Museus anunciam programação da ação "Sonhar o Mundo"

Novembro 29, 2017

Para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro, os Museus de São Paulo realizam a ação Sonhar o Mundo. Com o tema "Solidariedade Derrubando Muros", a programação conta com oficinas, debates, palestras, exibição de filmes, saraus, jogos e apresentações artísticas que tem como objetivo estimular a reflexão sobre solidariedade e direitos humanos.

Este ano, participam da ação museus como o Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado e o Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Instituições de todo o estado também estão convidadas a participar.

O Museu da Casa Brasileira promove uma série de oficinas em sua calçada para integração dos transeuntes com os conteúdos do museu. No dia 6, das 10h30 às 12h, acontece o “Desenho sua Casa”, em que Marcos Gorgatti, educador do MCB, faz um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou fotografia.

A Pinacoteca do Estado disponibiliza, no dia 9, às 11h, jogos que têm relação com o tema da ação para promover a interação de famílias e grupos. No mesmo horário, a procuradora regional da República em São Paulo, Inês Virgínia Prado Soares, palestrará sobre “Direitos Culturais”.

O Museu de Arte Sacra terá, nos dias 7 e 9, das 15h às 18h, atividade em conjunto com a Cia Mungunzá, em que os visitantes serão convidados para uma deriva no território de forma a percebê-lo em suas múltiplas dinâmicas. A proposta envolve um percurso que interliga dois espaços, na perspectiva de redirecionar o olhar a lugares e sujeitos, por vezes despercebidos na paisagem urbana. A partir deste roteiro, serão discutidas questões em torno do tema “direitos humanos e direito à cidade”.

Confira a programação completa de todos os museus através do hotsite criado especialmente para a campanha: http://cultura.sp.gov.br/sonharomundo/

Serviço
Ação Sonhar o Mundo
Data: de 4 a 10 de dezembro
Confira os horários, locais, valores e programações completas no site do evento.

Fonte: http://www.cultura.sp.gov.br/museus-do-governo-de-sao-paulo-anunciam-programacao-da-acao-sonhar-o-mundo/