Mostra Primeira Infância ocupa CCBB SP nas férias escolares com teatro, cinema, exposição e oficinas para as crianças

Junho 10, 2025

As férias da criançada vão ficar ainda mais animadas com a ocupação que o coletivo Eranos Círculo de Arte preparou para o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, entre os dias 3 de julho e 4 de agosto. Todas as atrações são gratuitas.

O grupo, fundado por Sandra Coelho e Leandro Maman, chega diretamente de Itajaí (SC) para apresentar no anexo do Centro Cultural Banco do Brasil a Mostra Primeira Infância, com direito a teatro, cinema, artes visuais e oficinas, de quarta a segunda-feira. Reconhecido por sua abordagem multidisciplinar e inovadora nas artes cênicas para a primeira infância, o grupo mescla em seus trabalhos tecnologia digital com teatro, animação, literatura, cinema e artes visuais. Ou seja, uma ótima oportunidade para apresentar um diversificado universo cultural para as crianças de forma acolhedora e lúdica.


Crédito: João Freitas

Um dos destaques da ocupação é a exposição inédita "O Céu, o Mar e a Palavra", com curadoria de Adriano Guimarães, na qual o público entrará em contato de maneira sensível com imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do grupo, em um universo que percorre o céu, o mar e se materializam em palavra.

Outro ponto é o também inédito espetáculo "Bebê e o Boi Babau", que une tecnologia digital com as tradições populares do Teatro Mamulengo, típico da região nordeste do país, e do Boi de Mamão, do litoral catarinense. Na trama, as crianças acompanham a relação entre um Bebê e seu amigo Boi, que embarcam juntos em uma jornada que tangencia os ciclos de morte e renascimento. A cenografia da peça é construída com painéis de LED, com imagens especialmente criadas para se relacionar com os bonecos, dramaturgia e a plateia.

Indicado para as crianças de 1 a 6 anos, "#Mergulho – Experiência Teatral para Crianças" conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e precisam da ajuda da plateia para se encontrar. Já "O Barquinho Amarelo" propõe uma ponte entre gerações, resgatando brincadeiras, imagens e sonoridades das infâncias vividas no interior, ao mesmo tempo em que celebra o universo imaginativo, comum a todas as crianças.

Na performance "Pô! Ema", a plateia é convocada a ajudar uma escritora em crise, que acha que sua inspiração está sumindo, quando descobrem que na verdade uma Ema e seus filhotes estão se alimentando de suas poesias. Em "Caixa Ninho" um acontecimento teatral no qual as crianças são convidadas a entrar num universo de centenas de caixas de papelão. Nesse cenário intimista, lúdico e modular, encontram um espaço compartilhado de relação e imaginação onde presenciam o nascimento de uma caixa-pássaro.

O Cine Eranos exibe duas criações do coletivo. Em "Cine.EMA", acompanhamos uma série de poemas animados a partir do livro "Pô!Ema", da escritora Sandra Coelho. E "Os Pequenos Mundos" conta a história de uma boneca esquecida em uma caixa que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo perdido em sua jornada para reencontrar seus pais.

E por fim, a programação também conta com um ciclo de oficinas que exploram aspectos do processo criativo e da pesquisa que o grupo desenvolve desde 2011 em Itajaí (SP). Para participar, é preciso se inscrever no site www.bb.com.br/cultura, totens ou bilheterias físicas.

Para os adultos, a programação conta com as oficinas "Protagonismo Infantil na Primeira Infância", com Sandra Coelho; "Teatro de Animação e Primeira Infância", com Leandro Maman e Coelho; "Teatro de Animação Popular Brasileiro", com Chico Simões; e "Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos", com Maman.

E para aguçar o sentido criativo das crianças, a "Oficina de Formas Animadas para as Infâncias", que tem como proposta criar um espaço de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas com atividades práticas de construção com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação.

Ao realizar a "Mostra Primeira Infância", o CCBB SP transforma as férias escolares em um momento de encontro entre arte, imaginação e infância. Com acesso gratuito e uma programação pensada especialmente para os pequenos e suas famílias, o espaço se torna um ambiente de descoberta sensível e lúdica. A ocupação do coletivo Eranos Círculo de Arte traz um sopro de frescor ao cenário cultural da cidade, unindo tradição e tecnologia em experiências que valorizam a criatividade infantil e aproximam as crianças de um universo artístico diverso e acolhedor.

Sobre o coletivo

Eranos – Círculo de Arte é um coletivo catarinense de artistas com formação interdisciplinar, que desde 2009 produz e pesquisa arte e suas interfaces entre teatro, teatro de animação, literatura e audiovisual. A partir de 2011 inicia pesquisas na linguagem do teatro para a primeira infância a partir do conceito de Protagonismo Infantil.

Serviço

Mostra Primeira Infância - Ocupação Teatral Eranos
Período: 3 de julho a 4 de agosto, de quarta a segunda, das 9h às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo | Anexo CCBB - Rua da Quitanda, 80 – Centro Histórico - SP
Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB e em bb.com.br/cultura
Acessibilidade: acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Espetáculos teatrais com tradução em libras de sexta a domingo, de 18 a 27/07

Confira abaixo a programação completa:

Exposição

O Céu, o Mar e a Palavra | Todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h
Sinopse: A partir da trajetória do Eranos Círculo de Arte, em suas pesquisas na produção cênica para as infâncias e uso de tecnologia digital na relação com o teatro de animação, o público poderá presenciar um ambiente expositivo com recursos de mídia especialmente desenvolvido para a primeira infância, em que entrará em contato de maneira sensível com as imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do grupo. Com curadoria de Adriano Guimarães (DF), a exposição percorre a multiplicidade da produção do Eranos, em um universo de imagens que percorrem o céu, o mar e se materializam em palavra.

Espetáculos cênicos:

Bebê e o Boi Babau | Quinta a domingo, às 15h
Sinopse: Do encontro da tradição de bonecos da cultura popular brasileira com a tecnologia digital, nasce o Bebê e o Boi Babau, uma obra com dramaturgia original que celebra o protagonismo infantil, através da relação entre um Bebê e seu amigo Boi, que juntos embarcam em uma jornada que tangencia os ciclos de morte e renascimento. A cenografia é constituída de painéis digitais de LED, com imagens especialmente criadas para se relacionar com os bonecos, dramaturgia e a plateia da primeira infância. A proposta promove um diálogo estético entre o Babau, originário do Nordeste, e o Boi de Mamão, do litoral catarinense, celebrando a diversidade cultural brasileira.

O Barquinho Amarelo | Sábados, às 11h
Sinopse: O Barquinho Amarelo, propõe uma ponte entre gerações, resgatando brincadeiras, imagens e sonoridades das infâncias vividas no interior, ao mesmo tempo em que celebra o universo imaginativo, comum a todas as crianças. Utiliza rastreamento de movimento do elenco como motor para as projeções digitais interativas em uma proposição de teatro visual para as infâncias. recomendado para crianças a partir de 1 ano de idade. As crianças são convidadas a acompanhar personagens como a Galinha Cocó, um boneco iluminado feito em Impressora 3D e o Cavalinho de madeira, que corre e brinca com as sombras. Ainda acompanham a jornada do Barquinho Amarelo e no final, podem se juntar ao grupo e fazer seus próprios barquinhos.

#Mergulho – Experiência Teatral para Crianças | Sábados, às 17h
Sinopse: #Mergulho é uma obra intimista voltada especialmente para crianças de 1 a 6 anos de idade, que conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam, com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital aplicada ao chão, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador.

Caixa Ninho | Domingos, às 11h
Caixa Ninho é um acontecimento teatral para a primeira infância, onde as crianças são convidadas a entrar num universo de caixas de papelão – um cenário intimista, lúdico e modular – um espaço compartilhado de relação e construção em que tudo é possível. Neste mundo de caixas, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho.

Pô!Ema – Criação Poética com Crianças | Domingos, às 17h
Sinopse: Uma Ema que se alimenta de poemas! Na performance "Pô! Ema" as crianças encontram uma escritora em crise que sente sua inspiração e suas poesias estão 'sumindo'. Com a ajuda da plateia, ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital) está se alimentando de suas criações. As crianças então, são convidadas a criar junto com a escritora, poemas fresquinhos para alimentar a Ema e seus filhotinhos.

Cinema

Cine Eranos | Segundas e quartas, às 11h, 15h e 17h; Quintas, às 11h e 17h; Sextas, às 17h
Cine.EMA: é uma série de poemas animados voltados para a primeira infância, criados a partir das poesias do livro Pô!Ema – poesia de criança da escritora Sandra Coelho. As poesias do livro trazem a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias. A proposta é aproximar o universo da infância, atrelando a construção poética voltada para crianças ao desenho animado, em uma obra poética de natureza híbrida.

Os Pequenos Mundos: uma aventura com caixas. Conta a história de uma boneca que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo perdido em sua jornada para reencontrar seus pais. Nesta aventura, eles se deparam com diversas criaturas como a caixa-risonha, o caixa-pássaro, a caixa-balão, o planeta-caixa e o gigante-caixa. A dramaturgia aponta para a importância do cuidado e da fantasia no tempo da infância. A proposta é ancorada no conceito dos brinquedos não estruturados - como elemento de constituição estético da narrativa, objetos que estimulam a imaginação e a ludicidade.

Oficinas para Adultos

Oficina 1 - Protagonismo Infantil na Primeira Infância | 04 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Sandra Coelho, busca discutir o conceito de Protagonismo Infantil a partir das obras teatrais para a primeira infância (crianças de 0 a 6 anos) através do compartilhamento de práticas e processos criativos do Eranos Círculo de Arte. A oficina estabelece um diálogo epistemológico com a perspectiva da Pedagogia Reggio Emília e com os pressupostos dos autores Alejandro Cussiánovich e Manfred Liebel sobre Protagonismo Infantil e objetiva provocar um pensamento crítico sobre esse conceito em obras teatrais para e com crianças na primeira infância. A partir dessa ideia, propõe-se pensar algumas práticas do teatro, como estratégias para o exercício do Protagonismo Infantil, conectadas e em profundo diálogo com aspectos psíquicos, cognitivos, simbólicos e sociais das crianças.

Oficina 2 - Teatro de Animação e Primeira Infância |11 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Leandro Maman e Sandra Coelho, esta oficina parte da prática de produção de espetáculos para primeira infância utilizando o teatro de animação como ferramenta expressiva, assim como da experiência em lecionar aulas de teatro de animação em creches de Itajaí, e tem como objetivo sensibilizar adultos multiplicadores. É comum encontrarmos manifestações do teatro de formas animadas feitas por adultos para crianças, mas encontramos raras manifestações de cursos ou oficinas ofertados para crianças se expressarem nesta linguagem específica. A proposta surge da observação do estado de exceção desta modalidade das artes cênicas em relação com outras práticas artísticas infantis.

Oficina 3 - Teatro de Animação Popular Brasileiro | 18 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Chico Simões, oficina sobre o trabalho do ator/brincante no Teatro Popular de Bonecos. Aborda aspectos internos da brincadeira, incluindo técnicas desenvolvidas por Chico Simões, que podem contribuir com a prática da relação dos atores ou brincantes com seus bonecos. Voltada para atores bonequeiros, trata de investigações sobre o que se pode chamar "a dança dos bonecos".

Oficina 4 - Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos | 25 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Leandro Maman, aborda o uso de tecnologias digitais no teatro de animação nas práticas do Eranos Círculo de Arte e sua relação com as formas animadas, através de dois conceitos norteadores: Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos. A base teórica sobre as questões tecnológicas se dará a partir do diálogo bibliográfico a partir dos escritos de Jorge Dubatti, Gilbert Simondon, Bernard Stiegler, Letícia Cesarino, Robert Sardello, Ana Maria Amaral, Nadja Masura e Yuk Hui.

Oficina para crianças (duração: 50min)

Oficina De Formas Animadas para as Infâncias | Sábados e domingos, às 13h30
Voltada para crianças da primeira infância acompanhadas de adultos responsáveis, esta oficina tem como proposta criar um momento de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas com atividades práticas de construção, demonstração de animação com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação.

INFORMAÇÕES CCBB SP:
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico - SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Contato: (11) 4297-0600 | E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB).
O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Entrada acessível CCBB SP: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

bb.com.br/cultura
instagram.com/ccbbsp
facebook.com/ccbbsp
tiktok.com/@ccbbcultura

Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php