Novembro 05, 2020
A exposição Museu das Ilusões abriu ao público em São Paulo depois de quase 7 meses fechada. A mostra estava em fase de montagem quando começou a pandemia. Programação divertida para fazer com as crianças nestes próximos feriados que estão por vir – 15 e 20 de novembro - e em fins de semana. Com fluxo único, 12 ambientes separados em espaços bem amplos, com peças distantes uma das outras, é possível caminhar pela exposição sem aglomeração e curtir a programação em família. Com entradas a cada meia hora, o museu controla a capacidade de público circulando de forma bem fracionada.
Para explicar como as ilusões óticas acontecem na prática, o Museu das Ilusões, único do gênero na América Latina, chega pela primeira vez em São Paulo, no Shopping Eldorado. A expectativa é que milhares de pessoas visitem o Museu ao longo dos próximos meses, já que a atividade marca a reabertura deste tipo de evento, cumprindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos públicos.

Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.300 m² ao todo, a exposição conta com mais de 70 atrações com experiências divertidas e ilusões de ótica, que irão brincar com o cérebro e com a razão. Excelente para se divertir depois de tanto tempo de isolamento social e carência de descontração.
"Sediar essa mostra é uma maneira de nos reencontrarmos presencialmente com nosso público, que pode visitar nossas instalações com toda a segurança e higienização. É uma maneira de oferecermos entretenimento exclusivo, inédito e de qualidade para todos os que desejarem viver essa experiência imperdível", comenta Lilian Piva, gerente de Marketing do Shopping Eldorado. Segundo Paulo Zimmermann, Diretor Executivo do Museu das Ilusões, a exposição foi preparada com todo cuidado durante a pandemia para poder abrir assim que fosse permitido.
Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo (museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA), o Museu das Ilusões traz pela primeira vez a São Paulo o maior acervo do mundo em ilusão ótica do mundo, com experiências divertidas, que intrigam o público e a lógica. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica e interativa, o museu traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.
A atração é uma ótima pedida para a programação em família e amigos, com 12 ambientes diferentes e independentes, que atendem perfeitamente a uma circulação com distanciamento entre pessoas e demais cuidados recomendados pelo protocolo de reabertura das exposições e eventos na cidade de São Paulo. Com experiências exclusivas e com espaços instagramáveis, ambientes incríveis para fotografar e filmar e situações que parecem impossíveis.
A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, curador da maior exposição científica itinerante do Brasil: ExperCiência e diretor de uma rede de escolas. Interessado em museus de ciências e o despertar do conhecimento através da forma lúdica e como estes espaços interagem, tem por hábito visitar museus do gênero em todo o mundo.
O projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, ex-executivo de Mídia, atualmente consultor e assessor em projetos de entretenimento. Interessado em museus interativos e em entretenimento, também pesquisa e viaja em busca de experiências interessantes pelo país e exterior.
Serviço
Museu das Ilusões
Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970 - Bairro Pinheiros, São Paulo/SP
3° Piso - Junto a Praça de Alimentação
Irá funcionar de terça-feira a domingo, das 12h às 20h, com entrada até às 19h, com grupos reduzidos a cada meia hora.
Valor dos Ingressos: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada.
Na bilheteria do Museu e online pela Eventim: www.eventim.com.br/artist/museu-das-ilusoes
Com o tema Pode entrar que a casa é sua, desfile do Monobloco acontece dia 8 de fevereiro.
No repertório, homenagens a Arlindo Cruz e Preta Gil, além de canções de Jorge Aragão incluídas no novo álbum do Monobloco
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pode+entrar+que+casa+sua+desfile+monobloco+acontece+8+fevereiro.php
Sesc 24 de Maio oferece, em Fevereiro, oficina de máscaras de carnaval com Renato Renda .
Uma oficina para criar e decorar sua máscara de carnaval!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+de+maio+oferece+fevereiro+oficina+mascaras+carnaval+com+renato+renda.php
Edson Cordeiro canta Carmen Miranda e outros bambas no Teatro J. Safra.
Edson Cordeiro celebra a esta grande artista e influência, que estreou com turnê em Portugal e agora chega ao Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edson+cordeiro+canta+carmen+miranda+outros+bambas+teatro+safra.php
Jorge Garcia Cia de Dança abre inscrições para oficina que investiga a celebração do Cavalo Marinho, com Alício Amaral.
O oficina será, da Jorge Garcia Cia de Dança, será conduzida pelo multi-artista Alício Amaral, no Jambu Galpão, em São Paulo
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jorge+garcia+cia+danca+abre+inscricoes+para+oficina+que+investiga+celebracao+cavalo+marinho+com+alicio+amaral.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 31/1 e 1/2, Carnaval da Trupe Trupé.
O evento, com a Trupe Trupé e uma viagem por todo o Brasil, passando por frevos, caboclinhos, maracatus, bumba meu boi, samba e marchinhas!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+de+maio+carnaval+trupe+trupe.php
Casa de Cultura do Parque oferece Oficina de criação de máscaras, com Igor Amarante.
Os participantes serão apresentados a máscaras e construções de diversas culturas, explorando seus significados e formas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+cultura+parque+oferece+oficina+criacao+mascaras+com+igor+amarante.php
Cia. Fragmento de Dança apresenta de graça o celebrado ATO em espaços públicos de São Paulo em fevereiro e março.
Com direção e concepção de Vanessa Macedo, a dança é inspirada em manifestações de rua e foi indicada ao prêmio APCA 2025 de melhor espetáculo
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+fragmento+danca+apresenta+coreografia+ato+espacos+publicos+sao+paulo+fevereiro+marco.php
Acontece em São Paulo o Primeiro Festival de Teatro Trans e Travesti do Brasil.
Atrizes trans consagradas nos palcos do País se reúnem no Festival apresentado na SP Escola de Teatro, que celebra a arte, a resistência e a representatividade de travestis e transexuais no teatro brasileiro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/acontece+sao+paulo+primeiro+festival+teatro+trans+travesti+brasil.php
Após circular por festivais internacionais na Europa, África, Ásia e Américas, o Espetáculo Um grito no Escuro estreia em São Paulo com sessões gratuitas.
O espetáculo leva à cena um olhar feminino sobre os traumas da ditadura militar brasileira, e integra as comemorações dos 25 anos da Companhia Nova de Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+grito+escuro+estreia+sao+paulo+sessoes+gratuitas.php
Centro Cultural Banco do Brasil SP celebra aniversário de São Paulo com passeio pelo centro histórico da cidade.
Ação percorrerá as ruas próximas ao edifício do CCBB, resgatando histórias pouco conhecidas dos logradouros. Haverá ainda a distribuição do doce pé-de-moleque
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+banco+brasil+celebra+aniversario+sao+paulo+passeio+centro+historico+cidade.php
Sesc Verão ocupa o Vão Livre do MASP com extensa programação gratuita no aniversário de São Paulo.
Atividades, em parceria com a Decathlon, têm como destaques as participações das medalhistas olímpicas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Julia Soares e Lorrane Oliveira, além de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+ocupa+vao+livre+masp+com+extensa+programacao+gratuita+aniversario+sao+paulo.php