Museus Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade oferecem cursos continuados online

Janeiro 29, 2021

Os Museus Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, iniciam 2021 com uma programação online de cursos continuados para os interessados em literatura e gestão cultural.

Em 2013, a Casa das Rosas, em conjunto com o Centro de Apoio ao Escritor – CAE, criou o CLIPE, um Curso Livre de Preparação de Escritores. A proposta é contribuir para a criação literária em todas as suas etapas e gêneros, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização. O objetivo do curso é o exercício livre do potencial criativo, por intermédio da palavra escrita.

Dividido em dois programas, o CLIPE Adulto e o CLIPE Jovem, as inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro neste link. O Clipe Adulto é anual e possui oito módulos mensais, com oito encontros de 2h cada, às quartas das 19h às 21h e aos sábados das 14h às 16h. O Clipe Jovem acontece semestralmente e é constituído por quatro módulos mensais com quatro encontros de 3h cada, às quintas à tarde, de março a junho. Os encontros se iniciam no dia 3 de março.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso Poesia Expandida aborda o universo da poesia nas diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem e explora a criação poética em diferentes suportes. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição com três trabalhos poéticos de sua criação que podem ser poemas, poemas visuais e/ou performances poéticas vocais e corporais. As inscrições ficam disponíveis do dia 18 de janeiro até o dia 3 de março neste link. Os encontros acontecem de março a junho de 2021, às quintas, das 19h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h30.

O Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade oferece a 2ª edição do Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural", um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, que visa a colaborar para a preparação de profissionais da área. A cada ano, um novo ciclo se inicia, abrindo vagas para a nova turma. O Programa permite que o inscrito conclua todas as atividades dentro de um ano ou frequente as aulas durante mais de um ciclo, conforme a sua disponibilidade. A grade curricular é composta por oficinas e cursos obrigatórios e por atividades complementares, oferecidas regularmente na programação do museu Casa Mário de Andrade.

A seleção será feita com base no currículo do candidato e uma carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa. As inscrições para o próximo ciclo do Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural", a ser realizado de abril a setembro de 2021, estão abertas e poderão ser feitas neste link até 8 de março.


Crédito: André Hoff

Sobre a Casa das Rosas

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

Sobre a Casa Mário de Andrade

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Serviço
CURSO LIVRE DE PREPARAÇÃO DOS ESCRITORES (CLIPE)
Quartas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 15h às 17h, de março a novembro
Centro de Apoio ao Escritor
Inscrições: até 31 de janeiro, neste link

CURSO LIVRE DE PREPARAÇÃO DOS ESCRITORES JOVENS (CLIPE JOVEM)
Quartas-feiras, de março a junho, das 14h às 17h
Centro de Apoio ao Escritor
Inscrições: até 31 de janeiro, neste link

POESIA EXPANDIDA
De março a junho, em dois encontros semanais: às quintas, das 19h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h30.
Inscrições: até 3 de março, neste link

PROGRAMA FORMATIVO DE PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL
De abril a setembro, com início no dia 13 de abril
Inscrições: até 8 de março, neste link
PATRIMÔNIO CULTURAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS: terças-feiras, das 19h às 21h
GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: quintas-feiras, das 19h às 21h
ESTUDOS DE CASOS, PESQUISA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS: sábados, das 10h às 13h.