Museu da Imigração realiza edição da Festa do Imigrante

Maio 29, 2017

Realizada pelo Museu da Imigração - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo –, a tradicional Festa do Imigrante chega a sua 22ª edição. O evento homenageia a cultura de mais de 50 nacionalidades, resgatando a herança e a história das comunidades de imigrantes e descendentes que compõem a identidade de São Paulo. Este ano, a festa acontece nos dias 4, 10 e 11 de junho, com uma vasta programação de gastronomia, artesanato, dança, música, entre outras atividades para toda a família.

Em três dias de evento, a 22ª Festa do Imigrante contará com a participação de 44 expositores de alimentação, 32 expositores de artesanato e 45 grupos de dança e música. Ao todo, serão mais de 50 nacionalidades representadas em diversos tipos de atrações oferecidas aos visitantes.

Em um único lugar, o público poderá entrar em contato com a cultura de várias partes do mundo, por meio de atividades que envolvem manifestações artísticas variadas. Entre elas estão os workshops de dança, com iniciação a diferentes ritmos estrangeiros, como polca paraguaia, danças coreanas, russas, gregas etc. As oficinas de artesanato ensinarão os visitantes a fazer origamis, matrioskas em patchwork, Marguciai (pintura em ovos típica da Lituânia), bordado da Madeira, entre outros.

Um dos destaques da festa é o projeto “Sabor Paulista”, uma iniciativa da Rede Globo, que valoriza a diversidade gastronômica de São Paulo e oferece oficinas abertas de culinária, ministradas pelas comunidades de imigrantes. Nessa programação, o preparo de diversas receitas típicas será apresentado para o público que poderá participar gratuitamente.

Para o público infantil, a festa terá um cantinho reservado especialmente para recreação com jogos e brincadeiras. As crianças também podem aproveitar o espaço “Faz e Conta”, onde serão oferecidas contações de histórias do mundo, conduzidas pelos grupos “Teatro por um triz”, “Agrupamento teatral” e “Lili Flor & Paulo Pixu”. As apresentações abordam contos da cultura de vários países e irão acontecer nos três dias de eventos, sempre às 12 e às 15h.

Os ingressos para a festa podem ser adquiridos nos dias de evento e a inteira custa R$ 10. A programação ocorre das 10h00 às 18h00 e a bilheteria encerra as vendas às 17h00.

Serviço
22ª Festa do Imigrante
Datas: 4, 10 e 11 de junho de 2017
Horário: 10h às 18h
Local: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo
Ingresso: R$ 10,00
Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org.br