data: 14 e 15 de julho
Horário: Quinta e sexta, das 10h às 16h30
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Ingresso: R$ 60,00
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
3254-5600