O Mundo do Circo SP prossegue com programação especial para o Mês das Crianças

Outubro 14, 2025

O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, prepara as lonas e picadeiros para receber uma programação especial em outubro, toda dedicada ao Mês da Criança. As atrações são 100% gratuitas e indicadas para toda a família.

O Circo Sensacional, de Alexandro Bruno Rex Santurio, se apresenta no dia 15 de outubro, quarta-feira, às 11h e 15h; A Louca das Frutas, da Cia Painé Santamaria, no dia 18 de outubro, sábado, às 17h; e Viva, do Palhaço Mixuruca, no dia 19 de outubro, domingo, às 17h.

Já Arquibancada da alegria, do American Circus, se apresenta nos dias 22 e 29 de outubro, quartas-feiras, às 11h e 15h; seguido por Quiproquó, da Trupe Koskowisck, no dia 25 de outubro, sábado, às 17h; O Circo Fubanguinho, da Trupe Lona Preta, no dia 26 de outubro, domingo, às 17h; e Circo Di Italia Belíssimo, do Circo Di Italia, no dia 30 de outubro, quinta-feira, às 11h e 15h.

Além disso, haverá Receptivo Artístico, com Fábio Venturini, durante todo o mês, até o dia 30 de outubro, quartas e quintas, das 10h às 15h, e sábados e domingos, das 12h às 17h, no Picadeiro a Céu Aberto. O projeto Movimento Ativo, com Ana Coll, acontece quartas e quintas, das 10h30 às 11h30, na Lona Multiuso.

Confira a programação completa abaixo e no site d'O Mundo do Circo SP (todos os espetáculos possuem classificação livre e entrada gratuita – chegar com antecedência, pois a distribuição está sujeita à lotação).

Receptivo Artístico, com Fábio Venturini
Quartas e quintas-feiras, das 10h às 15h; e sábados e domingos, das 12h às 17h, no Picadeiro a Céu Aberto

Movimento Ativo com Ana Coll
Quartas e quintas-feira, das 10h30 às 11h30, na Lona Multiuso

O projeto Movimento Ativo tem como objetivo proporcionar uma abordagem inovadora e inclusiva para promover a saúde física e mental na terceira idade. A atividade propõe uma vivência em circo com práticas introdutórias às suas habilidades básicas, como bandas elásticas, pesos leves, bolas de malabarismo, obstáculos para treinamento funcional, pontos de ancoragem e tecidos. O Movimento Ativo conta também com técnicas de movimento livre que contribuem para a promoção da coordenação, equilíbrio e concentração. Para participar da atividade, é preciso levar tapete de yoga ou uma toalha que possa ficar no chão.

Classificação etária: Adequado para pessoas a partir de 60 anos
Entrada gratuita | As inscrições podem ser feitas no local
Duração: 60 minutos

Circo Sensacional, de Alexandro Bruno Rex Santurio, no dia 15 de outubro, quarta-feira, às 11h e 15h
Sejam bem-vindos a bordo do voo sensacional. Embarquem nesta viagem ao inacreditável. Sob nossa lona vibrante, o extraordinário ganha forma em acrobacias, malabares e muita magia.

Duração: 50 minutos

A Louca das Frutas, da Cia Painé Santamaria, no dia 18 de outubro, sábado, às 17h; e Viva, do Palhaço Mixuruca, no dia 19 de outubro, domingo, às 17h
Chiquita é uma feirante que adora entreter a sua clientela fazendo peripécias enquanto vende sua fruta. Desbordada, engraçada, sincera e muito emocional, Chiquita nos leva numa viagem em busca de novos rumos criando uma verdadeira salada de frutas em cada passo. Um solo-feminino de malabarismo frutal clássico-contemporâneo para adocicar a vida.

Duração: 45 minutos

Viva, do Palhaço Mixuruca, no dia 19 de outubro, domingo, às 17h
Em "Viva!", Mixuruca nos convida a esquecer por alguns minutos todas as dificuldades pelas quais o mundo está vivendo, unindo o malabarismo, equilibrismo e música, nos conduzindo pelo mundo da alegria e da fantasia, com toda graça e leveza do circo, tendo a felicidade como protagonista.

Duração: 45 minutos

Arquibancada da alegria, do American Circus, se apresenta nos dias 22 e 29 de outubro, quartas-feiras, às 11h e 15h
As luzes se acendem e o picadeiro ganha vida. O palhaço abre o espetáculo com sua alegria contagiante, fazendo o público rir e se encantar desde o primeiro instante. O malabarista colore o ar com objetos que voam em perfeita harmonia, desafiando o olhar e a imaginação.

Em seguida, o mágico surge para revelar o inesperado: truques, mistérios e surpresas que fazem adultos e crianças acreditarem no impossível. No centro da cena, a contorcionista transforma o corpo em poesia, dobrando limites e despertando admiração. E, no fio da ousadia, o equilibrista surge para desafiar a gravidade, conduzindo todos à beira da emoção.

Um espetáculo onde cada artista revela um mundo único, mas juntos criam a magia do circo — um encontro de riso, suspense, beleza e encantamento que ficará gravado na memória de quem assiste.

Duração: 60 minutos

Quiproquó, da Trupe Koskowisck, no dia 25 de outubro, sábado, às 17h;
Num dia de espetáculo como outro qualquer, a palhaça surge para sua apresentação. Porém está só: sua companheira não apareceu. Mas eis que, de repente, a reconhece sentada na plateia e a apressa a vir à cena, causando uma grande e divertida confusão. Então, juntas, realizam uma coreografia cheia de gags físicas, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafa.

Duração: 45 minutos

O Circo Fubanguinho, da Trupe Lona Preta, no dia 26 de outubro, domingo, às 17h
Mais informações em breve

Circo Di Italia Belíssimo, do Circo Di Italia, no dia 30 de outubro, quinta-feira, às 11h e 15h.
Mais informações em breve

Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru, São Paulo - SP, 02030-100

Sobre O Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.

Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições e experiências.

Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Instagram | Site

Fonte: Assessoria de Imprensa – Pevi 56

Outras notícias

44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o país no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artístico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php

Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php

Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php

Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artística e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crítico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php

Amilton Godoy celebra 85 anos ao lado de parceiros e amigos da música.
Show do pianista no Centro Cultural São Paulo recebe convidados como Nelson Ayres, Edu Ribeiro e Sidmar Vieira, com apresentação de Patricia Palumbo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amilton+godoy+celebra+anos+lado+parceiros+amigos+musica.php

Coletivo Noroest estreia espetáculo de dança Manifesto de Concreto no Teatro Paulo Eiró.
Espetáculo que une dança, teatro e circo revisita a Greve dos Queixadas, uma das mais importantes mobilizações de trabalhadores do país, para refletir sobre memória, território e as lutas das periferias no presente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+noroest+estreia+espetaculo+danca+manifesto+concreto+teatro+paulo+eiro.php

Literatura de cordel ganha Cordelteca em Parelheiros pelo projeto Gira Perifa.
O evento é gratuito e contará com apresentações musicais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/literatura+cordel+ganha+cordelteca+parelheiros+pelo+projeto+gira+perifa.php

Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+anuncia+novas+datas+temporada+especial+dez+anos+catadora+ilusoes.php

Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buena+onda+reggae+club+faz+show+gratuito+tendal+lapa+celebrando+anos+carreira.php

Centro de Música Brasileira apresenta recital com obras de 16 compositores diferentes.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+recital+com+obras+compositores+diferentes.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Duna e Cia Laclass.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+duna+cia+laclass.php

NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php

Casa de Alice realiza edição da feira da Rua Fortunato, na Vila Buarque.
Evento gratuito reúne 40 marcas autorais, gastronomia e experiências criativas em um dos endereços mais tradicionais da economia criativa paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+alice+realiza+edicao+feira+rua+fortunato+vila+buarque.php

Grupo Corpo Molde faz apresentações gratuitas do espetáculo de dança 3ª.
Coreografia que investiga as marcas da guerra sobre o corpo encerra trilogia dedicada às questões humanitárias e ocupa a cena com dez bailarinos e grades metálicas que se reconfiguram ao longo da obra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+corpo+molde+faz+apresentacoes+gratuitas+espetaculo+danca+3ª.php