Museu das Ilusões é atração para feriados de novembro em São Paulo

Novembro 05, 2020

A exposição Museu das Ilusões abriu ao público em São Paulo depois de quase 7 meses fechada. A mostra estava em fase de montagem quando começou a pandemia. Programação divertida para fazer com as crianças nestes próximos feriados que estão por vir – 15 e 20 de novembro - e em fins de semana. Com fluxo único, 12 ambientes separados em espaços bem amplos, com peças distantes uma das outras, é possível caminhar pela exposição sem aglomeração e curtir a programação em família. Com entradas a cada meia hora, o museu controla a capacidade de público circulando de forma bem fracionada.

Para explicar como as ilusões óticas acontecem na prática, o Museu das Ilusões, único do gênero na América Latina, chega pela primeira vez em São Paulo, no Shopping Eldorado. A expectativa é que milhares de pessoas visitem o Museu ao longo dos próximos meses, já que a atividade marca a reabertura deste tipo de evento, cumprindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos públicos.

Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.300 m² ao todo, a exposição conta com mais de 70 atrações com experiências divertidas e ilusões de ótica, que irão brincar com o cérebro e com a razão. Excelente para se divertir depois de tanto tempo de isolamento social e carência de descontração.

"Sediar essa mostra é uma maneira de nos reencontrarmos presencialmente com nosso público, que pode visitar nossas instalações com toda a segurança e higienização. É uma maneira de oferecermos entretenimento exclusivo, inédito e de qualidade para todos os que desejarem viver essa experiência imperdível", comenta Lilian Piva, gerente de Marketing do Shopping Eldorado. Segundo Paulo Zimmermann, Diretor Executivo do Museu das Ilusões, a exposição foi preparada com todo cuidado durante a pandemia para poder abrir assim que fosse permitido.

Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo (museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA), o Museu das Ilusões traz pela primeira vez a São Paulo o maior acervo do mundo em ilusão ótica do mundo, com experiências divertidas, que intrigam o público e a lógica. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica e interativa, o museu traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.

A atração é uma ótima pedida para a programação em família e amigos, com 12 ambientes diferentes e independentes, que atendem perfeitamente a uma circulação com distanciamento entre pessoas e demais cuidados recomendados pelo protocolo de reabertura das exposições e eventos na cidade de São Paulo. Com experiências exclusivas e com espaços instagramáveis, ambientes incríveis para fotografar e filmar e situações que parecem impossíveis.

A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, curador da maior exposição científica itinerante do Brasil: ExperCiência e diretor de uma rede de escolas. Interessado em museus de ciências e o despertar do conhecimento através da forma lúdica e como estes espaços interagem, tem por hábito visitar museus do gênero em todo o mundo.

O projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, ex-executivo de Mídia, atualmente consultor e assessor em projetos de entretenimento. Interessado em museus interativos e em entretenimento, também pesquisa e viaja em busca de experiências interessantes pelo país e exterior.

Serviço
Museu das Ilusões
Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970 - Bairro Pinheiros, São Paulo/SP
3° Piso - Junto a Praça de Alimentação
Irá funcionar de terça-feira a domingo, das 12h às 20h, com entrada até às 19h, com grupos reduzidos a cada meia hora.
Valor dos Ingressos: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada.
Na bilheteria do Museu e online pela Eventim: www.eventim.com.br/artist/museu-das-ilusoes

Outras notícias

Dia Internacional da Mulher, exposição sobre Joaquín Torres Garcia e patrimônio do centro de São Paulo norteiam programação de março do CCBB Educativo – Arte e Cultura.
Dentre os destaques da programação, estão aula de defesa pessoal para mulheres, show da cantora hondurenha Indiana Nomma interpretando canções de Mercedes Sosa, além de oficinas, contação de histórias, mediação de leituras e ação cênico-musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+internacional+mulher+exposicao+sobre+joaquin+torres+garcia+patrimonio+centro+sao+paulo+norteiam+programacao+marco+ccbb+educativo+arte+cultura.php

Fernanda Porto celebra 20 anos de carreira em show no mês da Mulher.
Apresentação gratuita acontece dia 06 de março, sexta, às 19h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fernanda+porto+celebra+anos+carreira+show+mes+mulher.php

Itaú Cultural realiza programação especial na última semana da Ocupação Grande Othelo.
Nos dias finais da mostra, que fica em cartaz até 8 de março, o espaço expositivo recebe debates, sessão de cinema e show, em um mergulho na trajetória deste artista mineiro, que teria completado 110 anos no ano passado. A programação aborda sua memória e representatividade, sua importância para as artes cênicas e a conexão do samba com a verve musical de Othelo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+especial+ultima+semana+ocupacao+grande+othelo.php

Cinefavela recebe espetáculo de teatro de sombras Lambe Lambe da Roça neste sábado.
Cia. Quase Cinema apresenta teatro de sombras gratuito em Heliópolis neste dia 07 de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cinefavela+recebe+espetaculo+teatro+sombras+lambe+lambe+roca+neste+sabado.php

Saia Sambando leva oficina de canto e rodas de samba para mulheres no CEU Tremembé.
O evento é gratuito e as atividades têm participação das cantoras sambista Paula Sanches e Kelly Silva.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+leva+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres+ceu+tremembe.php

CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos tem nova e curtíssima temporada.
As apresentações acontecem de 6 a 15 de março, no Ipiranga.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carcere+porque+mulheres+viram+bufalos+tem+nova+curtissima+temporada.php

CINUSP apresenta Mostra Para Gostar de Cinema.
A Mostra acontece de 2 a 29 de março e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cinusp+apresenta+mostra+para+gostar+cinema.php

Trovadores Urbanos oferecem serenata para mulheres de todas as idades.
O evento é gratuito, com reserva de ingressos pelo site.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trovadores+urbanos+oferecem+serenata+para+mulheres+todas+idades.php

Itaú Cultural recebe programação inédita na MITsp 2026 com recorte curatorial da região Centro-Oeste.
Parceiro histórico da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, o IC assina a curadoria do eixo Conexões Centro-Oeste, com seis espetáculos gratuitos que se dividem entre três palcos da cidade. A proposta é ampliar o olhar sobre a produção cênica desta região e reforçam o diálogo entre territórios, linguagens e modos de criação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+programacao+inedita+mitsp+2026+com+recorte+curatorial+regiao+centro+oeste.php

O Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou Internacional, Circo Castelo Encantando e Circo Marambio.
A programação é gratuita, com eventos durante o mês de março inteiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+circo+moscou+internacional+circo+castelo+encantando+circo+marambio.php

Dia Internacional da Mulher ganha programação especial gratuita no CCBB.
Aula de defesa pessoal para mulheres e show da cantora hondurenha Indiana Nomma interpretando clássicos de Mercedes Sosa ocorrem com o objetivo de se propor ações e reflexões sobre o tema.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+internacional+mulher+ganha+programacao+especial+gratuita+ccbb.php