Museus oferecem visitas monitoradas para escolas e outros públicos

Outubro 30, 2017

Os museus de São Paulo oferecem visita monitorada não só para escolas, mas também para outros grupos dispostos a conhecer os detalhes das exposições.

O MIS (Museu da Imagem e do Som) agenda grupos para até 40 visitantes. O local também realiza agendamentos para grupos menores que incluem pessoas com necessidades especiais e visitas institucionais, limitado a 20 visitantes. Os educadores narram detalhes das obras em português ou inglês. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, com duração de 90 minutos. O monitoramento é gratuito para as escolas públicas e organizações não governamentais.

O Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo, oferece visitas monitoradas com o objetivo de explicar detalhes sobre as formas arquitetônicas do espaço projetado por Oscar Niemeyer, artes e histórias dos povos latino-americanos. A duração da visita é de aproximadamente duas horas. Para as escolas, os grupos são de até 20 estudantes e devem ser acompanhados por professores ou seus responsáveis. As visitas incluem outros públicos, como turistas, famílias e demais visitantes.

As visitas para o centro cultural Casa das Rosas, na Avenida Paulista, são acompanhadas por um educador bilíngue (inglês e português) para cada grupo de no máximo 40 pessoas por visita. Já o Museu Pinacoteca tem dois tipos de visitas monitoradas: para empresas, que queiram oferecê-las aos seus clientes, parceiros e colaboradores; e educativas, para outros tipos de públicos, como os organizados e escolas. As visitas educativas podem ser pré-agendadas ou contratadas no local. As visitas não agendadas dependem da disponibilidade de educadores no momento da visita. O museu oferece propostas de leituras das obras do acervo ou de exposições temporárias e atividades lúdico-educativas.

Outros museus que realizam visita monitorada são: Casa Guilherme de Almeida, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu Casa de Portinari, Catavento Cultural, Museu da Casa Brasileira, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu do Café, Museu do Futebol, Museu Felícia Leirner, Museu Índia Vanuíre, Memorial da Inclusão, Paço das Artes e Casa de Cultura Mário de Andrade.

Serviço
Visitas monitoradas aos Museus de São Paulo
Datas e horários devem ser previamente agendados.
Museus:
MIS - Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Para agendamentos e mais informações, clique aqui
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Agendamentos: 3823-4655 ou e-mail: educativo@memorial.org.br
Mais informações: acesse o site do Memorial
Casa das Rosas
Agendamentos: 3285-6986, e-mail educativo@casadasrosas.org.br ou através do site
Museu Pinacoteca
Praça da Luz, 2 - Luz
Agendamento para empresas: 3335-4990 ou e-mail eventos@pinacoteca.org.br
Agendamentos educativos: 3324-0943

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/visitas-monitoradas-para-escolas/