Mostra de fotos resgata a memória de São Paulo
Setembro 12, 2007

A mostra Meu Bairro, Minha Casa, inaugurada ontem no D&D Shopping, é o resultado de uma extensa pesquisa feita para homenagear São Paulo e resgatar a memória da cidade. A mostra apresenta 24 fotos antigas e atuais de oito bairros tradicionais da capital paulista: Itaim Bibi, Moema, Lapa, Pinheiros, Morumbi, Vila Mariana, Paraíso e Brooklin.

A intenção é retratar a história através da evolução e do crescimento destes bairros, comparando as fotos antigas com as atuais e expondo objetos de valor histórico cedidos pelos moradores de cada lugar. É uma chance imperdível de ver ícones de São Paulo, como o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, no Morumbi, o Colégio Marista Arquidiocesano, na Vila Mariana, a Av. Ibirapuera, em Moema e a Rua João Cachoeira, no Itaim Bibi, como eram décadas atrás.

Para reunir as fotos que serão expostas, os organizadores conversaram com os residentes mais antigos de cada bairro. Moradora do Itaim Bibi há 85 anos, Dona Guiomar Schilaro conta que quando se mudou para lá passeava de carroça pela antiga Avenida Juscelino Kubitschek, e até hoje se lembra de tudo com clareza e certo saudosismo.

Já Dona Lili Garra tem a história ligada ao Mercadão da Lapa. Ela herdou do pai o primeiro box de especiarias e queijos, e hoje já tem mais dois, que pretende deixar para os filhos. Estimulada pelo pai, ela coleciona fotos e recortes de jornal com carinho, pois sabe o valor que eles têm para a história de sua família.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 23 de setembro de 2007 no Shopping D&D, Av. das Nações Unidas, 12.555 (Marginal Pinheiros). O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábados, das 10h às 20h, e domingos, das 12h às 19h. A partir do dia 25 de setembro, e até o dia 7 de outubro, a exposição será apresentada no Shopping Butantã (Av. Prof. Francisco Morato, 2.718 – São Paulo), podendo ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h. E de 9 a 15 de outubro de 2007 estará no Espaço Moema Cultural (Av. João Castaldi (ou dos Eucaliptos), 409), com visitação : de segunda a sexta, das 10 às 18h e sábado e domingo das 10 às 16h
 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo