Mostra Projeções - Cinema Brasileiro Contemporâneo traz novo recorte em um diálogo entre documentários políticos e filmes de gênero

Novembro 06, 2020

A partir de 9 de novembro, o Itaú Cultural exibe o segundo recorte de filmes da Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível na plataforma online da instituição www.itaucultural.org.br. Durante 15 dias, o público tem acesso aos longas-metragens Morto não fala, do diretor Dennison Ramalho, Orestes, de Rodrigo Siqueira, e O Processo, da cineasta Maria Augusta Ramos. A curadoria é de Moira Toledo, coordenadora, com Renata Druck, do EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo, que inspirou a realização deste ciclo. As produções escolhidas estabelecem diálogos entre o documentário político e as novas vertentes de filmes de gênero, visando despertar reflexões entre o público, realizadores e os estudantes do curso. O último recorte da Mostra Projeções será exibido entre os dias 30 de novembro a 14 de dezembro.

Com abordagens sobre racismo, sexismo, violência policial e tráfico de drogas na periferia, Morto Não Fala, primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Dennison Ramalho, traz a história de Stênio, um assistente de legista do IML da periferia de São Paulo, que fala com os mortos. Quando as confidências que ouve do além revelam segredos de sua própria vida, o custo é altíssimo para ele e sua família. Este trabalho venceu cinco prêmios em festivais, três deles fora do Brasil – do júri no Fantasia Film Festival, no Canadá, melhores efeitos especiais no Festival Nocturna, na Espanha, e outro no México, no Festival Mórbido.

Dirigido por Maria Augusta Ramos, O Processo oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país. No ano de seu lançamento, em 2018, esta produção ganhou os prêmios de melhor longa-metragem no Festival Visions du Réel, na Suíça, e no Festival IndieLisboa, em Portugal, além de ter sido aplaudido de pé no Festival de Berlim, na Alemanha, no qual ocupou o terceiro lugar na categoria Melhor Documentário - Prêmio do Público.

O documentário Orestes, do diretor Rodrigo Siqueira, é uma adaptação da tragédia grega, de Ésquilo, para a realidade brasileira. Com um júri simulado e uma série de psicodramas, Orestes coteja dois momentos da nossa história: a ditadura militar dos anos 1970 e o presente, da violência policial. O filme venceu o Prêmio APCA 2015 e foi eleito o melhor filme nos festivais Forumdoc BH e Cachoeira DOC, ambos em 2016.


Crédito: Fábio Rebelo

Serviço
Mostra Projeções - Cinema Brasileiro Contemporâneo
De 9 a 23 de novembro

Morto Não Fala (RS, 2018)
De Dennison Ramalho
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Em www.itaucultural.org.br

O Processo (DF, 2018)
De Maria Augusta Ramos
Duração: 141 minutos
Classificação indicativa: Livre
Em www.itaucultural.org.br

Orestes (SP, 2015)
De Rodrigo Siqueira
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Em www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural