Museu Casa Guilherme de Almeida está com inscrição online para o Programa Cinematographos de Estudos de Cinema

Maio 27, 2020

Teoria, crítica, estética e execução da arte cinematográfica. Tudo isso pode ser encontrado e praticado na 2ª edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema, da Casa Guilherme de Almeida, com inscrição online e adiada até 6 de junho. A Casa Guilherme de Almeida faz parte da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Voltado para pessoas que desejam ampliar os conhecimentos cinematográficos de modo dinâmico e compreender a execução e a estética dessa arte de maneira crítica, os módulos da formação, realizada pelo Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, possibilitam reunir participantes sem ou com experiência na área. No site do museu - http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/cinema/ - encontram-se a ficha de inscrição e todas as informações necessárias para participar do processo seletivo totalmente online.

O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema oferece dois eixos. O primeiro é composto de aulas de teoria e história do cinema, que transitarão por diferentes épocas e temas: os considerados pioneiros na realização de filmes, Georges Méliès e David Wark Griffith; o cinema de vanguarda; o cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague; as estéticas no cinema comercial; a teorização com base nas artes visuais, na psicologia, no contexto sociocultural e no realismo, além de importantes trabalhos de teóricos contemporâneos como Jacques Aumont, entre outros conteúdos.

Já o segundo eixo é dedicado à parte prática de realização cinematográfica, oferecendo oficinas temáticas que possibilitam vivências dos alunos com profissionais dedicados a diferentes especialidades no processo de criação de um filme. Integram o programa oficinas de desenvolvimento de roteiro, produção executiva, direção de arte, fotografia, composição de trilha sonora, montagem e edição de filme, além de atividades envolvendo crítica cinematográfica, que colaborarão para a elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Os encontros ocorrerão durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2020, às terças e quintas-feiras (aulas expositivas) e aos sábados (workshops). O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema surgiu da experiência do Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida com cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes e documentários, realizados desde 2011.

Entre os docentes da 2ª edição do Programa, estão Raphael Cubakowic, crítico de cinema, montador e que já foi produtor na Versátil Home Vídeo; Antonio Carlos Sandoval, produtor cultural e ministrante de cursos na área audiovisual; Franthiesco Ballerini, jornalista, doutor em Comunicação Social e escritor; e Donny Correia, doutor em estética e história da arte pela USP, crítico de cinema e docente de História e Linguagem do Cinema em algumas instituições como Sesc, AIC e FMU. O prazo de inscrição e as demais datas, como a de divulgação das pessoas selecionadas e início das aulas, estão no final (em Serviço).

Acesse a aba de programação do site e fique por dentro das atividades on-line do museu. A agenda do local também pode ser acompanhada pelo Instagram, fanpage e Twitter.

Serviço

Programa Cinematographos de Estudos de Cinema
Prazo para a inscrição: até 6 de junho de 2020
Inscrição aberta e via site do museu -http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/cinema/ - onde a ficha de inscrição está disponível para download e que deve ser enviada, junto com a carta de intenção e currículo, para o e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.
Há cinco bolsas integrais para candidatos que declararem baixa renda por meio do formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.

22/06/2020 – Os candidatos selecionados em processo seletivo serão informados por e-mail.

22 a 29/06/2020 – As pessoas selecionadas devem enviar um e-mail para contato@casaguilhermedealmeida.org.br, confirmando a aceitação da vaga e deverão realizar depósito ou transferência bancária para efetivar a matrícula, mediante pagamento da taxa única (R$ 200,00).

4/08/2020 – Previsão do início das aulas.

Vagas: 40

História e teorias do Cinema
Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal)

Workshops temáticos
Aulas aos sábados (dois por mês), das 10h às 13h e/ou das 14h às 17h.

Casa Guilherme de Almeida | Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943
Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.