Natura Musical apresenta o Festival IMuNe: Instante da Música Negra

Agosto 11, 2020

Num ano em que o protagonismo dos negros na sociedade é amplamente discutido, o coletivo IMuNe anuncia a segunda edição do festival de mesmo nome, durante os meses de agosto e setembro. O festival IMuNe lançou o edital “imunidade sonora” e o videoclipe Movimento é Poder da Banda Imune, composta pelos seis membros do coletivo.

Concebido como um festival itinerante de música negra, o IMuNe é o único no Brasil com essas características. Em 2020 vem em novo formato: um híbrido de virtual e físico. O grande show, com Elza Soares e Flávio Renegado, Banda Imune, Meninos de Minas feat. MC Dellacroix e Favelinha Dance, acontecerá em 26 de setembro.

Debates a respeito de racismo estarão presentes durante os três momentos do festival: imunidade sonora, rolezinho IMuNe e o espetáculo, batizado de IMuNe Experience, que será transmitido ao vivo através do Youtube.


Crédito: Denise Ricardo


Campanha Imunidade Sonora

Até 04 de outubro, a campanha tem como objetivo a doação para instituições sociais que atendem pessoas negras e em vulnerabilidade social, a contribuição para os artistas negros envolvidos na construção do Festival IMuNe e a geração de renda mínima para artistas negros.

Para estas ações, o festival convida a todos para contribuir com a campanha, doando qualquer quantia através do link: https://www.gofree.co/imunidadesonora

Rolezinho Imune

De 15 de agosto a 12 de setembro, haverá 9 painéis de debates, gratuitos e ao vivo: o primeiro via Youtube e os outros no Instagram. O encontro de abertura acontece no sábado, 15/08, e contará com um mediador do coletivo e três convidados. O encerramento deste primeiro encontro ficará por conta dos cinco showcases dos selecionados na campanha “Imunidade Sonora”. Os encontros posteriores acontecem às quartas e sábados, no Instagram, com uma integrante do Coletivo IMuNe e um convidado. Os encontros virtuais reunirão profissionais do mercado da música, intelectuais e ativistas pela causa negra acerca de um debate sobre a cultura, o antirracismo e a sua relação com arte.

Projeções Imune Experience

No dia 26 de setembro, acontece o encerramento do festival na Vila Santana do Cafezal, um grande bairro-favela da região centro-sul de Belo Horizonte. A experiência consiste em um show sem plateia realizado no Centro Cultural Lá da Favelinha, onde os artistas estarão reunidos com todos os cuidados e seguindo as normas e recomendações dos órgãos de saúde. O show será transmitido ao vivo através do YouTube do IMuNe e será projetado na empena do icônico Edifício JK, no centro de Belo Horizonte, que permitirá que os vizinhos das redondezas assistam de suas janelas.

O lineup terá: Elza Soares com Flávio Renegado, banda IMuNe, Favelinha Dance, Meninos de Minas com a participação especial da MC Dellacroix.

Esta experiência será o encerramento do festival, mas não da plataforma de ações IMuNe, que segue lançando videoclipes até novembro. Cada clipe ilustrará um novo single da carreira solo de cada integrante do coletivo Imune.

O que é IMuNe?

Formado por Bia Nogueira, idealizadora do coletivo, Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão, o IMuNe surge como plataforma de criação artística que conecta presencial e virtualmente artistas negros da música, revelando potências que vibram cada vez mais.

O projeto IMuNe - Instante da Música Negra, nasce em 2016, com a ideia de reunir novos nomes da música mineira, promover encontro entre gerações, distribuir produtos fonográficos, produzir conteúdo musical como videoclipes, programas de web, gerar um banco de dados online e conduzir carreiras de artistas. Mais do que tudo, um espaço para provocar questionamento: “quais são os instantes em que a música produzida por negros ocupa os palcos e meios de comunicação no Brasil?”

Em quatro anos de atuação, o grupo já desenvolveu diversas ações de incentivo em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Juiz de Fora: Mostra IMuNe, que selecionou mais de 30 músicos pretos para apresentações em Belo Horizonte. O primeiro Festival IMuNe em 2016, que teve Chico César como homenageado; Mostra Permanente IMuNe; IMuNe em Festa; IMuNe in Festa: Mostra IMuNe São Paulo; Mostra IMuNe no Aquilombô e outros.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.

Serviço
Festival IMuNe 2020
Campanha Imunidade Sonora (até 04 de outubro) - contribuição livre: https://www.gofree.co/imunidadesonora
Rolezinho Imune: De 15 de agosto a 12 de setembro, via Youtube e Instagram
IMuNe Experience: 26 de setembro, às 20h, no Youtube