Museus e Mudanças Climáticas, tema da 19ª Primavera dos Museus, inspira programação CCBB SP

Setembro 19, 2025

O programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou uma programação especial, inspirada pela 19ª edição da Primavera dos Museus, evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que busca intensificar a relação entre museus e sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Entre os dias 24 e 28 de setembro o CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará uma edição especial da atividade “Que Livro É Esse?”, tendo como base o tema desta edição do evento, “Museus e Mudanças Climáticas”. Intitulada Primavera dos Museus: Folhas em Livros-Libras, a programação é gratuita e ocorre no Auditório do CCBB SP, sempre às 15h.

Unindo ao marco do Dia Nacional do Surdo (celebrado em 26/09), serão lidos livros sobre sustentabilidade ambiental, mediados com Libras Poéticas: Carta da Terra (Texto da ONU, Ilustração de Ellen Pestili, Editora Gaia) e Sabedoria das Águas (Texto de Daniel Munduruku, Ilustração de Fernando Vilela, Editora Global).

Sinopses

Carta da Terra - Texto da ONU, Ilustração de Ellen Pestili, Editora Gaia - Após a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro (1992), Maurice Strong (Canadá), Mikhail Gorbachev (Rússia) e o governo da Holanda coordenaram, em 1194, o processo de criação da Carta da Terra. Essa versão ilustrada instiga a imaginação entre princípios e diretrizes.

Sabedoria das Águas - Texto de Daniel Munduruku, Ilustração de Fernando Vilela, Editora Global - A história do índio Koru é a história de todos que escutam o chamado da Natureza. Ousando mergulhar na sabedoria das águas do rio Tapajós, ele descobriu que a Natureza tem muitos mistérios guardados no seu coração.

Serviço – CCBB Educativo – Arte e Cultura - Primavera dos Museus: Folhas em Livros-Libras
Dias: 24 a 28/09. Quarta a domingo.
Horário: 15h
Duração: 30 minutos
Local: Auditório
Capacidade: 46 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante agendamento prévio, retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
Com interpretação de Libras

Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

bb.com.br/cultura
instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura
ccbbsp@bb.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa: Sylvio Novelli

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php