Outubro 26, 2020
Entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, quarta-feira a domingo, sempre às 20h, a programação do Festival Arte Como Respiro exibe o quarto recorte de apresentações dos trabalhos selecionados no segmento música, dentro da série de editais de emergência realizados pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do covid-19.

Durante cinco dias, o site do Itaú Cultural transmite apresentações pré-gravadas em formato pocket show de mais 15 artistas contemplados na categoria Autoral do edital. São projetos de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Roraima, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, nos quais eles tocam suas composições autorais, com ritmos que abrangem os gêneros regionais, samba, jazz, reggae e música popular brasileira. Os vídeos ficam disponíveis por 24 horas.
A semana
No dia 28 de outubro, quarta-feira, às 20h, o site da instituição coloca no ar o violonista e arranjador paulista Gian Correa. Em apresentação solo, acompanhado de samples de saxofone e pandeiro, o artista apresenta o choro e a música instrumental brasileira em suas composições autorais Trançando as Pernas, Rogerinho no Baile e De All Star no Choro.
Diretamente do Rio de Janeiro, o multi-instrumentista Kiko Horta, um dos expoentes da nova geração da música instrumental brasileira, está acompanhado de uma big band para apresentar os ritmos do Brasil. Com suas composições Forró Transcendental, Colo de Ignez e A Lâmpada e a Âncora, o músico navega pelo samba, choro, forró e jazz. Para fechar a primeira noite de shows, o paulista Thiago Espírito Santo une o jazz e a música instrumental brasileira e mostra ao público suas canções Para Todo o Sempre, No Big Deal e Fogo Baixo, Chapa Quente.
No dia seguinte, quinta-feira, a cantora pernambucana Uana Mahin traz sua inspiração do universo dos orixás, além de referências a ritmos que vão do jazz à salsa, passando por elementos da música afrobrasileira. Em apresentação solo, ela canta para público suas músicas Sem alarde, Pra te saudar e Elekó.
No segundo show da noite, o músico paraibano Arthur Vieira canta e toca no violão suas músicas autorais Comercial Sul, Capim e O Sol e o Cachecol. Para fechar, o grupo Francisco El Hombre, formado pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte e pelos brasileiros Juliana Strassacapa e Andrei Kozyreff, leva seu repertório autoral para uma versão acústica, com letras sobre política, empatia e depressão. As músicas selecionadas para o show são O Tempo é sua morada, Parafuso solto e Triste, Louca ou Má.
A sexta-feira começa com o Timeline Trio, grupo paulista que navega pela música de raiz tradicional das culturas de matriz e sua fusão com as sonoridades urbanas. Composto pelo gaitista Lucas Cirillo, pelo baterista Kau, e o pianista Vitor Arantes, o trio instrumental toca as canções Mojuba, Timeline e Sete Flechas.
Diretamente do Piauí, o guitarrista André de Souza mergulha no blues em apresentação solo. Para este show, o músico selecionou suas músicas Scotch no Breu, Mojo, Blues e Patuá e Esse Blues é pra Você. Para concluir a noite, o pianista pernambucano, Amaro Freitas, conhecido por unir os ritmos do frevo, baião, maracatu e o maxixe para a linguagem do jazz, mostra para o público as canções Trupé, Afrocatu e Batucada.
Final de semana
A programação musical do sábado e do domingo abrange as culturas e ritmos do Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil. No dia 31, é a vez da roraimense Euterpe. Cantora e compositora natural da capital Boa Vista, ela se apresenta acompanhada do violonista Sérgio Barros, para mostrar suas influências regionais em Paixão Wapixana, Vivo de Música e Pura Mistura.
Retornando para o Sudeste, em apresentação solo com voz e violão, o paulista Romulo Fróes canta e dedilha suas músicas Um Amor de Morrer, Barulho Feio e Mulher do Fim do Mundo. A noite de sábado fecha com o cantor e compositor Dito Bruzugu. Representando sozinho o grupo Os Descordantes, o músico acreano mostra para o público as canções Hoje de manhã, Três dias e Desamor.
No domingo, a programação musical começa pelo estado do Amazonas. Com apresentação em voz e violão, a cantora, instrumentista e compositora Karen Francis dita o ritmo da música popular brasileira em suas canções autorais Diluir, Acontecer e Cardume.
Viajando para o Rio Grande do Norte, o projeto Lus mistura os ritmos do pop, rock e a música eletrônica. Para essa apresentação, a cantora Sarah e o violonista Matheus Fortunado mostram para o público as canções A água, Devagar e Despido. Para encerrar a quarta semana de shows do festival, o piauiense Bruno Farias canta e toca os ritmos do reggae e do baião, em suas canções autorais Sete livros, Lá e Cá e Longa metrage.
Serviço
Festival Arte como Respiro – Edição Música - Autoral
De 28 de outubro a 1 de novembro (quarta-feira a domingo)
Sempre às 20h
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php
Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php
MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php
Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php
Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php
No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php
Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php