Museu do Ipiranga realiza seu primeiro Concurso de Crônicas

Setembro 26, 2016

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP/USP), conhecido como Museu do Ipiranga, realiza seu 1º Concurso de Crônicas. O objetivo é incentivar a produção literária a fim de reforçar os laços do público com o Museu. Poderão concorrer pessoas maiores de 18 anos. É vedada a participação de funcionários do Museu Paulista e membros da Comissão Julgadora, assim como parentes, cônjuges ou companheiros estáveis em primeiro grau e colateral destes.

Cada participante poderá inscrever uma crônica inédita e não publicada em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico, e/ou classificada em qualquer concurso literário. O tema deverá seguir a linha "Minha história no Museu do Ipiranga". As páginas deverão ter o formato A-4, layout retrato, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo e alinhamento justificado, com margens de 3 cm. O título da crônica deverá constar na parte superior da página inicial, digitado em negrito, em fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado. A crônica não pode ter ilustrações e sua extensão dever ter no mínimo 1 página e no máximo 3 páginas. O texto não pode ser assinado nem possuir qualquer marca que possa eventualmente identificar o autor.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre 01 de agosto e 03 de outubro de 2016. As mesmas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail concursocronicamp2016@usp.br, contendo os seguintes arquivos em PDF: ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada; cópia do RG, ou outro documento oficial com foto; o texto concorrente, conforme especificações descritas. O ato da inscrição no Concurso implica na plena aceitação, por parte dos inscritos, das normas estabelecidas. A ficha de inscrição e este regulamento estarão disponíveis no site www.mp.usp.br. Informações complementares poderão ser obtidas pelo e-mail concursocronicamp2016@usp.br

A análise será feita por uma Comissão Julgadora especialmente designada pela Direção do MP, composta por três membros de notório conhecimento no campo literário ou jornalístico, que procederá à seleção e classificarão em ordem decrescente de pontos. Os resultados dos processos de seleção e classificação serão divulgados no dia 15 de novembro de 2016 no site www.mp.usp.br. As três crônicas selecionadas pela Comissão Julgadora e a crônica selecionada pelo público serão divulgadas e publicadas em destaque no site do MP/USP e redes sociais.